O Censo Demográfico é possivelmente uma das mais importantes fontes de informação sociodemográficas produzidas no país do ponto de vista de sua abrangência temática e territorial. No entanto, devido a sua complexidade, há uma constante preocupação na manutenção da qualidade dos seus resultados. A recente inserção de tecnologias de informação e comunicação (TICs) vem permitindo ganhos no controle da operação de campo e facilitando a apuração dos dados censitários dos últimos levantamentos. Paradados – dados oriundos da operação de coleta e da administração de uma pesquisa – podem ser utilizados na avaliação e na melhoria da qualidade do processo de pesquisa. Existem dois tipos de erros associados a um processo de pesquisa: o erro amostral, atribuído ao fato de que as estimativas são obtidas a partir de uma pesquisa amostral; e erros não amostrais, associados a aspectos inerentes ao processo de coleta dos dados. Este projeto está focado na investigação das fontes de erros não amostrais como possíveis fatores associados às falhas no processo de coleta do Censo Demográfico 2010 e para isto, utiliza como fonte os microdados do Universo do Censo Demográfico de 2010 e uma base de dados de supervisão de campo do mesmo censo. Objetiva-se a aplicação e a análise dos paradados do censo a fim de contribuir com o debate sobre o aprimoramento dos processos de produção de estatísticas públicas associados à realização de Censos e pesquisas quantitativas no país. Para tal, propõem-se a utilização da metodologia estatística de modelos hierárquicos para a identificação dos fatores associados às falhas no processo de coleta como, por exemplo, omissões e inclusões indevidas de indivíduos, domicílios e endereços. A análise de paradados é uma área de pesquisa ainda pouco explorada no Brasil, o projeto visa também à divulgação do uso deste método no debate sobre a qualidade de pesquisas no país.
Alinne de Carvalho Veiga (Responsável pelo Projeto) | Docente | ||
Denise Britz do Nascimento Silva | Docente | ||
José André de Moura Brito | Docente | ||
Luciano Tavares Duarte | Participante Externo - IBGE | ||
Suzana Cavenaghi | Docente | ||
Elizabeth Hipólito | Discente doutorado |
Ano | Autores | Título | Periódico/Livro | Volume, Número, Páginas | Site | DOI |
2012 | Couper, M. P. | Using paradata to explore item level response times in surveys | Journal of the Royal Statistical Society.A | 176(1), 271–286 | Disponível aqui. | 10.1111/j.1467-985X.2012.01041.x |
2013 | Kreuter, F. (2013). | Improving Surveys with Paradata: Introduction | Livo | Disponível aqui. | 10.1002/9781118596869 | |
2011 | Nicolaas, G. | Survey Paradata : A review. | ESRC National Centre for Research Methods Review Paper | 1(21) | Retrieved from here | |
2012 | Stern, M. J. | Toward Understanding Response Sequence in Check-All-That-Apply Web Survey Questions : A Research Note with Results from Client-Side Paradata and Implications for Smartphone Question Design Background : Vertical vs . Horizontal Orientations. | Survey Practice | 5(4). | Retrieved from here | |
2004 | Maluccio, J. A. | Using Quality of Interview Information to Assess Nonrandom Attrition Bias in Developing-Country Panel Data. | Review of Development Economics | 8(1), 91–109 | Disponível aqui. | 10.1111/j.1467-9361.2004.00222.x |
Financiamento CNPq - Chamada Universal
O Brasil está passando por diversas transições de forma sincrônica: transição urbana, transição demográfica, transição epidemiológica e outras. Dado a heterogeneidade da sociedade brasileira, estas transições ocorrem em ritmos diferentes no tempo e no espaço. Todas estas transições têm início em um ou alguns núcleos inovadores e se difundem pelo restante do país, seguindo determinados padrões históricos, estruturais e institucionais que podem ser identificados pela pesquisa empírica. O objetivo deste projeto é, desde a perspectiva da dinâmica demográfica, compreender o fenômeno da transição religiosa que ocorre no Brasil contemporâneo, a partir da redução do percentual de filiações cristãs no país, da mudança na composição entre católicos e evangélicos e do aumento de outras religiões e das pessoas que se declaram sem-religião. Para entender estes novos padrões, buscaremos conhecer o processo de difusão das filiações evangélicas e o aumento da pluralidade religiosa nos municípios brasileiros entre 1991 e 2010, identificando as características espaciais da transição religiosa e sua relação com indicadores sociais, demográficos, econômicos e culturais dos estados e regiões. Os dados utilizados serão os microdados dos censos demográficos de 1991, 2000 e 2010, do IBGE. A abordagem da “Inovação/difusão” será um dos referenciais teóricos empregados para a elucidação das mudanças religiosas que acontecem nos municípios brasileiros, uma vez que já foi usada com bastante sucesso na análise do processo de transição da fecundidade (inclusive em nível municipal). O propósito da pesquisa é compreender a dinâmica das mudanças religiosas e suas relações com as desigualdades sociais e culturais, nas diferentes escalas espaciais. O conhecimento detalhado das tendências demográficas, da difusão das filiações evangélicas e do crescimento da pluralidade religiosa nos diversos grupos socioeconômicos, tanto no espaço, quanto no tempo, é essencial para se prever cenários futuros sobre as mudanças culturais do Brasil e seus efeitos sobre a sociedade e a economia. Como desdobramento, o projeto pretende articular um debate entre os demógrafos e os especialistas em ciências da religião, assim como contribuir para o aperfeiçoamento das perguntas sobre religião nas pesquisas domiciliares do IBGE, visando o conhecimento de uma realidade cada vez mais diversificada e complexa.
José Eustáquio Diniz Alves (Responsável pelo Projeto) | Docente | ||
Suzana Cavenaghi | Docente | ||
Angelita Alves de Carvalho | Docente | ||
Luiz Felipe Walter Barros | Discente doutorado |
Financiamento CNPq - Chamada Universal
ALVES, J. E. D. ; CAVENAGHI, S. M. ; BARROS, L.F.W ; CARVALHO, A. A. Cambios en el perfil religioso de la población indígena del Brasil entre 1991 y 2010. Notas de Población (Impresa), N. 104. p. 237-261, 2017. Disponível em <http://repositorio.cepal.org/handle/11362/41968>.
ALVES, J. E. D. ; CAVENAGHI, S. M. ; BARROS, L.F.W ; CARVALHO, A. A. . A distribuição espacial da transição religiosa no Brasil. Tempo Social (USP. Impresso), 2017 (aceito para publicação).
ALVES, J. E. D.. A encíclica Laudato Si?: ecologia integral, gênero e ecologia profunda. Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião (Online), v. 13, p. 1315-1344, 2015. Disponível em:<http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n39p1315/8632>.
Realizado no dia 24 de abril de 2017, Ence, IBGE, de 10:00 às 18:00 hs.
Acesse aqui a programação do Evento e as apresentações
Este seminário integra as atividades do projeto de pesquisa intitulado “A dinâmica da transição religiosa nos municípios brasileiros: 1991-2010”, financiado pelo CNPq, e tem por objetivo ampliar as discussões entre os demógrafos e especialistas em ciências da religião, acerca do grau de mudança e as diferentes abordagens sobre as mudanças religiosas da população brasileira nas últimas décadas. Os palestrantes também irão discutir sobre os desafios metodológicos e a carência de questões mais específicas sobre a temática nos levantamentos domiciliares existentes no país, oferecendo subsídios para o próximo censo demográfico.
Data e local: 24 de abril de 2017. ENCE/IBGE - Rua André Cavalcanti, RJ, 106, sala 306
Expositores:
José Eustáquio Diniz Alves (ENCE/IBGE) - Apresentação
Ronaldo Almeida (Unicamp/CEM/CEBRAP) - Apresentação
Paulo Agostinho Nogueira Batista (PUC/MG, Revista Horizontes) - Leitura por Luiz Felipe Walter Barros de comentários enviados pelo expositor
Paulo Gracino Júnior (IUPERJ) - Apresentação
Moderadora: Suzana Cavenaghi (ENCE/IBGE)
12:15 às 14:00 – Almoço
Expositores:
José Eustáquio Diniz Alves (ENCE/IBGE) - Apresentação
Felipe Milanez (UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) - Apresentação
Ricardo Ventura Santos (FIOCRUZ)
Moderadora: Angelita Alves de Carvalho (ENCE/IBGE)
15:45 às 16:15 – Intervalo para café
Expositores:
Cláudio Crespo (DPE/IBGE) - - Apresentação por Gustavo
Angelita Alves de Carvalho (ENCE/IBGE) - Apresentação
Suzana Cavenaghi (ENCE/IBGE) - Apresentação
Moderador: Luiz Felipe Walter Barros (ENCE/IBGE)
18:00 às 18:15 - Encerramento
Abaixo listam-se os projetos desenvolvidos no Programa. Para acessar informações mais detalhadas sobre alguns projetos, utilize o menu da esquerda.
Projeto: Análise de paradados do censo demográfico 2010 (Veja no menu lateral as atividades do projeto)
Coordenador(a): Alinne de Carvalho Veiga
Projeto: A dinâmica da transição religiosa nos municípios brasileiros: 1991-2010 (Veja no menu lateral as atividades do projeto)
Coordenador(a): José Eustáquio Diniz Alves
Projeto: Os impactos demográficos e as respostas aos desastres no Rio de Janeiro
Coordenador(a): Cesar Augusto Marques da Silva
Projeto: Políticas Públicas, Mudança Social e Dinâmica Demográfica: Brasil- 1992 a 2014
Coordenador(a): Paulo de Martino Jannuzzi
Coordenadora: Angelita Alves de Carvalho
Coordenadora substituta: Barbara Cobo Soares
Telefone: (21) 2142-4691 ou 2142-4696
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (Coordenação) e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (Secretaria)
A Comissão é composta por quatro representantes docentes e um discente, todos com suplente, e os membros são indicados entres seus pares.
Comissão de Ensino e Pesquisa - janeiro/2023
Comissão de Ensino e Pesquisa - maio/2022
Comissão de Ensino e Pesquisa - maio/2021
Comissão de Ensino e Pesquisa - setembro/2019
Comissão de Ensino e Pesquisa - abril/2018
Comissão de Ensino e Pesquisa - maio/2016
Comissão de Ensino e Pesquisa - outubro/ 2015 (ver página 02)
Comissão de Ensino e Pesquisa - junho/ 2015 (ver página 06)
Comissão de Ensino e Pesquisa - novembro/2014 (ver página 11)
Comissão de Ensino e Pesquisa - setembro/2014 (ver página 09)
Comissão de Ensino e Pesquisa - julho/2014 (ver página 01)
Comissão de Ensino e Pesquisa - abril/ 2013 (ver página 03)
Comissão de Ensino e Pesquisa - abril/2012 (ver página 01)
A Comissão é composta por quatro representantes docentes e um discente, todos com suplente, e os membros são indicados entres seus pares.
Comissão de Ensino e Pesquisa - abril/2025
Comissão de Ensino e Pesquisa - fevereiro/2025
Comissão de Ensino e Pesquisa - abril/2024
Comissão de Ensino e Pesquisa - janeiro/2023
Comissão de Ensino e Pesquisa - maio/2022
Comissão de Ensino e Pesquisa - maio/2021
Comissão de Ensino e Pesquisa - setembro/2019
Comissão de Ensino e Pesquisa - abril/2018
Comissão de Ensino e Pesquisa - maio/2016
Comissão de Ensino e Pesquisa - outubro/ 2015 (ver página 02)
Comissão de Ensino e Pesquisa - junho/ 2015 (ver página 06)
Comissão de Ensino e Pesquisa - novembro/2014 (ver página 11)
Comissão de Ensino e Pesquisa - setembro/2014 (ver página 09)
Comissão de Ensino e Pesquisa - julho/2014 (ver página 01)
Comissão de Ensino e Pesquisa - abril/ 2013 (ver página 03)
Comissão de Ensino e Pesquisa - abril/2012 (ver página 01)
Coordenadora: Angelita Alves de Carvalho
Coordenadora substituta: Barbara Cobo Soares
Além da Coordenação, a estrutura organizacional da pós-graduação conta com a CEP-PG, a Comissão de Ensino e Pesquisa da pós-graduação.
Contatos:
Telefone: (21) 2142-4691 ou 2142-4696
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (Coordenação)
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Docentes e discentes da ENCE participaram do XXI ENANPUR - Encontro Nacional da ANPUR (Associação Nacional de Planejamento Urbano e Regional), realizado em Curitiba (PR) nos dias 19 a 23 de maio de 2025. Confira alguns destaques
Leia mais...Lista de convocados para prova didática de pesquisador do CPNU publicada em 07/03. Primeira convocação para provimento de vagas publicada em 08/05. Saiba mais aqui.
A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra de Maurício Franca Lila - ENCE/IBGE, no dia 16 de junho de 2025, às 14h30min, com transmissão via Microsoft Teams.
Leia mais...O evento será realizado em 5 de junho de 2025, às 15h, em formato remoto e com transmissão em inglês.
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