logotipo ence

Especialização em Análise Ambiental e Gestão de Território

Completando 25 anos de existência em 2022 e tendo formado, de 1997 até o final de 2021, 280 especialistas, a pós-graduação lato sensu em “Análise Ambiental e Gestão do Território” consolida-se como uma referência em cursos de especialização na área ambiental no Rio de Janeiro, ressaltando-se, ainda, seu caráter democrático, sendo integralmente público e isento de qualquer taxa ou mensalidade.

O curso tem buscado, desde a sua formação, explorar conceitos e princípios fundamentais da análise ambiental e da gestão do território, valendo-se de contribuições de diferentes áreas do conhecimento e de discussões em torno de temáticas transversais. Além disso, o curso tem um papel importante no que tange à capacitação dos(as) estudantes em relação ao manejo das informações geográficas e estatísticas produzidas não somente pelo próprio IBGE, mas também por outras instituições públicas.

Nos últimos 25 anos, as questões ambientais têm se tornado centrais para todas as nações do planeta, com desafios cada vez mais complexos e urgentes que clamam por novas propostas e ações na esfera estatal, organizacional, coletiva e individual. Ao mesmo tempo em que assistimos a uma complexificação do cenário de crise ambiental, as sociedades têm desenvolvido novas tecnologias e práticas político-econômicas que carregam como objetivo central apresentar soluções para possibilitar o desenvolvimento sustentável, no sentido de garantir a existência e qualidade de vida das sociedades atuais e futuras. Assim, temos acompanhado a construção de uma gama de novas reflexões e conhecimentos, tanto teórico-conceituais quanto metodológicos, que necessitam ser apropriados, analisados e reelaborados continuamente. Esses conhecimentos são produzidos tanto pela academia e institutos de pesquisa quanto por organizações públicas e privadas de diversos setores e matizes. O curso de especialização tem se situado perante o público de profissionais já integrados(as) ou com interesse de se integrar no campo da análise ambiental e gestão do território como uma oportunidade de permanente atualização, crítica e reelaboração desses conhecimentos.

Ao longo da sua trajetória, a pós-graduação lato sensu passou por alguns processos de reformulação a fim de atender às demandas do IBGE e da sociedade como um todo. O novo Projeto Pedagógico de Curso, publicado em setembro de 2022, com validade para as turmas ingressantes a partir de 2023, promoveu uma nova reestruturação pedagógica frente aos novos desafios que se apresentam no campo da análise ambiental e da gestão do(s) território(s).

Objetivo geral

O objetivo geral da pós-graduação lato sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território é complementar a formação de profissionais para atuação nos desafios socioambientais contemporâneos, compreendendo suas causas e procurando superá-los. Prioriza-se, como perspectiva pedagógica, a construção da visão crítica e interdisciplinar sobre as questões ambientais e territoriais, a partir da integração entre os conhecimentos, saberes e análises ambientais e o planejamento, ordenamento e a gestão do(s) território(s).

Características gerais do curso

Com base no novo Projeto Pedagógico de Curso, com validade para as turmas ingressantes a partir de 2023, a especialização está estruturada em três trimestres letivos, totalizando 432 horas/aula divididas em 17 disciplinas de 24 horas/aula cada e 2 disciplinas de 12 horas/aula cada, com aulas de terça a quinta-feira de 08:00h às 12:20h. No segundo ano de curso, os(as) discentes tem até 9 meses para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob a orientação de um membro do corpo docente. Os TCCs podem ser desenvolvidos sob as seguintes modalidades: i) monografia; ii) artigo submetido em periódico; e iii) desenvolvimento de um Sistema de Informações Geográficas. Além das disciplinas e TCCs, o curso conta com a realização de visitas técnicas e trabalhos de campo, que podem ser realizados fora dos horários e dias de aula, inclusive aos sábados.

Sua proposta pedagógica está estruturada a partir de quatro eixos norteadores, transversais a todas as disciplinas, atividades e trabalhos de conclusão de curso: i) teorias e conceitos: apresentação e discussão das questões teórico-conceituais contemporâneas no campo da análise ambiental e gestão do território, ancoradas na interdisciplinaridade no âmbito da interação entre ciências humanas e naturais; ii) metodologias: compreende os aspectos metodológicos da análise ambiental e gestão do território, incluindo o desenvolvimento e aplicação de métodos estatísticos e geocientíficos; iii) planejamento e gestão territorial: aplicação dos fundamentos teórico-conceituais e métodos no campo do planejamento e gestão territorial ambiental e urbano-regional; iv) integração com a produção do IBGE: articulação com teorias, conceitos e metodologias estatísticas e geocientíficas do campo da análise ambiental e gestão do território no IBGE, materializada principalmente pela atuação dos técnicos da instituição que compõem o corpo docente do curso e por outras experiências pedagógicas.

Atenção: Para as turmas ingressantes até 2022

Objetivo

O Curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território tem por objetivo aprimorar a formação de profissionais contribuindo com embasamento técnico, metodológico e teórico e uma visão crítica em relação aos processos de planejamento e gestão ambiental/territorial e de produção do espaço.

Características gerais do curso

O programa está estruturado em quatro trimestres totalizando 456 horas/aula, correspondentes à disciplinas enquadradas em três grandes blocos: Geociências, Geomática e Teórico-Metodológico. São, ainda, realizadas visitas técnicas e atividades de campo, preferencialmente aos sábados e com até 8 horas de duração. 

A estrutura curricular explora os conceitos básicos e princípios fundamentais de ecologia, demografia, geografia, desenvolvimento sustentável, políticas públicas, legislação ambiental, análise de impactos ambientais, planejamento e gestão ambiental, ordenamento territorial e temas correlatos.

O curso oferece disciplinas conceituais e aplicadas, além de um aporte metodológico voltado à prática profissional e acadêmica. O conteúdo conceitual das disciplinas é trabalhado com vistas à fomentar a análise crítica do aluno em relação aos temas e conceitos apresentados. Bem como garantir o nivelamento dos múltiplos perfis profissionais e acadêmicos, considerando os distintos níveis de conhecimento das turmas, nas temáticas abordadas no Curso.

O conteúdo das disciplinas de caráter aplicado é voltado a simular situações em diferentes práticas profissionais ligadas à análise, gestão e planejamento ambiental e territorial.

As disciplinas que abordam fundamentos metodológicos procuram orientar o aluno quanto à produção e organização do conhecimento e à estruturação de um projeto de pesquisa, incluindo busca, acesso e tratamento das fontes de dados.

Complementarmente à grade curricular são realizadas práticas de campo, seminários e visitas técnicas, visando observar os aspectos empíricos das questões discutidas, bem como a aplicação de técnicas, métodos e conceitos trabalhados em sala de aula.

Após a conclusão dos créditos o aluno terá 6 (seis) meses para elaborar uma monografia estruturada de acordo com tema de seu interesse e dentro das temáticas de pesquisa desenvolvidas pelo corpo docente da Especialização.

Gerência: Letícia Giannella
E -mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 2142-8723

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro