Em comemoração ao Dia do Estatístico, celebrado em 29 de maio, a Ence reunirá pesquisadores para dialogar sobre a importância da Estatística nos tempos atuais.
Serão discutidas as relações da estatística com a Ciência de Dados e suas contribuições para o novo cenário tecnológico, assim como a importância desse conhecimento para uma gestão pública com base em evidências e para a promoção do letramento estatístico.
As abordagens passarão pelo conceito de pós-verdade, que pode ser definido como: “informação ou asserção que distorce deliberadamente a verdade, ou algo real”, e pelos avanços tecnológicos, que permitiram o processamento de grandes volumes de dados e a inteligência das máquinas, contribuindo para o desenvolvimento do ChatGPT e o uso de Big Data. Nesse contexto, a estatística e a Ciência de Dados se tornaram uma base de apoio às tomadas de decisões e para dissipar as manipulações dos fatos.
Convidados:
Luciane de Souza Velasque, para falar da estatística na gestão pública - Superintendente de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ (2011), mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social - UERJ (2003) e graduada em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ (2001). Desde 2015 a Educação Estatística passou ser uma área de atuação e pesquisa. Com foco no Ensino de Estatística na Educação Básica contribuiu para a análise da BNCC e passou atuar como membro permanente no PROFMAT-UNIRIO e PEMAT-UFRJ, onde orienta dissertações e teses na área de Ensino de Estatística.
Alexandre Sousa da Silva, para falar da importância do letramento estatístico – Professor do Departamento de Métodos Quantitativos e diretor na Escola de Matemática da UNIRIO, e membro do GT-12 da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática). Doutor em Estatística pela UFRJ (2012), mestre em Estatística e Experimentação Agronômica pela USP (2007) e graduado em Estatística pela UNESP (2004). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise Espacial e Modelos Espaço-Temporais Bayesianos. Desde que ingressou na UNIRIO, desenvolveu uma forte paixão pela Educação Estatística.
Mediação - Gustavo Ferreira, professor da Ence.
O evento ocorrerá no dia 12 de junho de 2024, às 16h, na modalidade online.
Link de acesso: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=mbf6ac9402a353dbf9cdb84706bcf0cb8
Edições Anteriores: