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Sistema Nacional de Estatística e Geografia (SNEG)

Sistema Nacional de Estatística e Geografia (SNEG)

O Sistema Nacional de Estatística e Geografia pode ser compreendido como o conjunto das instituições envolvidas na produção de informações estatísticas e geocientíficas oficiais de um país. No caso brasileiro, o IBGE tem um papel de destaque neste Sistema por atuar como um produtor relevante dessas informações e por ter a chancela legal para atuar como coordenador dessa produção nacional (Lei Nº 5.878, de 11 de maio de 1973).

A trilha SNEG se propõe a disponibilizar recursos educacionais (incluindo cursos e objetos de microaprendizagem), que abrangem conceitos básicos e competências instrumentais relacionados ao propósito, à estrutura e às dinâmicas do Sistema. Os perfis de público-alvo, os níveis de conhecimento e os recursos educacionais da trilha estão informados mais abaixo.

Atualmente a trilha SNEG oferece o curso síncrono A integração das Informações Estatística e Geoespacial e seus benefícios para a sociedade. Saiba mais a seguir:

 

A integração das Informações Estatística e Geoespacial e seus benefícios para a sociedade

A integração das Informações Estatística e Geoespacial e seus benefícios para a sociedade

O curso aborda os princípios e práticas fundamentais para a integração de informações estatísticas e geoespaciais, enfatizando os benefícios dessa integração para a tomada de decisões baseada em evidências. Os tópicos incluem:

  • Sistema Estatístico Internacional e a Informação Geoespacial: perspectivas, principais atores, papel da ONU e o Global Statistical Geospatial Framework (GSGF).
  • Sistema Estatístico Nacional e a Informação Geoespacial: governança das informações, a integração estatística e Geoespacial no IBGE e atores relevantes e suas ações no cenário nacional.
  • Estudos de Casos: Discussão de casos práticos, com benefícios e desafios relacionados à produção, comunicação e utilização da informação estatísticas e geoespaciais integradas.

A carga horária é de 26 horas (18 horas síncronas e 8 horas assíncronas), com encontros online às terças-feiras, das 14 às 16h. A duração é de 6 de maio a 1 de julho de 2025. Serão exigidos frequência de 75%, envio de ensaio e participação no trabalho final.

O instrutor é o geógrafo Claudio Stenner, servidor do IBGE desde 2002. Foi coordenador de Geografia do IBGE de 2013 a 2020 e Diretor de Geociências do IBGE de 2020 a 2024. Atualmente é co-presidente do Grupo de Especialistas das Nações Unidas em Integração de Informações Estatísticas e Geoespaciais (UN EG-ISGI). 

Processo seletivo

São oferecidas 10 vagas para a comunidade de usuários, informantes e produtores de informações estatísticas e geoespaciais, distribuídas por Grande Região e por sexo (uma vaga para homem e uma para mulher em cada região). O critério de desempate é a ordem de pré-inscrição. É exigido ensino superior completo ou em curso.

Formulário de pré-inscrição (formulário disponível das 9h de 16/04 às 9h de 17/04/2025)

Lista de convocados (lista publicada em 24/04 para inscrições por e-mail em 28 e 29/04/2025)

Lista de matriculados (lista publicada em 05/05/2025)

 

Perfis de público-alvo e níveis de conhecimento da trilha

A trilha SNEG está voltada para três perfis de público-alvo: produtores, informantes e usuários especializados das informações oficiais. Ela se organiza a partir de três níveis de conhecimento: básico, intermediário e avançado. O nível básico tem o propósito de apresentar os fundamentos, os produtos e os recursos do Sistema, bem como de conscientizar sobre a sua importância para o interesse nacional. O nível intermediário se presta a desenvolver habilidades instrumentais em diversos segmentos técnicos associados à estrutura e à dinâmica do Sistema. O nível avançado já serve ao desenvolvimento de competências que fomentam a criação, a inovação e a implementação de processos operacionais relativos à produção da informação.

A trilha foi desenvolvida a partir de uma abordagem incremental, o que significa que estará em constante atualização e aprimoramento, apresentando recursos educacionais produzidos pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), ou obtidos por curadoria de recursos educacionais já existentes, que tenham passado pelo crivo de qualidade da Escola.

Para escolher seu caminho de aprendizagem, recomendamos que use três critérios:

  1. Com qual perfil você de identifica mais? Produtor, informante ou usuário. Observe então os recursos sugeridos para esse perfil.
  2. Que competência espera desenvolver? Observe a 2ª coluna das tabelas de recursos educacionais.
  3. Em que nível de conhecimento quer chegar? Básico, intermediário ou avançado Observe a 1ª coluna das tabelas de recursos educacionais.

Não se identificou com as competências indicadas? Ajude-nos a melhorar a trilha: preencha o formulário e deixe sua sugestão.

 

Recursos educacionais da trilha

Os recursos educacionais obtidos por curadoria dependem da oferta dos agentes externos responsáveis. Os links de acesso serão disponibilizados aqui para verificação. Já os recursos educacionais produzidos pela ENCE serão destacados quando sua oferta estiver disponível.

Para produtores, usuários especializados e informantes

Níveis de aprendizagem

Competências Gerais

Recursos de Desenvolvimento

Básico

Conhecer princípios e boas práticas do ciclo de vida de dados estatísticos e geográficos (incluindo sigilo e ética)

Cursos:

Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais (ENCE)

Introdução ao Sistema de Estatística Nacional (ENCE)

A integração das Informações Estatística e Geoespacial e seus benefícios para a sociedade

Rumo à COP30, A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ENCE)

Descomplicando o IBGE (ENCE)

Introdução a Indicadores Sociais (ENCE)

Microaprendizagem:

Código de Boas Práticas das Estatísticas do IBGE

Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais

Declaração de Princípios Orientadores Compartilhados para a Gestão de Informações Geoespaciais

Confidencialidade no IBGE: procedimentos adotados na preservação do sigilo das informações individuais nas divulgações de resultados das operações estatísticas

United Nations Integrated Geospatial Information Framework (UN-IGIF)

Handbook on Management and Organization of National Statistical Systems Version 2022/A

Intermediário

Manusear bases de dados estatísticos e geográficos

Cursos:

Extraindo Informações do IBGE (ENCE)

Sidra (ENCE)

Geociências na Prática (ENCE)

Capacitação em Geoinformação Básica (Exército)

Geoinformação na SPU – Conceitos, fundamentos e tecnologias (ENAP)

Microaprendizagem

Guia do Usuário da Sala de Acesso a Dados Restritos (SAR)

Tutorial da Plataforma Geográfica Interativa

Intermediário

Divulgar/transmitir dados estatísticos e geográficos

Cursos

Media Training (ENCE)

Apresentações eficazes (ENCE)

Apresentações Corporativas Sem Firulas (ENAP)

Microaprendizagem

Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais: orientações para divulgações de resultados pelo IBGE

 

Para produtores e usuários especializados

Níveis de aprendizagem

Competências Específicas

Recursos de Desenvolvimento

Avançado

Usar princípios e padrões na produção de dados estatísticos e geográficos

Microaprendizagem

Repositório sobre Generic Statistical Business Process Model (GSBPM)

Repositório sobre Generic Activity Model for Statistical Organizations (GAMSO)

Repositório sobre Geospatial view of Generic Statistical Business Process Model (GeoGSBPM)

Classification of Statistical Activities (CSA 2.0)

Intermediário

Localizar fontes de dados estatísticos e geográficos

Cursos

Descomplicando o IBGE (ENCE)

Avançado

Produzir indicadores a partir de dados estatísticos e geográficos

Cursos

Aprendendo a criar informação espacial (ENCE)

Análise socioespacial - Geoprocessamento aplicado às políticas públicas (ENAP)

Avançado

Traduzir a análise de dados estatísticos e geográficos em produtos de disseminação

Cursos

Trilha Análise de Conjuntura e Comunicação Pública ANCOM (ENCE)

 

Para produtores

Níveis de aprendizagem

Competências Específicas

Recursos de Aprendizagem

Avançado

Incorporar inovações e melhorias na produção de dados estatísticos e geográficos

Cursos

Trilha Ciência de Dados, Big Data e Inteligência Artificial CDBDIA (ENCE)

Microaprendizagem

Estatísticas experimentais: orientações gerais (IBGE)

The Copenhagen Framework on Citizen Data v 1.0

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro