logotipo ence

A ENCE - Apresentação

Fundada em 06 de março de 1953, a Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE é uma instituição Federal de Ensino Superior que faz parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Além das atividades de ensino e pesquisa, a escola é responsável pelas atividades de capacitação e treinamento de servidores do IBGE, e demais servidores públicos, oferecendo também cursos avulsos de atualização e extensão. 

Entre seus programas de trabalho destacam-se:

A ENCE conta ainda com a singular vinculação ao IBGE que lhe propicia  intercâmbio freqüente com os profissionais envolvidos na produção de informações estatísticas e geoespaciais públicas, que nela atuam como docentes e instrutores, colaborando para uma formação teórica sólida mas ancorada na boa prática profissional.

Objetivos

  • Formar, aperfeiçoar e especializar profissionais na área da Estatística. Capacitar e treinar profissionais nos diversos campos de atividades relacionados com as áreas de competência do IBGE;
  •  Promover a pesquisa nos campos do conhecimento relacionados com a área da Estatística e nas áreas correlatas aos seus programas de pós-graduação;
  •  Atender às demandas do mercado de trabalho local, regional e nacional;
  • Atuar em prol de desenvolvimento profissional e da inovação do IBGE;
  •  Prestar serviços à comunidade, sob a forma de pesquisas, estudos, cursos e divulgação de conhecimentos e técnicas;
  • Colaborar com organismos nacionais e internacionais especializados, tanto os de ensino quanto os de natureza técnico-profissional, objetivando elevar os padrões de ensino e/ou de atendimento no setor.

Visão do Futuro

  • Consolidar o lugar de destaque da Escola como referência no Brasil para as pesquisas e os estudos relacionados às diversas áreas de atuação da Instituição, especialmente em estatística, demografia e território.
  • Aprimorar sua contribuição para o desenvolvimento do país pela formação de recursos humanos nos níveis de graduação e de pós-graduação, além de atuar como um importante centro de promoção de estudos e cursos voltados para a capacitação profissional de servidores da administração pública.
  • Ampliar sua participação no cenário internacional como centro de promoção e avanço do conhecimento na produção, análise e interpretação de informações e estatísticas públicas, e no uso dessas para iluminar os caminhos da formulação de políticas públicas indutoras do desenvolvimento, da promoção do bem-estar social, e da redução das desigualdades.

 

 

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro