A ENCE - Apresentação
Fundada em 06 de março de 1953, a Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE é uma instituição Federal de Ensino Superior que faz parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Além das atividades de ensino e pesquisa, a escola é responsável pelas atividades de capacitação e treinamento de servidores do IBGE, e demais servidores públicos, oferecendo também cursos avulsos de atualização e extensão.
Entre seus programas de trabalho destacam-se:
A ENCE conta ainda com a singular vinculação ao IBGE que lhe propicia intercâmbio freqüente com os profissionais envolvidos na produção de informações estatísticas e geoespaciais públicas, que nela atuam como docentes e instrutores, colaborando para uma formação teórica sólida mas ancorada na boa prática profissional.
Objetivos
- Formar, aperfeiçoar e especializar profissionais na área da Estatística. Capacitar e treinar profissionais nos diversos campos de atividades relacionados com as áreas de competência do IBGE;
- Promover a pesquisa nos campos do conhecimento relacionados com a área da Estatística e nas áreas correlatas aos seus programas de pós-graduação;
- Atender às demandas do mercado de trabalho local, regional e nacional;
- Atuar em prol de desenvolvimento profissional e da inovação do IBGE;
- Prestar serviços à comunidade, sob a forma de pesquisas, estudos, cursos e divulgação de conhecimentos e técnicas;
- Colaborar com organismos nacionais e internacionais especializados, tanto os de ensino quanto os de natureza técnico-profissional, objetivando elevar os padrões de ensino e/ou de atendimento no setor.
Visão do Futuro
- Consolidar o lugar de destaque da Escola como referência no Brasil para as pesquisas e os estudos relacionados às diversas áreas de atuação da Instituição, especialmente em estatística, demografia e território.
- Aprimorar sua contribuição para o desenvolvimento do país pela formação de recursos humanos nos níveis de graduação e de pós-graduação, além de atuar como um importante centro de promoção de estudos e cursos voltados para a capacitação profissional de servidores da administração pública.
- Ampliar sua participação no cenário internacional como centro de promoção e avanço do conhecimento na produção, análise e interpretação de informações e estatísticas públicas, e no uso dessas para iluminar os caminhos da formulação de políticas públicas indutoras do desenvolvimento, da promoção do bem-estar social, e da redução das desigualdades.