logotipo ence

Processo Seletivo Discente 2024 - SISU/ENEM

O ingresso no Curso de Graduação da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE é aberto aos candidatos que tenham concluído o curso de Ensino Médio ou curso equivalente e aos que tenham cursado, no ano letivo de 2023, a última série de curso de Ensino Médio ou de curso equivalente, sendo obrigatória a realização do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2023.

O Processo Seletivo Discente 2024 será realizado exclusivamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. São oferecidas 120 vagas, sendo 60 vagas para o Turno Noturno (1º Semestre Letivo) e 60 vagas para o Turno Matutino (2º Semestre Letivo), onde metade das vagas (30 vagas em cada turno) serão destinadas à ampla concorrência, e a outra metade (30 vagas em cada turno) destinada às ações afirmativas descritas no Termo de Adesão e relacionada abaixo.

AÇÕES AFIRMATIVAS:

Ação Afirmativa 1 (7 vagas em cada turno): Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, que não tenham se declarado pretos, pardos ou indígenas, nos termos da legislação, e que comprovem ser oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita.

Ação Afirmativa 2 (8 vagas em cada turno): Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, nos termos da legislação, que não declarem ser oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita.

Ação Afirmativa 3 (7 vagas em cada turno): Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, que não tenham se declarado pretos, pardos ou indígenas, nos termos da legislação, que não declarem ser oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita.

Ação Afirmativa (8 vagas em cada turno): Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, nos termos da legislação, que comprovem ser oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Portaria Normativa MEC n° 21, de 05/11/2012
Portaria Normativa MEC n° 18, de 11/10/2012 
Portaria Normativa MEC nº 391, de 07 de fevereiro de 2000 
Edital SISU/MEC 2024
Edital do SISU na ENCE - Processo Seletivo Discente 2024
Termo de Adesão SISU 2024

  

 CANDIDATOS SELECIONADOS:

Turno Noturno:
Chamada Regular - divulgado em 01/02/2024 
Lista de Espera (1ª chamada) – divulgado em 15/02/2024 
Lista de Espera (2ª chamada) – divulgado em 22/02/2024
Lista de Espera (3ª chamada) – divulgado em 01/03/2024


Turno Matutino:
Chamada Regular - divulgado em 01/02/2024
Lista de Espera (1ª chamada) – divulgado em 15/02/2024 
Lista de Espera (2ª chamada) – divulgado em 22/02/2024
Lista de Espera (3ª chamada) – divulgado em 01/03/2024

 

CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA: 

Chamada Regular, 1a e 2a Listas de Espera - NOTURNO - divulgado em 01/03/2024

Chamada Regular, 1a e 2a Listas de Espera - MATUTINO - divulgado em 01/03/2024

 

INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA DOS CANDIDATOS SELECIONADOS

PERÍODO DE MATRÍCULA
Chamada Regular (Noturno e Matutino): 01/02/2024 a 07/02/2024
Lista de Espera 1ª chamada (Noturno e Matutino): 16 a 18/02/2024

 Lista de Espera 2ª chamada (Noturno e Matutino): 22 a 25/02/2024

 Lista de Espera 3ª chamada (Noturno e Matutino): 01 a 03/03/2024

PROCESSO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

A heteroidentificação para candidatos aprovados nas ações afirmativas  relativas a Pretos e Pardos ocorrerá na Sede da ENCE, situada na Rua André Cavalcanti, 106 - Santa Teresa - Rio de Janeiro/RJ, na sala 306, nas seguintes datas e horários:

  1. No dia 20 de fevereiro de 2024, às 17:30h, para os candidatos da Chamada Regular e da Primeira Chamada da Lista de Espera.
  2. No dia 27 de fevereiro de 2024, às 17:30h, para os candidatos da Segunda Chamada da Lista de Espera.
  3. No dia 05 de março de 2024, às 17:30h, para os candidatos da Terceira Chamada da Lista de Espera  - SUSPENSO - AGUARDAR NOVA DATA!

Os candidatos que residam fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro podem solicitar que esse processo ocorra por vídeoconferência, enviando e-mail com essa solicitação para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  até o dia 18 de fevereiro de 2024.

RECURSO NO PROCESSO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO: 

Os candidatos não heteroidentificados como negros nas Ações Afirmativas podem recorrer da decisão em até três dias após a divulgação do resultado, enviando e-mail para  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , solicitando nova avaliação.

Para os que participaram do processo em 20/02/2024 o prazo de recurso será até as 23:59h do dia 25/02/2024, e a nova avaliação será feita por comissão específica no dia 27/02/202, na mesma sala do processo anterior e em horário a ser divulgado.

 

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

Para efetivar sua matrícula é necessário que envie para o e-mail que será informado abaixo e no período estipulado acima a relação dos documentos listados a seguir:

  1. Ficha de Cadastro Preenchida (disponível aqui); 
  2. Declaração de não duplicidade de matrícula (disponível aqui); 
  3. Declaração de Autenticidade preenchida e assinada (disponível aqui); 
  4. Documento oficial de identidade com foto; 
  5. Certidão de nascimento ou casamento; 
  6. Certidão de Quitação Eleitoral expedida a partir do ano de 2023 (exceto aqueles desobrigados a votar por lei);
  7. Prova de quitação com o serviço militar (quando couber);
  8. CPF, caso a numeração não conste do documento de identidade;
  9. Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º grau) ou equivalente;
  10. Histórico Escolar Completo do Ensino Médio (2º grau) ou equivalente;
  11. Cópia da publicação no Diário Oficial da conclusão do Ensino Médio somente para os candidatos que se formaram em instituição do Estado do Rio de Janeiro, quando couber.
  12. Declaração de Composição Familiar, para os candidatos às Ações Afirmativas com renda familiar menor ou igual a 1 salário mínimo per capita.(disponível aqui
  13. Termo de Autodeclaração Racial, para os candidatos às Ações Afirmativas para pretos e pardos. (disponível aqui)
  14. Declaração de Isenção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), para os candidatos às Ações Afirmativas com renda familiar menor ou igual a 1 salário mínimo per capita que não possuam fonte de renda.(disponível aqui).

Caso o candidato concorra à reserva de vagas por alguma das ações afirmativas descritas no Termo de Adesão e no Edital do SISU na Ence, a lista acima deve ser acrescida dos demais documentos comprobatórios relacionados no referido Edital.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

ORGANIZAÇÃO: Os documentos devem ser organizados na ordem enumerada acima e enviados escaneados em um único arquivo em PDF, com seu nome completo como nome do arquivo, sem acentos ou qualquer caracter especial, para o e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Esclarecemos que esse arquivo no formato PDF não pode, de forma alguma, ultrapassar 25Mb, e todos os documentos inseridos têm que estar perfeitamente legíveis.

FOTO: Além do arquivo acima citado deve ser enviada uma foto 3x4, em formato jpg, jpeg ou png, também com seu nome completo como nome do arquivo.

FALTA DE DOCUMENTOS: O candidato que, no ato da matrícula, ainda não tiver obtido seus documentos originais ou tiver os mesmos extraviados (listados acima nos itens 4, 6, 7 e 8) deverá apresentar, condicionalmente, os respectivos protocolos de emissão do(s) documento(s).

CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO: O candidato que tenha concluído o Ensino Médio e que, no ato da matrícula, ainda não disponha do certificado de sua conclusão, deverá apresentar uma declaração provisória, emitida pelo estabelecimento em que o concluiu, na qual explicite a conclusão do Ensino Médio, devendo substitui-la pelo certificado definitivo até 45 dias após a matrícula, para que esta seja efetivada.

ENVIO INCOMPLETO DA RELAÇÃO DE DOCUMENTOS: A falta de qualquer documento exigido para a matrícula, dentro do prazo estipulado, poderá implicar na perda do direito a esta.

EQUIVALÊNCIA DE ESTUDOS: O candidato que tiver cursado o Ensino Médio (2º grau) em outro país deverá apresentar documento expedido por Órgão Oficial que comprove a equivalência dos estudos realizados no exterior à conclusão do Ensino Médio (2º grau) no Brasil. O candidato que não apresentar a comprovação de equivalência perderá automaticamente o direito à vaga.

CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO: Enviaremos e-mail com o status da sua matrícula até dois dias úteis após o recebimento.

NÃO CUMPRIMENTO DOS PRAZOS: Em conformidade com o Art. 8 do Edital ENCE n° 01, de 17 de fevereiro de 2022, os candidatos convocados, que não enviarem por e-mail os documentos elencados, considerando o prazo estipulado para matrícula de sua chamada, não serão convocados novamente, perdendo o direito à vaga.

APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS: O/A aluno/a deverá apresentar, caso seja solicitado/a pela Gerência de Registro e Controle da ENCE, todos os documentos listados, em versão original, sob pena de sanções administrativas, civis e penais aplicáveis.

 

APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

Depois de matriculado, o novo aluno que desejar solicitar aproveitamento (isenção) de disciplina(s) cursada(s) com aprovação em outra instituição de Ensino Superior deverá seguir as orientações contidas em http://www.ence.ibge.gov.br/index.php/portal-graduacao/formularios-encegrad/14-sample-data-articles/1357-isencao-de-disciplinas

 

A Secretaria Acadêmica está à disposição para dirimir quaisquer dúvidas, através do e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  e pelos telefones 2142-4684 e 2142-4690.

                             Gerência de Registro e Controle/ENCE

 

Informações atualizadas em 05/03/2024

Processo Seletivo:

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro