logotipo ence

Apresentação

A Iniciação Científica é uma das atividades desenvolvidas para os alunos de Graduação da ENCE. Ela permite um aprendizado bem diferente daquele obtido nas disciplinas da Graduação, e pode ter aspectos experimentais, teóricos ou computacionais. Nessa atividade, o aluno pode estudar um tópico novo, desenvolvendo sua criatividade, independência acadêmica, sua capacidade de resolução de problemas e sua capacidade expositiva. Participar de um projeto de Iniciação Científica é uma experiência muito rica, tanto para os alunos que pretendem seguir carreira acadêmica, quanto para aqueles que pretendem seguir uma carreira empresarial.

Na ENCE temos dois programas de iniciação científica:

- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC): neste programa os alunos recebem uma bolsa para realizarem suas pesquisas durante o ciclo de um ano e não podem possuir vínculo empregatício. Quando existe disponibilidade orçamentária as bolsas são financiadas pelo IBGE e pelo CNPq.

- Programa Institucional de Projeto de Pesquisa para Alunos da Graduação (PPAG): neste programa os alunos não ganham bolsa e o projeto de pesquisa tem duração de um ano. Este programa foi pensando para os alunos que não possuem os requisitos para participarem do PIBIC mas têm interesse em realizar uma pesquisa acadêmica.

Em ambos os programas, os alunos são acompanhados por um professor orientador durante o ciclo da pesquisa.

Todos os alunos que participam dos programas devem apresentar os seus trabalhos na Semana de Iniciação Científica da ENCE (SEMIC). Na SEMIC ocorrem a jornada de iniciação científica, minicursos e uma sessão pôster. Os melhores trabalhos são premiados durante o evento.

Como parte também da iniciação científica, na escola acontece o ciclo de seminários  voltados para divulgar a pesquisa acadêmica e para promover a interação entre diversos pesquisadores.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro