O ingresso no Curso de Graduação da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE estará aberto aos candidatos que tenham concluído o curso de Ensino Médio ou curso equivalente e aos que estejam cursando, no ano letivo de 2019, a última série de curso de Ensino Médio ou de curso equivalente, sendo obrigatória a realização do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2019.
O Processo Seletivo Discente 2020 será realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, MEC, que fará uso, exclusivo, dos resultados obtidos pelos candidatos no ENEM 2019.
A inscrição para o ingresso no Curso de Graduação da ENCE será viabilizada por meio de divulgação das vagas ofertadas, pelo portal da Secretaria de Educação Superior do MEC/SESu. Para o ano letivo de 2020, serão oferecidas 120 vagas, sendo 60 vagas para o Turno Noturno (1º Semestre Letivo) e 60 vagas para o Turno Matutino (2º Semestre Letivo).
Maiores informações podem ser obtidas nos telefones 2142-4690 ou 2142-4684.
Portaria Normativa MEC n° 21, de 05/11/2012
Portaria Normativa MEC n° 18, de 11/10/2012
Edital Sisu n° 60, de 16/10/2019
Edital ENCE - Processo Seletivo Discente 2020
Termo de Adesão Sisu - 1ª edição de 2020
Candidatos selecionados:
Turno Noturno
Lista de Espera 1ª chamada - Turno Noturno
Lista de Espera 2ª chamada -Turno Noturno
Turno Matutino
Lista de Espera 1ª chamada - Turno Matutino
Lista de Espera 2ª chamada -Turno Matutino
Os candidatos selecionados deverão comparecer à ENCE - Rua André Cavalcanti, 106, sala 105 – Santa Teresa, Rio de Janeiro, para realizar a matrícula.
PERÍODO DE MATRÍCULA
Chamada Regular (Noturno e Matutino): de 29/01 a 04/02, exceto nos dias 01 e 02/02 (sábado e domingo)
Lista de Espera 1ª chamada (Noturno e Matutino): de 11/02 a 14/02
Lista de Espera 2ª chamada (Noturno e Matutino): de 17/02 a 19/02
Lista de Espera 3ª chamada (Noturno e Matutino): de 27/02 a 02/03
Horário: 10 às 18h
Documentos para matrícula
No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar original e cópia dos documentos relacionados a seguir. As cópias serão retidas na Escola.
• Certidão de Nascimento ou Casamento;
• Documento Oficial de Identidade;
• Título de Eleitor e Comprovante de ter votado na última Eleição (exceto para aqueles candidatos desobrigados a votar por Lei);
• Prova de estar quite com as obrigações militares, quando couber;
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º grau) ou equivalente;
• Histórico Escolar do Ensino Médio (2º grau) ou equivalente;
• 1 (uma) foto 3x4 recente;
• Cadastro de Pessoa Física – CPF;
• Cópia da publicação no Diário Oficial da conclusão do Ensino Médio somente para os candidatos que se formaram em instituição do Estado do Rio de Janeiro, quando couber.
O candidato que, no ato da matrícula, ainda não tiver obtido seus documentos originais deverá apresentar, condicionalmente, originais e cópias dos respectivos protocolos.
O candidato que tenha concluído o Ensino Médio e que, no ato da matrícula, ainda não disponha do certificado de sua conclusão, deverá apresentar uma declaração provisória, emitida pelo estabelecimento em que o concluiu, na qual explicite a conclusão do Ensino Médio, devendo substituí-la pelo certificado definitivo até 30 dias após a matrícula, para que esta seja efetivada.
A falta de qualquer documento exigido para a matrícula, dentro do prazo estipulado, implicará a perda do direito a esta.
O candidato que tiver cursado o Ensino Médio (2º grau) em outro país deverá apresentar documento expedido por Órgão Oficial que comprove a equivalência dos estudos realizados no exterior à conclusão do Ensino Médio (2º grau) no Brasil. O candidato que não apresentar a comprovação de equivalência perderá automaticamente o direito à vaga.
O candidato poderá ser representado, no ato da matrícula, por procurador com poderes outorgados em cartório.
Em conformidade com o Art. 8 do Edital ENCE n° 01, de 25 de outubro de 2019, os candidatos convocados que não comparecerem no prazo estipulado para matrícula não serão convocados novamente, perdendo o direito à vaga.
Documentos não-obrigatórios destinados à requisição de aproveitamento de disciplinas
O candidato ao turno noturno (com início no 1° semestre de 2020) que desejar solicitar aproveitamento (isenção) de disciplina(s) cursada(s) com aprovação em outra instituição de Ensino Superior deverá apresentar, além dos documentos obrigatórios para a realização da matrícula:
• Histórico escolar oficial da instituição de Ensino Superior em questão,
• Ementas e programas oficiais de cada disciplina cursada cujo aproveitamento será requerido.
Deverão ser apresentados originais e cópias dos documentos citados, pois as cópias serão autenticadas na Escola e ficarão retidas para compor o processo de isenção de disciplinas.
Ressaltamos que, de acordo com o Calendário Escolar do 1° semestre de 2020, o prazo para solicitação de isenção de disciplinas é de 21/01 a 03/03/2020.
O candidato ao turno matutino (com início no 2° semestre de 2020) que desejar solicitar aproveitamento de disciplinas deverá fazê-lo entre 22/07 e 11/08/2020.