logotipo ence

 

Seloge.
Pesquisa com Egressos
Seminario.
processo_seletivo.
SAS
Horario
1/6 
start stop bwd fwd

 
 
 Coral Dez 19
 

Defesa de Dissertação de Carla Maria do Valle Castro

 ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

Defesa de Dissertação

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa da Dissertação de Mestrado intitulada: “Avaliação do aprendizado no ciclo de alfabetização de alunos da rede municipal do Rio de Janeiro”.

Aluna: Carla Maria do Valle Castro
Orientadora: Alinne de Carvalho Veiga
Coorientador: Pedro Luis do Nascimento Silva

Data: 31 de agosto de 2016 – Quarta-Feira
Horário: 14h00m
Local: Ence - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo da Dissertação: A dissertação analisa fatores associados ao aprendizado dos alunos matriculados na rede pública municipal da Cidade do Rio de Janeiro durante o ciclo de alfabetização no período de 2012-2014. Utiliza dados secundários disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro (SME-RJ) e pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): a) bases de dados administrativas – banco longitudinal com dados sobre todos os alunos matriculados na coorte selecionada, que  contém informações sobre o perfil socioeconômico das famílias e a movimentação dos alunos pelas escolas e turmas da rede pública; b) testes padronizados aplicados SME-RJ: Alfabetiza Rio – avaliação externa aplicada ao final do 1º ano do ensino fundamental com foco em Leitura, Escrita e Matemática; Prova Rio – avaliação externa aplicada ao final do 3º ano do ensino fundamental com foco em Língua Portuguesa e Matemática. O desenho do estudo é longitudinal e acompanha todos os alunos matriculados no 1º ano ensino fundamental em 2012 ao longo de 3 anos. O principal objetivo é identificar os determinantes do aprendizado no ciclo de alfabetização, ou seja, variáveis que estejam associadas a ganhos de proficiência nos três primeiros anos do ensino fundamental. A dissertação testa diferentes modelos e apresenta como principais variáveis de interesse: a) proficiências no Alfabetiza Rio ao final do 1º do ensino fundamental; b) proficiências na Prova Rio ao final do 3º do ensino fundamental.

Banca examinadora:
Dra. Alinne de Carvalho Veiga (Ence/IBGE) - Orientadora
Dr. Pedro Luis do Nascimento Silva (Ence/IBGE) - Coorientador
Dra. Sonoe Sugahara Pinheiro (Ence/IBGE)
Dra. Danielle Carusi Machado (UFF)

                             
Coordenação de Pós-Graduação
CESAR MARQUES

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro