logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Dissertação de Carla Maria do Valle Castro

 ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

Defesa de Dissertação

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa da Dissertação de Mestrado intitulada: “Avaliação do aprendizado no ciclo de alfabetização de alunos da rede municipal do Rio de Janeiro”.

Aluna: Carla Maria do Valle Castro
Orientadora: Alinne de Carvalho Veiga
Coorientador: Pedro Luis do Nascimento Silva

Data: 31 de agosto de 2016 – Quarta-Feira
Horário: 14h00m
Local: Ence - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo da Dissertação: A dissertação analisa fatores associados ao aprendizado dos alunos matriculados na rede pública municipal da Cidade do Rio de Janeiro durante o ciclo de alfabetização no período de 2012-2014. Utiliza dados secundários disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro (SME-RJ) e pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): a) bases de dados administrativas – banco longitudinal com dados sobre todos os alunos matriculados na coorte selecionada, que  contém informações sobre o perfil socioeconômico das famílias e a movimentação dos alunos pelas escolas e turmas da rede pública; b) testes padronizados aplicados SME-RJ: Alfabetiza Rio – avaliação externa aplicada ao final do 1º ano do ensino fundamental com foco em Leitura, Escrita e Matemática; Prova Rio – avaliação externa aplicada ao final do 3º ano do ensino fundamental com foco em Língua Portuguesa e Matemática. O desenho do estudo é longitudinal e acompanha todos os alunos matriculados no 1º ano ensino fundamental em 2012 ao longo de 3 anos. O principal objetivo é identificar os determinantes do aprendizado no ciclo de alfabetização, ou seja, variáveis que estejam associadas a ganhos de proficiência nos três primeiros anos do ensino fundamental. A dissertação testa diferentes modelos e apresenta como principais variáveis de interesse: a) proficiências no Alfabetiza Rio ao final do 1º do ensino fundamental; b) proficiências na Prova Rio ao final do 3º do ensino fundamental.

Banca examinadora:
Dra. Alinne de Carvalho Veiga (Ence/IBGE) - Orientadora
Dr. Pedro Luis do Nascimento Silva (Ence/IBGE) - Coorientador
Dra. Sonoe Sugahara Pinheiro (Ence/IBGE)
Dra. Danielle Carusi Machado (UFF)

                             
Coordenação de Pós-Graduação
CESAR MARQUES

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro