O ingresso no Curso de Graduação da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE estará aberto aos candidatos que tenham concluído o curso de Ensino Médio ou curso equivalente e aos que estejam cursando, no ano letivo de 2022, a última série de curso de Ensino Médio ou de curso equivalente, sendo obrigatória a realização do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2022.
O Processo Seletivo Discente 2023 será realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, MEC, que fará uso, exclusivo, dos resultados obtidos pelos candidatos no ENEM 2022.
A inscrição para o ingresso no Curso de Graduação da ENCE será viabilizada por meio de divulgação das vagas ofertadas, pelo portal da Secretaria de Educação Superior do MEC/SESu. Serão oferecidas 120 vagas, sendo 60 vagas para o Turno Noturno (1º Semestre Letivo) e 60 vagas para o Turno Matutino (2º Semestre Letivo), todas de ampla concorrência.
Mais informações podem ser obtidas no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Portaria Normativa MEC n° 21, de 05/11/2012
Portaria Normativa MEC n° 18, de 11/10/2012
Portaria Normativa MEC nº 391, de 07 de fevereiro de 2002
Edital SISU nº 02, de 26 de janeiro de 2023
Edital ENCE - Processo Seletivo Discente 2023
Termo de Adesão SISU - 1ª Edição de 2023
Chamada Regular – divulgação em 28/02/2023
Lista de Espera 1ª chamada – divulgação em 10/03/2023
Lista de Espera 2ª chamada – divulgação em 16/03/2023
Lista de Espera 3ª chamada – divulgação em 17/03/2023
Lista de Espera 4ª chamada – divulgação em 20/03/2023
Chamada Regular – divulgação em 28/02/2023
Lista de Espera 1ª chamada – divulgação em 10/03/2023
Lista de Espera 2ª chamada – divulgação em 16/03/2023
Lista de Espera 3ª chamada – divulgação em 17/03/2023
Não haverá 4a chamada da Lista de Espera - todas as vagas remanescentes foram preenchidas na 3a chamada
Lista de Espera 3ª chamada (Noturno e Matutino): 17/03/2023 às 14h do dia 20/03/2023
Para efetivar sua matrícula é necessário que envie para o e-mail que será informado abaixo e no período estipulado acima a relação dos documentos listados a seguir:
ORGANIZAÇÃO: Os documentos devem ser organizados na ordem enumerada acima e enviados escaneados em um único arquivo em PDF, com seu nome completo como nome do arquivo, sem acentos ou qualquer caracter especial, para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Esclarecemos que esse arquivo no formato PDF não pode, de forma alguma, ultrapassar 25Mb, e todos os documentos inseridos têm que estar perfeitamente legíveis.
FOTO: Além do arquivo acima citado deve ser enviada uma foto 3x4, em formato jpg, jpeg ou png, também com seu nome completo como nome do arquivo.
FALTA DE DOCUMENTOS: O candidato que, no ato da matrícula, ainda não tiver obtido seus documentos originais ou tiver os mesmos extraviados (listados acima nos itens 4, 6, 7 e 8) deverá apresentar, condicionalmente, os respectivos protocolos de emissão do(s) documento(s).
CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO: O candidato que tenha concluído o Ensino Médio e que, no ato da matrícula, ainda não disponha do certificado de sua conclusão, deverá apresentar uma declaração provisória, emitida pelo estabelecimento em que o concluiu, na qual explicite a conclusão do Ensino Médio, devendo substitui-la pelo certificado definitivo até 45 dias após a matrícula, para que esta seja efetivada.
ENVIO INCOMPLETO DA RELAÇÃO DE DOCUMENTOS: A falta de qualquer documento exigido para a matrícula, dentro do prazo estipulado, poderá implicar na perda do direito a esta.
EQUIVALÊNCIA DE ESTUDOS: O candidato que tiver cursado o Ensino Médio (2º grau) em outro país deverá apresentar documento expedido por Órgão Oficial que comprove a equivalência dos estudos realizados no exterior à conclusão do Ensino Médio (2º grau) no Brasil. O candidato que não apresentar a comprovação de equivalência perderá automaticamente o direito à vaga.
CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO: Enviaremos e-mail com o status da sua matrícula até dois dias úteis após o recebimento.
NÃO CUMPRIMENTO DOS PRAZOS: Em conformidade com o Art. 8 do Edital ENCE n° 01, de 17 de fevereiro de 2022, os candidatos convocados, que não enviarem por e-mail os documentos elencados, considerando o prazo estipulado para matrícula de sua chamada, não serão convocados novamente, perdendo o direito à vaga.
APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS: O/A aluno/a deverá apresentar, caso seja solicitado/a pela Gerência de Registro e Controle da ENCE, todos os documentos listados, em versão original, sob pena de sanções administrativas, civis e penais aplicáveis.
Depois de matriculado, o novo aluno que desejar solicitar aproveitamento (isenção) de disciplina(s) cursada(s) com aprovação em outra instituição de Ensino Superior deverá seguir as orientações contidas em http://www.ence.ibge.gov.br/index.php/portal-graduacao/formularios-encegrad/14-sample-data-articles/1357-isencao-de-disciplinas
A Secretaria Acadêmica está à disposição para dirimir quaisquer dúvidas, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e pelos telefones 2142-4684 e 21424690.
Gerência de Registro e Controle/ENCE
Informações atualizadas em 20/03/2023
Em construção
O Workshop tem como objetivo trazer as experiências do mercado de trabalho para levantar a discussão de assuntos relacionados à Estatística, através de palestras que mostrarão os desafios do mercado de trabalho para o jovem estatístico e contando com um ambiente de interação entre os discentes e as empresas.
Empresas participantes: Allianz, A3Data, Bitka, DELL, Kroton, Mercado Livre, Sportv e STF.
Confira logo abaixo os links para acessar remotamente (via webex) às palestras ou participe presencialmente no Auditório ENCE (Sala 306):
Dia 29/06/2022: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m6decac3d2f11614ce85b23a2ba25b817
Senha: workshop_dia29
Número do webinar: 2344 907 8513
Dia 30/06/2022: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=mb9053a8c512f19a73c6e5edca5a8eb78
Senha: workshop_dia30
Número do webinar: 2330 451 7115
Acesse a programação clicando aqui!
O evento é gratuito e aberto ao público!
Evento Híbrido: As palestras acontecerão no Auditório da ENCE e terão transmissão via Cisco Webex.
Período de inscrição nas palestras dos dias 29/06 e 30/06: 13/06/2022 até 28/06/2022.
Link para inscrição nas palestras: https://forms.office.com/r/9rn7naRd0F
Período de inscrição nos minicursos do dia 01/07: 13/06/2022 a 17/06/2022. (Vagas Limitadas!)
Link para inscrição no Minicurso Introdução ao Power BI e seu impacto no mercado de trabalho: https://forms.office.com/r/QGy6K9Py4Z - Vagas esgotadas
Link para inscrição no Minicurso Introdução aos Métodos Ágeis: https://forms.office.com/r/fNah9QJefK - Vagas esgotadas
Certificados: Para garantir o certificado de participação é necessário realizar a inscrição previamente e participar de todas as palestras dos dias 29 e 30 de junho.
Os alunos e alunas da ENCE que obtiverem certificado de participação no evento poderão solicitar horas em atividades complementares.
Para eventuais dúvidas contate por e-mail um dos organizadores do evento.
Comissão organizadora:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A quarta edição do Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho ocorrerá entre os dias 15 e 17 de abril de 2025 e contará com seis palestras e um minicurso. A participação será remota via Microsoft Teams. O evento é gratuito e aberto ao público!
O Workshop é um espaço de interação e aproximação entre estudantes e profissionais de diferentes setores, proporcionando uma troca de experiências sobre o mercado de trabalho. Também busca estimular reflexões sobre o impacto e as aplicações da inteligência artificial e do Big Data no contexto profissional.
Participe para ampliar a visão sobre as oportunidades para profissionais da estatística em empresas modernas, destacando tendências e desafios da profissão. Haverá sorteio de brindes.
Empresas participantes: Bemobi, Bitka, Caixa Vida e Previdência, Globo, NIC.br e Johnson & Johnson US.
Para garantir o seu certificado de participação você precisa assistir todas as palestras em ambos os dias e se inscrever previamente. O período de inscrições vai até 14 de abril de 2025.
Link para inscrição nas palestras: https://forms.office.com/r/bcT6Knhh2W
A inscrição no minicurso será feita de forma independente pois teremos um número limitado de vagas. Devido ao número limitado de vagas, as inscrições nos minicursos serão confirmadas via e-mail, onde você receberá o link para acessar a sala.
Link para inscrição no municurso: https://forms.office.com/r/e7vxuQuvLH
15/04/2025 - Link de acesso: https://bit.ly/workencedia15
14h: Abertura
14h10: Palestra "Ciência de Dados no g1: Personalização, Testes A/B e Engajamento" (Lucas Uchoa - Globo)
15h05: Palestra (Gustavo Carnaval - Bemobi)
16h: Palestra "Do Real ao Dólar, da Economia à Indústria Farmacêutica: a versatilidade da Estatística" (Marcos Samuel Mattos Santos - Johnson & Johnson US)
16/04/2025 - Link de acesso: https://bit.ly/workencedia16
14h: Palestra "Minha vida de estatística: menos ruído, mais sinal" (Ana Elisa do Nascimento Braz - Caixa Vida e Previdência)
14h55: Palestra "Minha trajetória na estatística e a produção de dados sobre TIC no Brasil" (Mayra Pizzott Rodrigues dos Santos - NIC.br)
15h50: Palestra "Entre Números e Oportunidades: Como a Estatística Abre Portas no Mercado de Trabalho" (Andressa Contarato - Bitka)
16h35: Encerramento
17/04/2025
14h -17h: Minicurso "Introdução ao Power BI" (Pedro Alves)
Foi realizado um sorteio durante a palestra de Lucas Uchoa (Globo). Os contemplados foram:
Cada um recebeu um mês de assinatura da Globoplay.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do evento:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O Programa Institucional de Projeto de Pesquisa para Alunos de Graduação (PPAG) atende alunos do curso de graduação que não possam participar do PIBIC, colocando-os em contato com pesquisadores da ENCE e suas linhas de pesquisa. O Programa visa despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais por meio da participação em projetos de pesquisa.
Este Programa não possui bolsas e os alunos apresentam os seus trabalhos em formato de pôster na SEMIC. Após a conclusão do projeto, os alunos participantes ganham horas em atividades complementares para a integralização de horas no curso de graduação.
1. Lógica de Programação com PASCAL - Um Curso Aplicado
![]() |
Este livro apresenta os conceitos da lógica de programação através da linguagem Pascal. Nesse sentido, são apresentados desde os conceitos mais básicos da linguagem até os mais sofisticados, no que diz respeito à utilização das estruturas sequencial, de seleção, de repetição, de vetores, de matrizes, de funções e procedimentos e de manipulação de registros e arquivos. Definições e conceitos são introduzidos com vários exemplos e exercícios resolvidos com um grau de dificuldade variado. Além disso, ao final de cada um dos capítulos, são propostos vários exercícios classificados como fáceis, moderados e difíceis. Os programas apresentados neste livro abordam problemas das áreas de Matemática, Computação, Estatística, Física e Engenharia. O último capítulo traz um conjunto de aplicações das áreas de Matemática, Estatística e Computação. |
Número de páginas: 280 |
|
2. Linguagem R - Uma Visão Computacional
![]() |
Este livro traz uma visão geral da linguagem R. Apresenta desde os conceitos mais básicos da linguagem, até alguns conceitos mais avançados, no que diz respeito à utilização das estruturas de seleção, de repetição, de vetores, matrizes, listas, data frames, fatores, tabelas, da família das funções apply, lapply e tapply, construção de gráficos, além de uma introdução ao paralelismo. |
Número de páginas: 288 |
3. Pandas Python: Data Wrangling para Ciência de Dados
![]() |
Ciência de dados é um processo que emprega técnicas estatísticas e computacionais para analisar grandes bases de dados. A etapa de pré-processamento, onde as bases de dados relevantes devem ser reunidas e adequadamente formatadas, costuma ser a mais trabalhosa, ocupando tipicamente 80% do tempo consumido. É nesta fase que são realizadas as tarefas de seleção, limpeza e transformação dos dados, comumente referenciadas como atividades de Data Wrangling, Data Munging ou Data Preparation. A biblioteca pandas foi especialmente projetada para oferecer o suporte ao processo de Data Wrangling e ela já se consolidou como a biblioteca para ciência de dados mais utilizada no ambiente Python. Neste livro, Eduardo Corrêa aborda a pandas sob uma perspectiva profissional, explicando como utilizá-la para resolver problemas práticos e, muitas vezes, difíceis de Data Wrangling. Você aprenderá a teoria com um projeto prático, que envolve o uso da pandas como ferramenta para viabilizar a execução das atividades de seleção, estudo, limpeza e transformação de uma base de dados real. O projeto mostrará o passo a passo para realizar o pré-processamento desta base de dados, que será então utilizada como fonte para a criação de um modelo de Machine Learning, mais especificamente, um modelo de classificação de dados. |
Número de páginas: 223 Edição: 1 (2019) ISBN: 9788572540483 Formato: Impresso e digital Autor: Eduardo Corrêa Gonçalves |
4. Meu Primeiro Livro de Python
![]() |
Este livro apresenta os conceitos e técnicas fundamentais para aqueles que desejam começar a trabalhar com Python para ciência de dados. O livro cobre os aspectos computacionais da ciência de dados, o que significa que tem como foco principal ensinar o leitor a desenvolver programas capazes de processar bases de dados de diferentes tamanhos, formatos e graus de complexidade. O trabalho destina-se a todo tipo de profissional envolvido com ciência de dados: biólogos, matemáticos, engenheiros, cientistas sociais, químicos, administradores, físicos, estatísticos, economistas, etc., enfim, qualquer pessoa que deseje aprender a desenvolver os seus próprios scripts Python para explorar bases de dados relacionadas a problemas de sua área de atuação. Não é necessário nenhum pré-requisito. Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Isto significa que você pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, contanto que atribua o crédito ao autor original e não utilize a obra derivada para fins comerciais. |
Número de páginas: 227 Edição: 2 (2019) ISBN: 9786590009500 Formato: Digital Autor: Eduardo Corrêa Gonçalves |
5. Meu Primeiro Livro de SAS
![]() |
Este livro apresenta os principais conceitos e técnicas para o desenvolvimento de programas de alto desempenho na linguagem SAS – a poderosa linguagem de programação utilizada no sistema SAS. O trabalho está dividido em seis capítulos: (i) Muito Prazer, Sistema SAS; (ii) Introdução à Linguagem SAS; (iii) Trabalhando com Bases de Dados no Formato Texto; (iv) Transformação de Dados no Passo DATA; (v) Introdução às PROCS do Base SAS; (vi) Programação Avançada. |
Número de páginas: 170 Edição: 1 (2019) ISBN: 9786590009517 Formato: Digital Autor: Eduardo Corrêa Gonçalves |
6. Amostragem: Teoria e Prática Usando R
Este é um livro escrito para apoiar a aprendizagem de Amostragem. Nosso objetivo principal é orientar um leitor no caminho para aprender os conceitos, as principais ideias e a usar as ferramentas de amostragem para resolver problemas. | |
Edição: 1 (2020) ISBN: 9 Formato: Digital Autor: Pedro Luís do Nascimento Silva, Zélia Magalhães Bianchini, Antonio José Ribeiro Dias |
A ENCE vem mantendo remotamente as atividades de ensino, pesquisa, treinamento, capacitação e gestão, durante o período de isolamento social para prevenção do novo coronavírus.
Isso tem sido possível graças ao empenho e trabalho de excelência de todos os gestores, docentes e servidores da Escola, aliado a um aparato tecnológico, traduzido em plataformas, serviços e aplicativos como VPN, Moodle, WEBEX e Microsoft Teams, disponibilizado pelo IBGE.
Desde 20 março, quando todas as atividades presenciais foram suspensas na ENCE, diversas medidas foram tomadas pela direção da Escola, de forma a mitigar os impactos da pandemia em nossas atividades.
Neste período, diversas reuniões de trabalho têm sido realizadas para tratar de questões associadas ao modo remoto do ensino, da capacitação/treinamento, das atividades científicas e da gestão.
As aulas, em todos os níveis de ensino - graduação, especialização, mestrado e doutorado - foram retomadas desde o dia 11 de maio na forma remota e síncrona, deste modo resguardando a segurança de todos e reduzindo o impacto da pandemia no calendário acadêmico e na vida profissional futura dos alunos. Os docentes têm utilizado, em suas aulas síncronas, diversas soluções tecnológicas garantindo, assim, a qualidade dos cursos e a acessibilidade dos alunos. Esta é uma nova experiência que os discentes estão vivenciando ao participar das aulas, a partir de suas casas, através de computadores e celulares utilizando tecnologias de informação e comunicação.
Nos seminários e nas defesas de TCC, monografia, dissertações, qualificações e teses, assim como em outras atividades, foram adotadas soluções tecnológicas que têm permitido a realização desses eventos na forma online.
No que diz respeito à capacitação e ao treinamento, têm sido realizadas diversas atividades e desenvolvidos diversos projetos para atender às demandas estratégicas do IBGE como, por exemplo, o treinamento da PNAD-COVID 19 e da PNAD-C.
Todas estas atividades e ações traduzem, de forma inequívoca, o compromisso da ENCE na formação de recursos humanos, com a sociedade e como centro de promoção e avanço do conhecimento em suas áreas de atuação, desta forma contribuindo para a redução das desigualdades e o desenvolvimento do país.
A ENCE abrirá pré-inscrições para o curso gratuito “A integração das Informações Estatística e Geoespacial e seus benefícios para a sociedade”. O formulário para se inscrever ficará disponível das 9h de 16/04 até as 9h de 17/04. Serão 10 vagas e a ordem de pré-inscrição é um dos critérios de desempate.
Leia mais...Lista nominal de convocados para pesquisador do CPNU publicada em 07/03. Provas didáticas realizadas em 13 e 14/03 (Estatística) e em 18/03 (Geografia e Demografia). Resultados definitivos das provas didáticas publicados em 23/03. Saiba mais aqui.
Intitulada: "Transição energética e seus efeitos na economia do Rio de Janeiro: Uma
análise insumo-produto a partir de cenários de desenvolvimento", no dia 25 de abril de 2025, às 14h00m, na sala 306 (auditório) e também por videoconferência.
Intitulada: "Um indicador de desigualdade de renda mais apropriado a um quadro de financeirização da economia: um limite inferior para o real índice de Gini do rendimento domiciliar per capita", no dia 10 de abril de 2025, às 15h00m, por videoconferência.
Leia mais...