Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestre em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1996), licenciada em matemática pela Universidade Federal Fluminense (1993).
Pesquisadora da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, onde exerce a função de professora na Escola Nacional de Ciências Estatísticas ENCE/IBGE. e professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas do CEFET-RJ. Mais...
Áreas de Pesquisa: Teoria dos Grafos, Teoria Espectral dos Grafos e Otimização Combinatória.
Publicações mais recentes:
DE LIMA, L.S. ; MOHAMMADIAN, A. ; OLIVEIRA, C.S. . On integral graphs with at most two vertices of degree larger than two. Linear Algebra and Its Applications, v. 584, p. 164-184, 2020.
ABREU, N. M. M. ; Justel, C. M. ; MARKENZON, L. ; OLIVEIRA, C. S. ; WAGA, C. F. E. M. . Block-indifference graphs: Characterization, structural and spectral properties. DISCRETE APPLIED MATHEMATICS, v. 269, p. 60-67, 2019.
GRIJÓ, RODRIGO ; DE LIMA, LEONARDO ; OLIVEIRA, CARLA ; PORTO, GUILHERME ; TREVISAN, VILMAR . Nordhaus-Gaddum type inequalities for the two largest Laplacian eigenvalues. Discrete Applied Mathematics, v. xx, p. xx, 2019.
![]() |
Pareamento de Dados, Direitos Humanos e Métodos de Pesquisa |
_____________________________________________________________________________________________________
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Teoria dos Grafos, Teoria Espectral dos Grafos e Otimização Combinatória |
Probabilidade e Estatística, Modelos Analíticos e de Simulação, Geoestatística e Análise de Dados |
Probabilidade e Estatística: Análise de Dados Amostrais, Estatísticas Públicas, Métodos de Pesquisas, Estimação em Pequenas Áreas e Análise de Séries Temporais de Pesquisas Amostrais |
Cluster analysis, Metaheuristics, Heuristics, Euclidean Steiner Problem |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Metaheurísticas, Programação Inteira, Otimização Combinatória, Programação Não Diferenciável e Suavização, Análise de Algoritmos, Análise de Agrupamentos e Amostragem |
Torres de Corpos de Funções Algébricas sobre Corpos Finitos e Curvas Maximais |
Redução de Dimensionalidade, Aplicação de Difusão, Clusterização, Reconhecimento e Reconstrução de Sinais |
Estatística, Amostragem, Análise de Dados, Estimação para pequenas áreas, Análise Multivariada e Estatísticas Públicas |
Doutora em População, Território e Estatísticas Públicas e mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, ambos pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas, com doutorado sanduiche na University of Wollongong, Austrália. Bacharel em estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
Professora nos programas de graduação e pós-graduação da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE; pesquisadora nos grupos de pesquisas "DHPJS - Direitos Humanos, Poder Judiciário e Sociedade" e "CAST - Computational Agriculture Statistics Laboratory". Mais...
Áreas de Pesquisa: Pareamento de Dados, Direitos Humanos e Métodos de Pesquisa.
Publicações mais recentes:
Chambers, Ray; Salvati, Nicola; Fabrizi, Enrico; Da Silva, Andrea Diniz. Domain estimation under informative linkage. Statistical Theory and Related Fields. , v.1, p.1 - 13, 2019.
CHAMBERS, R.; SILVA, A. D. Improved secondary analysis of linked data: a framework and an illustration. Journal of The Royal Statistical Society Series A-Statistics In Society. , v.1, p.1 - 1, 2019.
Da Silva, Andréa Diniz; De Freitas, Marcos Paulo Soares; Pessoa, Djalma Galvão Carneiro. Assessing coverage of the 2010 Brazilian Census. Statistical Journal of the IAOS. , v.31, p.215 - 225, 2015.
Fundado pelo professor Leslie Kish em 1961, o Programa de Amostragem é dedicado ao treinamento de estatísticos em métodos de amostragem aplicados a diversos desenhos amostrais complexos. Desde a sua criação, o Programa de Amostragem treinou centenas de participantes de mais de 100 países.
O Programa tem duração de oito semanas, de 01 de junho a 31 de julho de 2020, e abrange princípios e prática da amostragem, análise de dados amostrais complexos e a aplicação de métodos de amostragem sob diversos cenários, por meio de três cursos:
• Métodos de Amostragem
• Análise de Dados Amostrais Complexos
• Workshop de Técnicas de Amostragem
Os cursos são conduzidos por professores e pesquisadores do Survey Research Center e instrutores convidados e abrangem tópicos que vão desde métodos tradicionais de amostragem e análise de dados amostrais até métodos de ponta, incluindo o uso de aprendizado de máquina e big data e métodos de amostragem não probabilística.
A inscrição on-line em http://www.si.isr.umich.edu
visite http://www.si.isr.umich.edu/spss
Bolsas de estudo disponíveis para concorrência
Núcleo de Pesquisas da ENCE
As atividades de extensão constituem parte integrante do ensino e da pesquisa numa instituição de ensino superior. De acordo com o Art. 3, capítulo 1 da Resolução CNE/CES 7/2018, "A Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa".
Os projetos de extensão ativos da ENCE estão listados a seguir. Veja informações mais completas na última edição do Catálogo de Projetos.
Os alunos de graduação do projeto de extensão da ENCE fazem vídeos e posts de Pré-Cálculo e de Cálculo I para serem publicados no YouTube e no Instagram. O objetivo é tentar diminuir a evasão nas universidades nos primeiros períodos, e também fazer com que os alunos se sintam mais acolhidos, aprendendo Cálculo com aulas sendo ministradas por alunos de graduação.
Coordenação:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
.
Este projeto tem como objetivo oferecer aos alunos da ENCE uma experiência prática e enriquecedora na manipulação de microdados do IBGE, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades na área de estatísticas. Busca-se fornecer tutoriais, materiais e códigos, bem como gerar produtos de fácil acesso. Com foco na demonstração e replicação de resultados de tabulações do Sidra, o projeto visa desenvolver habilidades práticas na análise e interpretação de dados estatísticos.
Coordenação:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
. Demais docentes:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
.
O projeto tem como objetivo estabelecer uma parceria com o IBGEeduca para que alunos e professores da ENCE colaborem na construção de materiais para promover a educação estatística. Além de criar ações junto às escolas municipais do entorno da ENCE para promover e divulgar o conhecimento estatístico. Uma das ações criada foi o evento Ence de Portas Abertas que recebe a comunidade externa na ENCE para divulgação de nossos saberes bem como a nossa instituição.
Coordenação:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
. Demais docentes:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
,
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
.
O projeto é uma iniciativa voltada para capacitar alunos e professores da Escola Municipal Orlando Villas Boas (EMOVB) no uso de ferramentas computacionais aplicadas à educação. O projeto oferece minicursos semestrais, ensinando programação e análise de dados por meio do software R, com foco em visualização de dados e estatística aplicada. Desde 2023 o projeto tem promovido o uso de ferramentas modernas para estatística e visualização de dados. Os minicursos são ministrados por alunos da ENCE, que atuam como instrutores e tutores, desenvolvendo habilidades pedagógicas e colaborando ativamente com a formação de jovens e profissionais da comunidade.
Coordenação:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
.
O grupo Rio em Dados foi criado durante a pandemia do coronavírus, sendo formado por alunos, ex-alunos e professores do curso de graduação em estatística da ENCE e dos cursos de graduação e pós-graduação em estatística da UFRJ. Os temas abordados foram expandidos e o sucesso do grupo impulsionou a criação deste projeto de extensão, que busca utilizar as redes sociais para levar informação de qualidade e de fácil entendimento para as pessoas.
Coordenação:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
. Demais docentes:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
,
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
, Rafael Chaves Vasconcelos Barreto.
Tomando como ponto de partida a dificuldade inerente à disciplina de matemática no ambiente escolar, o projeto propõe atividades em formato de oficinas onde estudantes da ENCE, sob supervisão de docentes, dialogam sobre suas experiências e partilham dúvidas de estudantes do 9º ano da Escola Municipal Orlando Villas Boas (EMOVB). A dinâmica tem como objetivo aprimorar a apresentação dos conceitos básicos de matemática através de exemplos do cotidiano. As atividades também desmistificam o acesso ao ensino público superior.
Coordenação:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
. Demais docentes:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
,
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oferece 351 vagas de estágio com bolsas de até R$ 1.125,69. Há oportunidades para 26 cursos de ensino superior, incluindo Estatística, no Rio de Janeiro e demais estados. As inscrições estão abertas até 1º de julho no portal do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Veja as informações completas na seção trabalhe conosco do Portal do IBGE e na matéria da Agência de Notícias IBGE.
Lista de convocados para prova didática de pesquisador do CPNU publicada em 07/03. Primeira convocação para provimento de vagas publicada em 08/05. Saiba mais aqui.
No dia 23/06, às 14h, por videoconferência. Cada docente que submeteu projeto fará uma breve apresentação do mesmo, para que estudantes da ENCE conheçam os temas e posteriormente possam manifestar interesse.
Leia mais...Com os palestrantes Paula Alves de Almeida e Dalmo Machado, no dia 23 de junho, às 16h, no Auditório - Sala 306.
Leia mais...