logotipo ence

 

Dia do Estatístico 2025
Encontro GENERIS
ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Lourival Ubaldo Câmara

Primeiro Diretor da Escola Brasileira de Estatística que em 29/05/1954 é transformada em Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE.

Lourival Câmara, nascido a 16 de maio de 1911, em São José, Estado de Santa Catarina, desde cedo, ainda acadêmico, dedicou-se ao magistério, nas cadeiras de Matemática e Português, vindo, posteriormente a ocupar, até os seus últimos dias, a de Estatística.

Iniciou os seus estudos em Florianópolis, onde fez o curso primário. Fez os cursos secundário e superior em Minas, tendo se formado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, de Passa Quatro. Nos Estados Unidos, concluiu os cursos de pós-graduação em Tecnologia de Amostragem e de Estatística do Trabalho.

Ingressou no IBGE em 1936, compondo o quadro de Estatísticos a partir de janeiro de 1938. Espírito empreendedor, organizado e pesquisador, muito colaborou no desenvolvimento estrutural da Instituição, culminando com o seu desempenho no cargo de Secretário Geral do então Conselho Nacional de Estatística.

Estudioso incansável da Estatística em seus vários campos, dedicou-se especificamente ao ensino da Tecnologia por Amostragem, ocupando a respectiva cadeira na Escola Nacional de Ciências Estatísticas, da qual foi o seu idealizador e realizador, dirigindo-a desde 1953, data da sua fundação, até 1961.

Publicou mais de 40 trabalhos estatísticos, destacando-se pela sua fundamental importância "Tecnologia por Amostragem", em três volumes, servindo o primeiro de livro-texto da cadeira homônima da ENCE.

Como homem de letras, conferencista invulgar e jornalista, entregou-se aos mais variados temas (Economia, Estatística, Sociologia etc.). A sua obra de estreia na análise sociológica do País - "Estrangeiros em Santa Catarina", foi editada em 1938 pela imprensa oficial do Estado. Entre 1929 e 1946 colaborou em diversos jornais de Florianópolis, destacando-se a sua atuação nos seguintes: "Diário da Tarde", "Dia e Noite", "A Pátria", "O Estado", "A Gazeta". A partir de 1948, passou a colaborar na "Revista Brasileira dos Municípios" e "Revista Brasileira de Estatística", do IBGE, divulgando trabalhos técnicos.

Em Santa Catarina, foi Diretor-Geral do Departamento Estadual de Estatística, quando reorganizou e criou serviços de estatística, cursos de aperfeiçoamento de Estatísticos, Estatísticos-Auxiliares e Cartógrafos. Representou o Estado em todos os setores em que se fazia presente a Estatística.

O nome de Lourival Câmara tornou-se mundialmente conhecido e respeitado por força da seriedade de seus trabalhos. Representou o Brasil em diversos congressos interamericanos e internacionais de Estatística (Bogotá, Montreal, Washington, Petrópolis etc.) e foi Membro titular das seguintes entidades: The Econometric Society, The American Statistical Association, The Inter American Statistical Institute, The Institute of Mathematical Statistica.

Deixa, pois, Lourival Câmara, uma extensa folha de serviços e dedicação à causa pública, especialmente ao Instituto Brasileiro de Estatística e à Escola Nacional de Ciências Estatísticas, dignos de serem imitados, já que os seus ensinamentos muito contribuíram para o elevado índice técnico dos nossos Estatísticos.

 

Fotos:       

 

Fonte: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/20/aeb_1993.pdf#page=5

 

SiSU 2026 aceitará notas das três últimas edições do Enem: saiba como será o ingresso para a graduação

Mudança amplia as possibilidades de participação e consideraremos a melhor média ponderada entre Enem 2023, 2024 e 2025. As orientações específicas serão divulgadas via edital.

Leia mais...

Novas ofertas na Escola Virtual IBGE sobre população e demografia

Por que a população muda ao longo do tempo? O que os dados sobre nascimentos, mortes e deslocamentos dizem sobre a sociedade em que vivemos? Essas são algumas das questões que orientam as duas novas ofertas de cursos da Escola Virtual IBGE.

Leia mais...

Seminário comemora 25 anos do NIEM e promove avaliação e perspectivas dos estudos migratórios

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM) completa 25 anos e realizará, em 27 de novembro, um seminário comemorativo na ENCE. A programação aborda avaliação e perspectivas da questão migratória, refletindo sobre trajetórias, desafios e caminhos futuros do campo.

Leia mais...

Refletir o Estado e Projetar Futuros no 7º Seminário NUPPAA 2025

Com prazo de submissão de resumo até 30 de novembro, o seminário amplia o diálogo entre pesquisa, políticas públicas e perspectivas para o desenvolvimento nacional.

Leia mais...

 

Seminários e Defesas

Seminários e defesas anteriores

Defesa de Monografia da Especialização de Ana Carolina Sanches da Matta Machado

intitulada BENEFÍCIOS SOCIOAMBIENTAIS DA SUBSTITUIÇÃO DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS POR ECO COPOS: ESTUDO DE CASO EM UMA CASA DE EVENTOS NA LAPA, RIO DE JANEIRO, BRASIL, em 23 de dezembro de 2025, às 10h30, por videoconferência.

Leia mais...

Defesa de Monografia da Especialização de Daniel Farias Gomes

intitulada A BAIXA RECICLABILIDADE DE ALGUMAS EMBALAGENS E O INCENTIVO ECONÔMICO ADEQUADO PARA OS CATADORES ATRAVÉS DO MÉTODO DE CUSTOS EVITADOS, em 22 de dezembro de 2025, às 16h, por videoconferência.

Leia mais...

Defesa de Monografia da Especialização de Maria Izaura Felipi Manço

intitulada:ENTRE EXPORTAÇÕES E CONTRADIÇÕES: REFLEXÕES SOBRE O SISTEMA MINAS-RIO À LUZ DO CONTEXTO NEOEXTRATIVISTA , em 11 de dezembro de 2025, às 09h00, na sala 306.

Leia mais...

Apresentação de Monografia da Graduação de Felipe Murta Dovales

Intitulada: “Previsão do Preço Diário da Ação BBAS3: Uma comparação entre modelos ARIMA, LightGBM e LSTM”, em 04/12/2025, às 17h30, na sala 306 da ENCE.

Leia mais...
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro