Primeiro Diretor da Escola Brasileira de Estatística que em 29/05/1954 é transformada em Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE.
Lourival Câmara, nascido a 16 de maio de 1911, em São José, Estado de Santa Catarina, desde cedo, ainda acadêmico, dedicou-se ao magistério, nas cadeiras de Matemática e Português, vindo, posteriormente a ocupar, até os seus últimos dias, a de Estatística.
Iniciou os seus estudos em Florianópolis, onde fez o curso primário. Fez os cursos secundário e superior em Minas, tendo se formado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, de Passa Quatro. Nos Estados Unidos, concluiu os cursos de pós-graduação em Tecnologia de Amostragem e de Estatística do Trabalho.
Ingressou no IBGE em 1936, compondo o quadro de Estatísticos a partir de janeiro de 1938. Espírito empreendedor, organizado e pesquisador, muito colaborou no desenvolvimento estrutural da Instituição, culminando com o seu desempenho no cargo de Secretário Geral do então Conselho Nacional de Estatística.
Estudioso incansável da Estatística em seus vários campos, dedicou-se especificamente ao ensino da Tecnologia por Amostragem, ocupando a respectiva cadeira na Escola Nacional de Ciências Estatísticas, da qual foi o seu idealizador e realizador, dirigindo-a desde 1953, data da sua fundação, até 1961.
Publicou mais de 40 trabalhos estatísticos, destacando-se pela sua fundamental importância "Tecnologia por Amostragem", em três volumes, servindo o primeiro de livro-texto da cadeira homônima da ENCE.
Como homem de letras, conferencista invulgar e jornalista, entregou-se aos mais variados temas (Economia, Estatística, Sociologia etc.). A sua obra de estreia na análise sociológica do País - "Estrangeiros em Santa Catarina", foi editada em 1938 pela imprensa oficial do Estado. Entre 1929 e 1946 colaborou em diversos jornais de Florianópolis, destacando-se a sua atuação nos seguintes: "Diário da Tarde", "Dia e Noite", "A Pátria", "O Estado", "A Gazeta". A partir de 1948, passou a colaborar na "Revista Brasileira dos Municípios" e "Revista Brasileira de Estatística", do IBGE, divulgando trabalhos técnicos.
Em Santa Catarina, foi Diretor-Geral do Departamento Estadual de Estatística, quando reorganizou e criou serviços de estatística, cursos de aperfeiçoamento de Estatísticos, Estatísticos-Auxiliares e Cartógrafos. Representou o Estado em todos os setores em que se fazia presente a Estatística.
O nome de Lourival Câmara tornou-se mundialmente conhecido e respeitado por força da seriedade de seus trabalhos. Representou o Brasil em diversos congressos interamericanos e internacionais de Estatística (Bogotá, Montreal, Washington, Petrópolis etc.) e foi Membro titular das seguintes entidades: The Econometric Society, The American Statistical Association, The Inter American Statistical Institute, The Institute of Mathematical Statistica.
Deixa, pois, Lourival Câmara, uma extensa folha de serviços e dedicação à causa pública, especialmente ao Instituto Brasileiro de Estatística e à Escola Nacional de Ciências Estatísticas, dignos de serem imitados, já que os seus ensinamentos muito contribuíram para o elevado índice técnico dos nossos Estatísticos.
Fotos:
Fonte: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/20/aeb_1993.pdf#page=5
A ENCE abrirá pré-inscrições para o curso gratuito “A integração das Informações Estatística e Geoespacial e seus benefícios para a sociedade”. O formulário para se inscrever ficará disponível das 9h de 16/04 até as 9h de 17/04. Serão 10 vagas e a ordem de pré-inscrição é um dos critérios de desempate.
Leia mais...Lista nominal de convocados para pesquisador do CPNU publicada em 07/03. Provas didáticas realizadas em 13 e 14/03 (Estatística) e em 18/03 (Geografia e Demografia). Resultados definitivos das provas didáticas publicados em 23/03. Saiba mais aqui.
Intitulada: "Transição energética e seus efeitos na economia do Rio de Janeiro: Uma
análise insumo-produto a partir de cenários de desenvolvimento", no dia 25 de abril de 2025, às 14h00m, na sala 306 (auditório) e também por videoconferência.
Intitulada: "Um indicador de desigualdade de renda mais apropriado a um quadro de financeirização da economia: um limite inferior para o real índice de Gini do rendimento domiciliar per capita", no dia 10 de abril de 2025, às 15h00m, por videoconferência.
Leia mais...