29/12/2025
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE), através da Gerência de Registro e Controle (GRC), informa aos interessados em ingressar na instituição por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que, a partir da edição de 2026, o Sistema aceitará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023, 2024 e 2025, utilizando aquela que resultar na melhor média ponderada conforme a opção de curso do candidato. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) no Edital nº 22/2025; o documento completo está disponível na página do SiSU, no Portal de Acesso Único do MEC.
No âmbito institucional, informamos que o termo de adesão ao SiSU 2026 já foi assinado e que a comissão responsável já deliberou as diretrizes de ingresso. Já estando concluídos os trâmites de validação interna e de consolidação procedimental, conforme as etapas previstas no SiSU Gestão, incluindo o encerramento da ocupação de vagas da edição anterior.
A instituição manterá, por ora, os pesos atualmente vigentes na seleção do curso de graduação e preservará o formato de ações afirmativas aplicado na última edição, salvo atualização normativa. As regras completas, com a consolidação dos critérios e procedimentos adotados pela ENCE/IBGE para o SiSU 2026, serão formalizadas e publicadas no edital institucional, que reunirá todas as informações oficiais para os candidatos.
O MEC reafirma a autonomia institucional para disciplinar situações que exigem análise cuidadosa. Com base nessa orientação, estabelecemos parâmetros para temas específicos — como reingresso de ex-alunos e de estudantes jubilados e critérios de eventual aproveitamento de estudos — sempre em conformidade com as normas do SiSU e a legislação aplicável. Esses encaminhamentos, bem como eventuais requisitos e condições adicionais, constarão expressamente do edital.
Informações complementares sobre critérios de classificação, documentação, prazos e demais requisitos aplicáveis aos candidatos no âmbito da ENCE/IBGE serão divulgadas oportunamente no edital a ser publicado no site institucional, após a conclusão da validação interna dos procedimentos.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação (MEC).