logotipo ence

 

Dia do Estatístico 2025
Encontro GENERIS
ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Disertação de Bianca Tiemi Morais Matsui

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

 Defesa de Dissertação de Mestrado

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada: Fluxos de turismo doméstico no Brasil e sua relação com o espaço geográfico

Aluna: Bianca Tiemi Morais Matsui

Data: 08 de abril de 2022 – Sexta-Feira

Horário: 14h00m

Local: Por videoconferência

Resumo: O setor do turismo vem se destacando pelo seu potencial econômico, impactando especialmente a economia regional, pois além de necessitar de atividades tradicionais primárias e secundárias, oferece atrativos históricos, naturais e culturais. Consequentemente, turistas internacionais e nacionais contribuem para a injeção de renda em uma economia regional. O montante gasto referente aos turistas domésticos no Brasil equivale a $75,7 bilhões em 2019 e $48,8 bilhões em 2020, enquanto o gasto internacional foi de apenas $4,8 bilhões e $2,9 bilhões, respectivamente. Assim, devido a relevância do fluxo doméstico, o seu estudo é fundamental para orientar as políticas públicas de forma eficiente, com o propósito de impulsionar ainda mais o desenvolvimento do turismo no Brasil. A presente dissertação tem como objetivo propor uma metodologia para verificar se existe associação entre os fluxos turísticos e o espaço geográfico, buscando avaliar o padrão espacial e o comportamento do turismo doméstico no Brasil, em especial nos fluxos regionais. Para esta finalidade, foi elaborado índices de movimentação do turismo doméstico com técnicas do Escalonamento Multidimensional, com os dados provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, baseado no suplemento Turismo do ano de 2019. Os resultados obtidos através do índice de movimentação, apontam que o fluxo turístico ocorre na mesma região de residência do turista, caracterizando fortemente o turismo regional. Para além das fronteiras regionais, o Distrito Federal se destacou por ser alvo principalmente dos turistas da região Norte e Nordeste.

Palavras-chave: Turismo doméstico, Índice de Movimentação, Escalonamento Multidimensional.

Banca examinadora:

Dr. Gustavo da Silva Ferreira (ENCE/IBGE) - Orientador

Dr. César Augusto Marques da Silva (ENCE/IBGE)

Dr. Anderson Castro Soares de Oliveira (UFMT)

 

Coordenação de Pós-Graduação

 

 

IBGE abre vagas de estágio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oferece 351 vagas de estágio com bolsas de até R$ 1.125,69. Há oportunidades para 26 cursos de ensino superior, incluindo Estatística, no Rio de Janeiro e demais estados. As inscrições estão abertas até 1º de julho no portal do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Veja as informações completas na seção trabalhe conosco do Portal do IBGE e na matéria da Agência de Notícias IBGE.

Convocação para pesquisador da ENCE

Lista de convocados para prova didática de pesquisador do CPNU publicada em 07/03. Primeira convocação para provimento de vagas publicada em 08/05. Saiba mais aqui.

Últimos dias de inscrições para curso EAD da ENCE sobre Sidra (até 27/06) 

Inscrições para reingresso e transferência externa (de 16 a 30/06)

ENCE oferece cursos EAD de demografia

Evento do Dia do Estatístico 2025 (gravações disponíveis) 

4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho (gravações disponíveis) 

Aulas inaugurais da pós-graduação (gravações disponíveis)

 

 

Seminários e Defesas

Seminários e defesas anteriores

Seminário ENCE: Migração no Brasil a partir de uma perspectiva cinedemográfica e Amostragem em pesquisa clínica: aplicações nos diferentes contextos

Com os palestrantes Paula Alves de Almeida e Dalmo Machado, no dia 23 de junho, às 16h, no Auditório - Sala 306.

Leia mais...

Seminário de Iniciação Científica: "Desafios e Estratégias para Inferência com Amostras Não Probabilísticas"

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra de Maurício Franca Lila - ENCE/IBGE, no dia 16 de junho  de 2025, às 14h30min, com transmissão via Microsoft Teams.

Leia mais...
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro