ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
Defesa de Dissertação de Mestrado
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada: “Fluxos de turismo doméstico no Brasil e sua relação com o espaço geográfico”
Aluna: Bianca Tiemi Morais Matsui
Data: 08 de abril de 2022 – Sexta-Feira
Horário: 14h00m
Local: Por videoconferência
Resumo: O setor do turismo vem se destacando pelo seu potencial econômico, impactando especialmente a economia regional, pois além de necessitar de atividades tradicionais primárias e secundárias, oferece atrativos históricos, naturais e culturais. Consequentemente, turistas internacionais e nacionais contribuem para a injeção de renda em uma economia regional. O montante gasto referente aos turistas domésticos no Brasil equivale a $75,7 bilhões em 2019 e $48,8 bilhões em 2020, enquanto o gasto internacional foi de apenas $4,8 bilhões e $2,9 bilhões, respectivamente. Assim, devido a relevância do fluxo doméstico, o seu estudo é fundamental para orientar as políticas públicas de forma eficiente, com o propósito de impulsionar ainda mais o desenvolvimento do turismo no Brasil. A presente dissertação tem como objetivo propor uma metodologia para verificar se existe associação entre os fluxos turísticos e o espaço geográfico, buscando avaliar o padrão espacial e o comportamento do turismo doméstico no Brasil, em especial nos fluxos regionais. Para esta finalidade, foi elaborado índices de movimentação do turismo doméstico com técnicas do Escalonamento Multidimensional, com os dados provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, baseado no suplemento Turismo do ano de 2019. Os resultados obtidos através do índice de movimentação, apontam que o fluxo turístico ocorre na mesma região de residência do turista, caracterizando fortemente o turismo regional. Para além das fronteiras regionais, o Distrito Federal se destacou por ser alvo principalmente dos turistas da região Norte e Nordeste.
Palavras-chave: Turismo doméstico, Índice de Movimentação, Escalonamento Multidimensional.
Dr. Gustavo da Silva Ferreira (ENCE/IBGE) - Orientador
Dr. César Augusto Marques da Silva (ENCE/IBGE)
Dr. Anderson Castro Soares de Oliveira (UFMT)
O nosso Núcleo de Pesquisas realiza, no dia 30 de outubro, às 14h, o seminário com a Profa. Sugnet Lubbe, da Universidade de Stellenbosch (África do Sul). A pesquisadora apresentará novas abordagens para representar dados multidimensionais por meio do pacote biplotEZ, uma ferramenta do R voltada à visualização intuitiva de grandes conjuntos de dados.
Leia mais...De 3 a 7 de novembro, a Semana de Iniciação Científica da Ence (SEMIC 2025) convida estudantes e professores a uma imersão no universo da pesquisa e da experimentação.
Leia mais...intitulada: “Tipologias Municipais como Instrumento de Avaliação: confrontando padrões de despesa e indicadores de qualidade de vida no Brasil” no dia 30 de outubro de 2025, às 14h, na Sala 207.
Leia mais...A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra de Adriane Portela - ICMC-USP, no dia 20 de outubro de 2025, às 14h30, com transmissão via Microsoft Teams.
Leia mais...