logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Disertação de Bianca Tiemi Morais Matsui

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

 Defesa de Dissertação de Mestrado

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada: Fluxos de turismo doméstico no Brasil e sua relação com o espaço geográfico

Aluna: Bianca Tiemi Morais Matsui

Data: 08 de abril de 2022 – Sexta-Feira

Horário: 14h00m

Local: Por videoconferência

Resumo: O setor do turismo vem se destacando pelo seu potencial econômico, impactando especialmente a economia regional, pois além de necessitar de atividades tradicionais primárias e secundárias, oferece atrativos históricos, naturais e culturais. Consequentemente, turistas internacionais e nacionais contribuem para a injeção de renda em uma economia regional. O montante gasto referente aos turistas domésticos no Brasil equivale a $75,7 bilhões em 2019 e $48,8 bilhões em 2020, enquanto o gasto internacional foi de apenas $4,8 bilhões e $2,9 bilhões, respectivamente. Assim, devido a relevância do fluxo doméstico, o seu estudo é fundamental para orientar as políticas públicas de forma eficiente, com o propósito de impulsionar ainda mais o desenvolvimento do turismo no Brasil. A presente dissertação tem como objetivo propor uma metodologia para verificar se existe associação entre os fluxos turísticos e o espaço geográfico, buscando avaliar o padrão espacial e o comportamento do turismo doméstico no Brasil, em especial nos fluxos regionais. Para esta finalidade, foi elaborado índices de movimentação do turismo doméstico com técnicas do Escalonamento Multidimensional, com os dados provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, baseado no suplemento Turismo do ano de 2019. Os resultados obtidos através do índice de movimentação, apontam que o fluxo turístico ocorre na mesma região de residência do turista, caracterizando fortemente o turismo regional. Para além das fronteiras regionais, o Distrito Federal se destacou por ser alvo principalmente dos turistas da região Norte e Nordeste.

Palavras-chave: Turismo doméstico, Índice de Movimentação, Escalonamento Multidimensional.

Banca examinadora:

Dr. Gustavo da Silva Ferreira (ENCE/IBGE) - Orientador

Dr. César Augusto Marques da Silva (ENCE/IBGE)

Dr. Anderson Castro Soares de Oliveira (UFMT)

 

Coordenação de Pós-Graduação

 

 

Ressarcimento da taxa de inscrição - Processos seletivos do mestrado da ENCE, 2000 e 2001

Por determinação da Justiça Federal, o IBGE fará o ressarcimento do valor pago como taxa de inscrição nos processos seletivos 2000 e 2001 do mestrado da ENCE.

Leia mais...

Webinários gratuitos do Hub Regional para Big Data discutirão experimentos com dados alternativos

O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil realizará uma série de webinários para apresentar experiências de utilização de fontes de dados alternativos na produção de indicadores confiáveis.

Leia mais...

 

Seminários e Defesas

Seminários e defesas anteriores

Seminário ENCE - Conflitos Ambientais e Saúde no Brasil: um panorama a partir do Mapa de Conflitos

Com o palestrante Diogo Ferreira da Rocha, no dia 1º de abril, às 16h, por videoconferência.

Leia mais...

Qualificação de Tese de Doutorado de Matheus Fernandes Mendonça

intitulada “Uma Década de Violência: Análise Exploratória e Circunstancial dos Registros de Homicídios ocorridos no Município de Ribeirão das Neves entre 2012 e 2022”, no dia 26 de março de 2024, às 9h, por videoconferência.

Leia mais...
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro