logotipo ence

Cursos abertos

IBGE abre inscrições para curso EAD para gestores e técnicos municipais e estaduais

Em uma iniciativa inovadora, o IBGE disponibiliza, a partir de 1º de julho, uma série de cursos EaD voltados para o público externo com o objetivo de multiplicar as informações estatísticas públicas que fomentam o debate sobre os problemas, demandas e prioridades da sociedade brasileira.

O primeiro curso, “O papel do IBGE e a importância do Censo Demográfico”, terá a duração de 20 horas e é parte do *Programa Censo Demográfico para a gestão pública*, produzido em parceria com o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR), da Universidade Federal de Goiás (UFG). As inscrições estarão abertas de 10 a 21 de junho, neste link: https://eadmin.ciar.ufg.br. Os participantes terão três semanas para concluir o curso e receberão um certificado após a conclusão, caso apresentem aproveitamento acima de 70%.

Serão 500 vagas, voltadas preferencialmente para gestores e técnicos da administração pública municipal e estadual (sendo 40 vagas reservadas somente para o Rio Grande do Sul); servidores da rede capilarizada do IBGE; universitários (professores, estudantes e pesquisadores); e integrantes de movimentos sociais. Caso haja mais interessados que não consigam fazer o curso em razão do preenchimento das vagas, será criada uma lista de espera para novas turmas. A relação com os nomes dos inscritos será divulgada dia 26 de junho, nesta página.

O Programa ainda contará com três outros cursos, todos EaD, com a duração de 30 horas: Conceitos e aplicações do Censo Demográfico para o desenvolvimento econômico; Conceitos e aplicações do Censo Demográfico para políticas públicas; Conceitos e Aplicações do Censo Demográfico para o desenvolvimento sustentável.

Os participantes que fizerem os quatro cursos com bom aproveitamento (acima de 70%) poderão se inscrever para a seleção para a “Oficina prática de formação de multiplicadores: elaboração de políticas públicas com base em dados do IBGE”. A oficina será remota síncrona e terá a duração de 32 horas.

Além destes, outros cursos serão ofertados a partir do segundo semestre, com temáticas relacionadas às áreas de demografia, estatística e geografia.

As informações serão divulgadas nesta página.

SINGED

Página em construção

Apresentação

Página em construção

Ciência de Dados, Big Data e Inteligência Artificial (CDBDIA)

Introdução à Ciência de Dados

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas está abrindo inscrições para o curso de extensão Introdução à Ciência de Dados, turma de 2024. Os pedidos de inscrição serão recebidos até o dia 05 de maio de 2024.

Com carga horária de 45 horas, o curso terá início em 21 de maio com duração de sete semanas. Inclui atividades remotas síncronas (aulas e debates) às terças e sextas, das 10 às 12h, e atividades assíncronas (leitura e pesquisa).

Resultado final da seleção aqui

Informações sobre o curso podem ser vistas aqui

Inscrição:

Enviar para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , até 05/05/2024, cópias dos seguintes documentos:

  • Ficha de Cadastro Preenchida;
  • Documento oficial de identidade com foto;
  • CPF, caso o número não conste do documento de identidade; e
  • Comprovante de conclusão do curso de graduação (diploma ou certificado de conclusão).

Observações: Os documentos acima devem ser enviados em um único arquivo em formato PDF, com seu nome completo com o nome do arquivo, sem acentos ou qualquer caracter especial. Esclarecemos que o arquivo não pode, de forma alguma, ultrapassar 25Mb, e todos os documentos inseridos têm que estar perfeitamente legíveis.

Comunicações: O candidato receberá e-mail confirmando o recebimento de sua inscrição em até dois dias úteis após o envio. A comunicação das inscrições aceitas será feita por e-mail, até o dia 16 de maio de 2024.

Ciência de Dados, Big Data e Inteligência Artificial (CDBDIA)

O curso Introdução à Ciência de Dados integra a trilha de aprendizagem Ciência de Dados, Big Data e Inteligência Artificial (CBDIA), projeto da ENCE/IBGE que irá oferecer outros cursos dentro dessa temática. Os três próximos devem abordar os temas big data e estatísticas públicas, inteligência artificial para políticas públicas e confidencialidade da informação. Mais informações em breve.

Experimento com dados de COVID é tema de webinário do Hub Regional para Big Data

O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil está realizando uma série de três webinários para apresentar experiências de utilização de fontes de dados alternativos na produção de indicadores confiáveis. O próximo seminário será em 19 de abril, às 13h, e abordará um experimento que tentou corrigir o viés presente na estimativa de casos de COVID-19 na população brasileira a partir do registro administrativo de testes publicados pelo Ministério da Saúde. O palestrante será João Gabriel Malaguti Sobrinho, doutorando da ENCE.

O evento será transmitido em português, inglês e espanhol. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para participar, basta se inscrever no link https://forms.gle/B4jMVBzxZFsSmXKX8.

Fontes alternativas para estatísticas públicas  

O uso de fontes de dados alternativos para gerar estatísticas públicas precisas tem recebido uma atenção crescente da comunidade acadêmica e dos institutos de estatística. Experimentos vêm sendo realizados para viabilizar a produção de estatística, reduzindo distorções causadas por fatores como a autosseleção ou a subcobertura. 

O primeiro webinário da série foi realizado em 15 de março e está disponível na página do Hub. O palestrante Thiago de Oliveira Meireles, doutorando da USP, falou sobre a ponderação de uma amostra não probabilística para estimar indicadores de qualidade de internet para escolas brasileiras. O terceiro e último seminário ocorrerá em 17 de maio. Luciene Maria Torquato Cerqueira Batista, doutoranda da UFPE, detalhará o experimento que utilizou algoritmos de raspagem de dados para realizar amostragem e inferência de preços do comércio virtual de telefones celulares. 

ENCE coordena Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil  

Fruto de uma parceria entre o IBGE e a Divisão de Estatísticas da ONU, o Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil (https://hub.ibge.gov.br) foi lançado em novembro de 2021 na XI Conferência Estatística das Américas, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal). O Hub está hospedado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), braço acadêmico do IBGE, que coordena os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional.

O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço no uso de big data para melhorar a produção de estatísticas oficiais, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras na América Latina e Caribe. Além do Brasil, outros quatro países também integram a iniciativa como sedes de hubs regionais ou global: Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Ruanda e China.

Atividade Inaugural da Pós-graduação Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território da ENCE

A Ence tem o prazer de convidar para a atividade inaugural de 2024 do curso de pós-graduação em Análise Ambiental e Gestão do Território.

Leia mais...

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro