logotipo ence

APRIM

Aprimorando o Planejamento Municipal: Normativas e Indicadores

Planejamento é uma atividade fundamental no setor público. A alocação de recursos orçamentários, de pessoal e de equipamentos públicos precisa ser adequadamente dimensionada para que os serviços e políticas públicas cumpram seus objetivos. Nesse sentido, a trilha “Aprimorando o Planejamento Municipal”, desenvolvida pelo CIAR/UFG para o projeto Inteligência Artificial e Políticas Públicas – parceria Cepasp/UFG, Nepp/Unicamp e Ence/IBGE –, contribui para fortalecer a capacidade de planejamento ao nível municipal, nas diversas áreas setoriais das políticas pública, como Habitação, Educação, Economia e Saúde, para citar algumas delas.

Para cada área programática de governo há um módulo autoinstrucional em que são apresentadas a legislação e as normativas básicas que regulamentam as responsabilidades dos entes federativos na coordenação, financiamento e operação dos serviços e programas públicos concernentes. Cada módulo também traz os indicadores para diagnóstico municipal para conhecer melhor as fragilidades e potencialidades da situação social, econômica e ambiental do município.

Compõe a trilha dos seguintes módulos autoinstrucionais:

  1. Saúde: Normativas e Indicadores
  2. Educação: Normativas e Indicadores
  3. Assistência Social: Normativas e Indicadores
  4. Demografia: Tendências e Indicadores
  5. Habitação: Normativas e Indicadores
  6. Meio Ambiente: Normativas e Indicadores
  7. Segurança Pública: Normativas e Indicadores
  8. Infraestrutura: Normativas e Indicadores
  9. Mercado de Trabalho: Normativas e Indicadores
  10. Finanças Públicas: Normativas e Indicadores

Oferta

Estes cursos autoinstrucionais começam a ser oferecidos a partir de agosto de 2024, com turmas abertas para inscrição em breve.

CEPLAM

Censo Demográfico e o Planejamento Municipal

As estatísticas produzidas nos censos demográficos têm grande utilidade para a gestão municipal. Elas colaboram para aprimorar as políticas públicas, identificar vocações para o desenvolvimento local e planejar ações e programas no campo do meio-ambiente.

A trilha Censo Demográfico e o Planejamento Municipal reúne um conjunto de cursos que tratam desses temas, em linguagem direta e objetiva, voltadas para que técnicos e gestores municipais possam usar com maior facilidade e profundidade as informações dos Censos Demográficos e outras pesquisas.

Ela é composta dos seguintes cursos autoinstrucionais:

1. O papel do IBGE e a importância do Censo Demográfico
2. Conceitos e aplicações do Censo Demográfico em políticas públicas
3. Conceitos e aplicações do Censo Demográfico para o desenvolvimento econômico
4. Conceitos e Aplicações do Censo Demográfico para o desenvolvimento sustentável

Oferta

Estes cursos autoinstrucionais começaram a ser oferecidos em julho de 2024, para amplas turmas, com inscrições em https://ence.ibge.gov.br/index.php/2013-05-17-20-14-48/cursos-abertos-ao-publico

 

ANCOM

Análise de Conjuntura e Comunicação Pública

Informação e conhecimento são ativos fundamentais no mundo contemporâneo. Empresas, organizações públicas, organizações sociais, famílias e indivíduos são submetidos a um volume crescente e dinâmico de dados, fatos, notícias, relatórios e pesquisas, veiculados em jornais impressos, revistas, internet, redes sociais e outras mídias. Dispor de informação estatística sobre a conjuntura do país e conseguir produzir relatórios que a retratem de forma precisa, clara e objetiva são grandes desafios.

A necessidade de tratar adequadamente as questões contemporâneas, retratadas pelas diversas pesquisas conjunturais do IBGE e de outras instituições públicas levou à estruturação dessa trilha, organizada em cursos de análise de conjuntura e comunicação pública.

Ela é inicialmente composta dos seguintes cursos:

1. Introdução aos Indicadores Sociais (autoinstrucional)

2. Análise de Conjuntura Social

3. Análise de Conjuntura Econômica

4. Análise de Conjuntura Política e Internacional

5. Comunicação Pública

Oferta

Estes cursos começam a ser oferecidos no segundo semestre de 2024, com divulgação de oferta nessa página.

 

ETPOL

Estatística, Território e Políticas Públicas

Políticas públicas requerem um conjunto amplo de informações estatísticas, retratadas em diferentes níveis territoriais e atualizadas com regularidade para que possam produzir os resultados e impactos almejados pelo governo e sociedade.

A trilha Estatística, Território e Políticas Públicas procura sistematizar conceitos básicos, introduzir técnicas e oferecer uma base analítica para uso bem informado no desenho, implementação e avaliação de políticas e programas.

Ela é composta dos seguintes cursos, quase todos autoinstrucionais:

1. Estatística e Políticas Públicas
2. Território brasileiro e as escalas de representação pelo IBGE
3. Políticas Públicas, valores e evidências (síncrono)
4. Introdução à Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas
5. Avaliação de Resultados de Políticas Públicas
6. Avaliação de Impacto de Políticas Públicas

Oferta

As disciplinas autoinstrucionais da trilha começarão a ser oferecidas a partir de outubro de 2024, com programação a ser definida em setembro de 2024.

Cursos abertos

IBGE abre inscrições para o segundo curso EAD para gestores e técnicos municipais e estaduais

O IBGE abriu as inscrições para o segundo curso da série de capacitações EaD voltadas para o público externo com o objetivo de multiplicar as informações estatísticas públicas que fomentam o debate sobre os problemas, demandas e prioridades da sociedade brasileira.

Desta vez, trata-se do curso “Conceitos e aplicações do Censo Demográfico em políticas públicas”, com duração de 30 horas, que também integra o *Programa Censo Demográfico para a gestão pública*, produzido em parceria com o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

As inscrições estarão abertas até o dia 31 de julho, pelo link: https://eadmin.ciar.ufg.br. O curso estará disponível a partir do dia 7 de agosto e os participantes terão até o dia 6 de setembro para concluí-lo. Os cursistas que apresentarem aproveitamento acima de 70% receberão um certificado após a conclusão.

Serão 500 vagas, voltadas preferencialmente para gestores e técnicos da administração pública municipal e estadual (sendo 40 vagas reservadas somente para o Rio Grande do Sul); servidores da rede capilarizada do IBGE; universitários (professores, estudantes e pesquisadores); e integrantes de movimentos sociais. Caso haja mais interessados que não consigam fazer o curso em razão do preenchimento das vagas, será criada uma lista de espera para novas turmas. A relação com os nomes dos inscritos será divulgada dia 2 de agosto, nesta página.

Os cursistas que concluíram a capacitação “O papel do IBGE e a importância do Censo Demográfico”, primeiro dos quatro cursos EaD propostos para o Programa, ressaltaram sua importância ao proporcionar melhor entendimento acerca das atividades do IBGE e das pesquisas empreendidas pelo órgão, fundamentais para o estabelecimento de políticas públicas no País.

O Programa ainda contará com dois outros cursos, todos EaD, também com a duração de 30 horas: “Conceitos e aplicações do Censo Demográfico para o desenvolvimento econômico” e “Conceitos e Aplicações do Censo Demográfico para o desenvolvimento sustentável”.

Os participantes que fizerem os quatro cursos com bom aproveitamento (acima de 70%) poderão se inscrever para a seleção para a “Oficina prática de formação de multiplicadores: elaboração de políticas públicas com base em dados do IBGE”. A oficina será remota síncrona e terá a duração de 32 horas.

Além destes, outros cursos serão ofertados a partir do segundo semestre, com temáticas relacionadas às áreas de Demografia, Estatística e Geografia.

Cursos abertos (2)

IBGE abre inscrições para curso EAD para gestores e técnicos municipais e estaduais

Em uma iniciativa inovadora, o IBGE disponibiliza, a partir de 1º de julho, uma série de cursos EaD voltados para o público externo com o objetivo de multiplicar as informações estatísticas públicas que fomentam o debate sobre os problemas, demandas e prioridades da sociedade brasileira.

O primeiro curso, “O papel do IBGE e a importância do Censo Demográfico”, terá a duração de 20 horas e é parte do *Programa Censo Demográfico para a gestão pública*, produzido em parceria com o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR), da Universidade Federal de Goiás (UFG). As inscrições estarão abertas de 10 a 21 de junho, neste link: https://eadmin.ciar.ufg.br. Os participantes terão três semanas para concluir o curso e receberão um certificado após a conclusão, caso apresentem aproveitamento acima de 70%.

Serão 500 vagas, voltadas preferencialmente para gestores e técnicos da administração pública municipal e estadual (sendo 40 vagas reservadas somente para o Rio Grande do Sul); servidores da rede capilarizada do IBGE; universitários (professores, estudantes e pesquisadores); e integrantes de movimentos sociais. Caso haja mais interessados que não consigam fazer o curso em razão do preenchimento das vagas, será criada uma lista de espera para novas turmas. A relação com os nomes dos inscritos será divulgada dia 26 de junho, nesta página.

Lista de inscritos - Confira os nomes dos selecionados

O Programa ainda contará com três outros cursos, todos EaD, com a duração de 30 horas: Conceitos e aplicações do Censo Demográfico para o desenvolvimento econômico; Conceitos e aplicações do Censo Demográfico para políticas públicas; Conceitos e Aplicações do Censo Demográfico para o desenvolvimento sustentável.

Os participantes que fizerem os quatro cursos com bom aproveitamento (acima de 70%) poderão se inscrever para a seleção para a “Oficina prática de formação de multiplicadores: elaboração de políticas públicas com base em dados do IBGE”. A oficina será remota síncrona e terá a duração de 32 horas.

Além destes, outros cursos serão ofertados a partir do segundo semestre, com temáticas relacionadas às áreas de demografia, estatística e geografia.

As informações serão divulgadas nesta página.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro