logotipo ence

Comemoração do dia do Estatístico

2015

ENCE 70 Anos

COMEMORAÇÕES

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tem o prazer de convidar para a comemoração dos 70 anos de fundação da ENCE, ocorrida em 6 de março de 1953.

Dia 6 de março de 2023 (quarta-feira), às 15:30 horas
na Rua André Cavalcante, 106, Auditório (sala 306) - Santa Teresa - Rio de Janeiro

 


ENCE 70 ANOS - Clique na imagem para ver o convite Convite  convite 

Selo Comemorativo  selo 70  

 

Confira abaixo as notícias sobre o evento

ENCE comemora 70 anos com o lançamento de vídeos e publicações

ENCE faz 70 anos com mais de 2 mil profissionais formados

ENCE faz 70 anos com mais de 2 mil profissionais formados

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE completa 70 anos nesta segunda-feira, 6 de março de 2023. Fundada em 1953, é uma instituição Federal de Ensino Superior (IFES), que integra a estrutura do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Foi na ENCE que nasceu o primeiro Bacharelado em Estatística da América Latina, que, desde então, já formou mais de 2000 estatísticos.

Leia mais...

Lourival Ubaldo Câmara

Primeiro Diretor da Escola Brasileira de Estatística que em 29/05/1954 é transformada em Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE.

Lourival Câmara, nascido a 16 de maio de 1911, em São José, Estado de Santa Catarina, desde cedo, ainda acadêmico, dedicou-se ao magistério, nas cadeiras de Matemática e Português, vindo, posteriormente a ocupar, até os seus últimos dias, a de Estatística.

Iniciou os seus estudos em Florianópolis, onde fez o curso primário. Fez os cursos secundário e superior em Minas, tendo se formado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, de Passa Quatro. Nos Estados Unidos, concluiu os cursos de pós-graduação em Tecnologia de Amostragem e de Estatística do Trabalho.

Ingressou no IBGE em 1936, compondo o quadro de Estatísticos a partir de janeiro de 1938. Espírito empreendedor, organizado e pesquisador, muito colaborou no desenvolvimento estrutural da Instituição, culminando com o seu desempenho no cargo de Secretário Geral do então Conselho Nacional de Estatística.

Estudioso incansável da Estatística em seus vários campos, dedicou-se especificamente ao ensino da Tecnologia por Amostragem, ocupando a respectiva cadeira na Escola Nacional de Ciências Estatísticas, da qual foi o seu idealizador e realizador, dirigindo-a desde 1953, data da sua fundação, até 1961.

Publicou mais de 40 trabalhos estatísticos, destacando-se pela sua fundamental importância "Tecnologia por Amostragem", em três volumes, servindo o primeiro de livro-texto da cadeira homônima da ENCE.

Como homem de letras, conferencista invulgar e jornalista, entregou-se aos mais variados temas (Economia, Estatística, Sociologia etc.). A sua obra de estreia na análise sociológica do País - "Estrangeiros em Santa Catarina", foi editada em 1938 pela imprensa oficial do Estado. Entre 1929 e 1946 colaborou em diversos jornais de Florianópolis, destacando-se a sua atuação nos seguintes: "Diário da Tarde", "Dia e Noite", "A Pátria", "O Estado", "A Gazeta". A partir de 1948, passou a colaborar na "Revista Brasileira dos Municípios" e "Revista Brasileira de Estatística", do IBGE, divulgando trabalhos técnicos.

Em Santa Catarina, foi Diretor-Geral do Departamento Estadual de Estatística, quando reorganizou e criou serviços de estatística, cursos de aperfeiçoamento de Estatísticos, Estatísticos-Auxiliares e Cartógrafos. Representou o Estado em todos os setores em que se fazia presente a Estatística.

O nome de Lourival Câmara tornou-se mundialmente conhecido e respeitado por força da seriedade de seus trabalhos. Representou o Brasil em diversos congressos interamericanos e internacionais de Estatística (Bogotá, Montreal, Washington, Petrópolis etc.) e foi Membro titular das seguintes entidades: The Econometric Society, The American Statistical Association, The Inter American Statistical Institute, The Institute of Mathematical Statistica.

Deixa, pois, Lourival Câmara, uma extensa folha de serviços e dedicação à causa pública, especialmente ao Instituto Brasileiro de Estatística e à Escola Nacional de Ciências Estatísticas, dignos de serem imitados, já que os seus ensinamentos muito contribuíram para o elevado índice técnico dos nossos Estatísticos.

 

Fotos:       

 

Fonte: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/20/aeb_1993.pdf#page=5

 

Linha do tempo

Em construção

Minicurso: Introdução à linguagem SQL e bancos de dados

Transmissão via Webex, 01 de dezembro, 2022

Horário: 14:00 às 17:00h

Ministrante: Carlos Augusto Caneli Maciel,  ISP

 7 Carlos Augusto Caneli Maciel,  Geógrafo e analista GIS com experiência na administração de banco de dados desde 2009. Trabalhou no planejamento da base territorial do IBGE para o Censo 2010, na estruturação dos dados espaciais de fiscalização eletrônica pela CET-Rio, e atualmente atua na modelagem e tratamento dos dados de segurança pública do estado do Rio de Janeiro e no desenvolvimento de ferramentas web de análise espacial pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). 

Resumo: O objetivo deste minicurso é apresentar a linguagem SQL e sua utilização no gerenciamento de bancos de dados. Será discutida a estrutura básica das instruções SQL, e será apresentado o conceito de banco de dados relacional e suas principais características. Por fim usaremos a linguagem para construir, estruturar e alimentar um banco, bem como para realizar consultas aos dados.

Inscrições: 14 a 18 de nov/2022 pelo Microsoft Teams
(link: https://forms.office.com/r/t2RXN9w1hA)

As vagas são limitadas!

Minicurso: Primeiros passos com Quarto

Transmissão via Webex, 01 de dezembro, 2022

Horário: 14:00 às 16:00h

Ministrante: Ariane Hayana Thomé de Farias, STF

8  Ariane Hayana Thomé de Farias, Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com MBA em Perícia e Auditoria Econômico Financeira. Atualmente é finalista em sua segunda graduação no curso de Bacharelado em Estatística (UFAM) e atua como estagiária no Supremo Tribunal Federal (STF).

Resumo: Quer aprender a criar documentos dinâmicos e automatizados no RStudio? Então vamos juntos explorar e dar os primeiros passos com Quarto: a próxima geração do R Markdown. Trata-se de uma poderosa ferramenta que combina as funcionalidades do R Markdown em um sistema que oferece suporte multilíngue e possibilita a criação de uma variedade de documentos (apresentações, livros, blogs, entre outros recursos). Neste minicurso você dará os primeiros passos com Quarto, compreendendo desde alguns conceitos básicos até a criação e formatação do documento para implantação no Quarto Pub.

Requisitos desejáveis: Conhecimentos básicos de R e RStudio.

Inscrições: 14 a 18 de nov/2022 pelo Microsoft Teams
(link: https://forms.office.com/r/t2RXN9w1hA)

As vagas são limitadas!

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro