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Dissertações 2011

A participação do idoso no mercado de trabalho: as mudanças no Brasil desde 1992
Autor(a): Raphael Francisco do Nascimento Soares
Data da defesa: 3 de março de 2011
icolates Orientador(a): Dra. Aída Cecília Graciela Verdugo Lazo
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Desenvolvimento sustentável: da tentativa de definição do conceito às experiências de mensuração
Autor(a): Raquel Dezidério Souto
Data da defesa: 30 de março de 2011
icolates Orientador(a): Dr. Nelson de Castro Senra
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Microcrédito Produtivo: características do acesso pelos Empreendimentos Econômicos Solidários
Autor(a): Anna Paula Gonçalves da Silva
Data da defesa: 31 de março de 2011
icolates Orientador(a): Dra. Maria Salet Ferreira Novellino
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Determinantes do investimento em controle ambiental das empresas industriais brasileiras em 2007
Autor(a): Francisco de Souza Marta
Data da defesa: 29 de abril de 2011
icolates Orientador(a): Dr. Paulo Gonzaga Mibielli de Carvalho
icolates Coorientador(a): Dra. Denise Britz do Nascimento Silva
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Animais de estimação nas famílias contemporâneas: padrões de comportamento e consumo
Autor(a): Roberto Luís da Silva Carvalho
Data da defesa: 4 de maio de 2011
icolates Orientador(a): Dra. Lavinia Davis Rangel Pessanha
icolates Coorientador(a): Dr. Eduardo Lima Campos
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Desigualdades Socioespaciais no Município do Rio de Janeiro: um foco na Região Administrativa de Vigário Geral
Autor(a): Paulo Cesar Martins
Data da defesa: 16 de maio de 2011
icolates Orientador(a): Dr. Cesar Ajara
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Segunda transição demográfica: o que se pode dizer da situação brasileira?
Autor(a): Marcio Mitsuo Minamiguchi
Data da defesa: 26 de maio de 2011
icolates Orientador(a): Dra. Aída Cecília Graciela Verdugo Lazo
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Dinâmica do Território em Angra dos Reis: um foco na desigualdade socioespacial
Autor(a): Milena Paula de Melo
Data da defesa: 28 de junho de 2011
icolates Orientador(a): Dr. Cesar Ajara
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Detecção de outliers em dados amostrais de uma pesquisa econômica
Autor(a): Vinicius Mendonça Fonseca
Data da defesa: 29 de junho de 2011
icolates Orientador(a): Dra. Maysa Sacramento de Magalhães
icolates Coorientador(a): Dra. Julia Celia Mercedes Strauch
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O cinema brasileiro de 1961 a 2010 pela perspectiva de gênero
Autor(a): Paula Alves de Almeida
Data da defesa: 21 de julho de 2011
icolates Orientador(a): Dr. José Eustáquio Diniz Alves
icolates Coorientador(a): Dra. Denise Britz do Nascimento Silva
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Penas alternativas: um estudo acerca da execução das penas restritivas de direito no Rio de Janeiro (1994-2009)
Autor(a): Wilson Santos de Vasconcelos
Data da defesa: 11 de agosto de 2011
icolates Orientador(a): Dra. Moema De Poli Teixeira
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Programa Nacional de Inclusão de Jovens - proJovem: Análise da Implementação na cidade do Rio de Janeiro
Autor(a): Frederico Bertholini Santos Rodrigues
Data da defesa: 15 de agosto de 2011
icolates Orientador(a): Dra. Suzana Marta Cavenaghi
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Fatores associados ao desempenho escolar: uma análise da proficiência em matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro
Autor(a): Gabrielle Alves Palermo Cavalcante
Data da defesa: 16 de agosto de 2011
icolates Orientador(a): Dra. Maria Salet Ferreira Novellino
icolates Coorientador(a): Dra. Denise Britz do Nascimento Silva
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Política pública de enfrentamento à pobreza: limites e possibilidades dos programas de transferências de renda condicionada no Brasil
Autor(a): Jimmy Medeiros
Data da defesa: 18 de agosto de 2011
icolates Orientador(a): Dra. Lavinia Davis Rangel Pessanha
icolates Coorientador(a): Dra. Sonoe Sugahara Pinheiro
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Desigualdades raciais na estrutura ocupacional e o acêsso às ocupaçòes prestig iadas (2002-2009)      

Autor(a): Bárbara Hilário de Souza Valverde Castilho

Data da defesa: 23 de agosto de 2011





icolates Orientador(a): Dra. Moema de Poli Teixeira
icolates Coorientador(a): Dr. Marcelo de Paula Paixão

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Turismo de Base Comunitária, Política Pública e Efeitos Sobre o Local: o caso do Projeto "Um Vale Verde de Verdade", Pirenópolis (GO)              

Autor(a): Ricardo de Oliveira Rezende

Data da defesa: 26 de agosto de 2011

icolates Orientador(a): Dra. Lavinia Davis Rangel Pessanha




icolates Coorientador(a): Dra. Moema de Poli Teixeira

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Agricultura familiar na região Nordeste
Autor(a): Marcelo Marinho Lacerda Andrade
Data da defesa: 31 de agosto de 2011
icolates Orientador(a): Dra. Julia Celia Mercedes Strauch
icolates Coorientador(a): Dra. Maysa Sacramento de Magalhães
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Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

Cursos de Mestrado e Doutorado

Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi criado em 1998 com no nome de Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, com atuação em um curso de mestrado desde a sua criação. A partir de 2014, o Programa mudou de denominação para Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas, alinhado com a criação do curso de doutorado, com primeira turma com início em março de 2015.

O Programa insere-se na grande área de Ciências Sociais Aplicadas da CAPES, na subárea de Demografia na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia. Desde sua criação, vem recebendo nota cinco no sistema de avaliação da CAPES.

O objetivo geral dos cursos de mestrado e doutorado é promover a formação de pesquisadores e profissionais para o desempenho de atividades de pesquisa e ensino, capazes de desenvolver e aplicar abordagens teóricas, modelos e métodos para a análise de processos socioespaciais bem como para a produção de informações e estatísticas públicas que ampliem o conhecimento da realidade populacional e territorial e de sua dinâmica.

Objetivos específicos dos Cursos

a) Promover a utilização de informações e estatísticas públicas para retratar o estado, a dinâmica e a evolução da realidade populacional e territorial do país;

b) Desenvolver estudos sobre questões ligadas ao planejamento e à condução de levantamentos como censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas que retratem o estado e a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população;

c) Promover a análise de questões ligadas à mensuração e compreensão do estado e da dinâmica da população e do território, usando principalmente as fontes de dados e as estatísticas públicas;

d) Desenvolver estudos sobre a dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais.

e) Promover e fortalecer as parcerias junto às demais unidades do IBGE para desenvolver projetos de pesquisa e contribuir para o aprimoramento das estatísticas públicas;

f) Promover e fortalecer as parcerias com instituições nacionais e internacionais para desenvolver projetos de pesquisa.

Perfil de formação

O Curso de mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas forma pesquisadores e profissionais capazes de trabalhar com os conceitos, modelos e métodos ligados à produção e análise de informações e estatísticas públicas voltados à mensuração e à compreensão das diversas dimensões da realidade populacional e territorial.

Para alcançar os objetivos de ensino e assegurar uma perspectiva articulada à pesquisa, os alunos formados pelo Programa têm um núcleo comum de formação teórica e metodológica em temáticas sobre estudos populacionais, dinâmica do território, estatística social e metodologia da pesquisa científica. Além desta formação básica o aluno deve cumprir disciplinas optativas com foco em uma das linhas de pesquisa, as quais também estão vinculadas ao seu tema de desenvolvimento da dissertação, mas ampliando seu conhecimento na outra linha de pesquisa, cursando disciplinas que auxiliem na sua formação mais ampla.

Duas características garantem a especificidade do Programa A primeira é o esforço de articulação entre diferentes cortes disciplinares e enfoques metodológicos na concepção e na prática da pesquisa social. A segunda é a vinculação direta ao IBGE, o que garante uma formação acadêmica integrada com a prática de produção e análise das estatísticas públicas.

O Programa está estruturado em torno de duas Linhas de Pesquisa detalhadas aqui.

A matriz curricular com disciplinas obrigatórias e optativas pode ser encontrada no menu ao lado.

A lista das dissertações defendidas e os textos completos estão disponíveis por ano de defesa. 

Somamos mais de 300 dissertações defendidas.

Coordenação da Pós-Graduação

Coordenadora: Angelita Alves de Carvalho

Coordenadora substituta: Barbara Cobo Soares

Telefone: (21) 2142-4691 ou 2142-4696
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

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Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

Cursos de Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi criado em 1998 com o nome de Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais.  Atuando com um curso de mestrado desde a sua criação, o programa mudou de denominação em 2014 para Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas, alinhando-se com a criação do curso de doutorado, cuja primeira turma iniciou em março de 2015. Conheça o  projeto de doutorado enviado à CAPES em sua integra: Projeto de Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas.

Inserido na grande área de Ciências Sociais Aplicadas da CAPES, na subárea de Demografia na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia, o programa tem como objetivo geral promover a formação de pesquisadores e profissionais para o desempenho de atividades de pesquisa e ensino, capazes de desenvolver e aplicar abordagens teóricas, modelos e métodos para a análise de processos socioespaciais bem como para a produção de informações e estatísticas públicas que ampliem o conhecimento da realidade populacional e territorial e de sua dinâmica.

Os Cursos exigem dedicação integral. O ano letivo tem início no mês de março de cada ano e desenvolve-se em quatro períodos letivos: março a maio, junho a setembro, setembro a dezembro, e janeiro e fevereiro do ano seguinte. 

Duas características garantem a especificidade do Programa: A primeira é o esforço de articulação entre diferentes cortes disciplinares e enfoques metodológicos na concepção e na prática da pesquisa social. A segunda é a vinculação direta ao IBGE, o que garante uma formação acadêmica integrada com a prática de produção e análise das estatísticas públicas.

Objetivos específicos dos Cursos

a) Promover a utilização de informações e estatísticas públicas para retratar o estado, a dinâmica e a evolução da realidade populacional e territorial do país;

b) Desenvolver estudos sobre questões ligadas ao planejamento e à condução de levantamentos como censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas que retratem o estado e a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população;

c) Promover a análise de questões ligadas à mensuração e compreensão do estado e da dinâmica da população e do território, usando principalmente as fontes de dados e as estatísticas públicas;

d) Desenvolver estudos sobre a dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais.

e) Promover e fortalecer as parcerias junto às demais unidades do IBGE para desenvolver projetos de pesquisa e contribuir para o aprimoramento das estatísticas públicas;

f) Promover e fortalecer as parcerias com instituições nacionais e internacionais para desenvolver projetos de pesquisa.

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

A partir de 2014 o programa de Pós-Graduação, além da mudança de nome, agora denominado População, Território e Estatísticas Públicas, também reformulou suas linhas de pesquisa reduzindo-as para duas, dando maior coerência e consistência à produção dos docentes e discentes do curso. Adicionalmente, houve uma redefinição da área de concentração que tem o mesmo nome do programa, População, Território e Estatísticas Públicas e tem como foco o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação crítica de abordagens teóricas, modelos e métodos para a análise de processos sócio-espaciais ou para a produção de informações e estatísticas públicas que retratem com rigor e ampliem o conhecimento da realidade populacional e territorial. A ênfase é dada na articulação conjunta entre as dimensões demográfica e territorial com forte suporte no uso e na produção das estatísticas públicas.

As linhas de pesquisa são:

  1.  População, Território e Condições de Vida

Esta linha tem como foco o estudo da dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Inclui a utilização de indicadores e o emprego de métodos e modelos para análise da dinâmica populacional e territorial e das condições de vida, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas. Explora as bases de dados existentes e realiza levantamentos de informações quantitativas e qualitativas, considerando os aspectos conceituais e metodológicos e respeitando os limites das fontes utilizadas.

  1.  Produção de Estatísticas Públicas

Esta linha tem como foco o estudo de questões ligadas ao planejamento e à condução de levantamentos como censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas que retratem o estado e a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população. Inclui o desenvolvimento, a análise e a avaliação de métodos e modelos que contribuam para o avanço da produção de estatísticas públicas, da construção de indicadores e de sistemas de indicadores.

Clique aqui para conhecer o Histórico das linhas de pesquisa do Mestrado.

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Cursos de Mestrado e Doutorado

 
A partir de 2014 o programa de Pós-Graduação, além da mudança de nome, agora denominado População, Território e Estatísticas Públicas, também reformulou suas linhas de pesquisa reduzindo-as para duas, dando maior coerência e consistência à produção dos docentes e discentes do curso. Adicionalmente, houve uma redefinição da área de concentração que tem o mesmo nome do Programa:

A área de concentração em População, Território e Estatísticas Públicas tem como foco o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação crítica de abordagens teóricas, modelos e métodos para a análise de processos sócio-espaciais ou para a produção de informações e estatísticas públicas que retratem com rigor e ampliem o conhecimento da realidade populacional e territorial. A ênfase é dada na articulação conjunta entre as dimensões demográfica e territorial com forte suporte no uso e na produção das estatísticas públicas.

 
As linhas de pesquisa são:
 
1. População, Território e Condições de Vida

Esta linha tem como foco o estudo da dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Inclui a utilização de indicadores e o emprego de métodos e modelos para análise da dinâmica populacional e territorial e das condições de vida, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas. Explora as bases de dados existentes e realiza levantamentos de informações quantitativas e qualitativas, considerando os aspectos conceituais e metodológicos e respeitando os limites das fontes utilizadas.

2. Produção de Estatísticas Públicas

Esta linha tem como foco o estudo de questões ligadas ao planejamento e à condução de levantamentos como censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas que retratem o estado e a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população. Inclui o desenvolvimento, a análise e a avaliação de métodos e modelos que contribuam para o avanço da produção de estatísticas públicas, da construção de indicadores e de sistemas de indicadores.


Histórico das linhas de pesquisa do Mestrado

 
Desde a reformulação em 2006 e até o ano de 2013, os projetos de pesquisa e as dissertações estruturavam-se em quadro Linhas:

- Linha 1:  Dinâmica Populacional, Condições de Vida e Políticas Públicas: destina-se à análise das transformações populacionais, principalmente as ocorridas no Brasil, suas articulações com a dinâmica social e suas inter-relações com as políticas públicas.

- Linha 2: Metodologia Estatística para Censos, Pesquisas Amostrais e Registros Administrativos: destina-se ao desenvolvimento, aplicação e avaliação crítica de métodos estatísticos para planejamento e análise de censos, pesquisas amostrais e registros administrativos, em estudos econômicos, sociais, populacionais, territoriais e ambientais, incluindo amostragem e estimação, métodos de mensuração e observação, modelagem, análise e interpretação de dados com estruturas complexas.

- Linha 3: Sistemas de Informação Estatística e Geográfica: destina-se à análise dos conceitos, classificações, métodos e técnicas adotados na construção da informação estatística e geográfica, principalmente no Brasil, bem como ao desenvolvimento e aplicações inovadoras de métodos para uso e interpretação dessas informações, para a construção de indicadores e para subsídio à formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

- Linha 4: Sociedade, Economia e Território no Brasil Contemporâneo: destina-se à compreensão das continuidades, mudanças e perspectivas da realidade social, econômica, territorial e ambiental, principalmente no Brasil, tendo como referência a inserção do país no processo de globalização.

Histórico das linhas de pesquisa do Mestrado

Desde a reformulação em 2006 e até o ano de 2013, os projetos de pesquisa e as dissertações estruturavam-se em quadro Linhas:

- Linha 1:  Dinâmica Populacional, Condições de Vida e Políticas Públicas: destina-se à análise das transformações populacionais, principalmente as ocorridas no Brasil, suas articulações com a dinâmica social e suas inter-relações com as políticas públicas.

- Linha 2: Metodologia Estatística para Censos, Pesquisas Amostrais e Registros Administrativos: destina-se ao desenvolvimento, aplicação e avaliação crítica de métodos estatísticos para planejamento e análise de censos, pesquisas amostrais e registros administrativos, em estudos econômicos, sociais, populacionais, territoriais e ambientais, incluindo amostragem e estimação, métodos de mensuração e observação, modelagem, análise e interpretação de dados com estruturas complexas.

- Linha 3: Sistemas de Informação Estatística e Geográfica: destina-se à análise dos conceitos, classificações, métodos e técnicas adotados na construção da informação estatística e geográfica, principalmente no Brasil, bem como ao desenvolvimento e aplicações inovadoras de métodos para uso e interpretação dessas informações, para a construção de indicadores e para subsídio à formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

- Linha 4: Sociedade, Economia e Território no Brasil Contemporâneo: destina-se à compreensão das continuidades, mudanças e perspectivas da realidade social, econômica, territorial e ambiental, principalmente no Brasil, tendo como referência a inserção do país no processo de globalização.

Histórico das linhas de pesquisa do Mestrado

Histórico das linhas de pesquisa do Mestrado

 
Desde a reformulação em 2006 e até o ano de 2013, os projetos de pesquisa e as dissertações estruturavam-se em quadro Linhas:

- Linha 1:  Dinâmica Populacional, Condições de Vida e Políticas Públicas: destina-se à análise das transformações populacionais, principalmente as ocorridas no Brasil, suas articulações com a dinâmica social e suas inter-relações com as políticas públicas.

- Linha 2: Metodologia Estatística para Censos, Pesquisas Amostrais e Registros Administrativos: destina-se ao desenvolvimento, aplicação e avaliação crítica de métodos estatísticos para planejamento e análise de censos, pesquisas amostrais e registros administrativos, em estudos econômicos, sociais, populacionais, territoriais e ambientais, incluindo amostragem e estimação, métodos de mensuração e observação, modelagem, análise e interpretação de dados com estruturas complexas.

- Linha 3: Sistemas de Informação Estatística e Geográfica: destina-se à análise dos conceitos, classificações, métodos e técnicas adotados na construção da informação estatística e geográfica, principalmente no Brasil, bem como ao desenvolvimento e aplicações inovadoras de métodos para uso e interpretação dessas informações, para a construção de indicadores e para subsídio à formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

- Linha 4: Sociedade, Economia e Território no Brasil Contemporâneo: destina-se à compreensão das continuidades, mudanças e perspectivas da realidade social, econômica, territorial e ambiental, principalmente no Brasil, tendo como referência a inserção do país no processo de globalização.

Matriz Curricular

Estrutura dos cursos


Os Cursos exigem dedicação integral. O ano letivo tem início no mês de março de cada ano e desenvolve-se em quatro períodos letivos: março a maio, junho a setembro, setembro a dezembro, e janeiro e fevereiro do ano seguinte. A 18ª turma do Mestrado e a 1ª turma do Doutorado terão início em março de 2015.
 
No Mestrado, o aluno deverá completar os créditos em disciplinas no prazo de 12 meses e dedicar o segundo ano de matrícula no curso ao desenvolvimento da dissertação. O prazo regular para defesa da dissertação é de 24 meses a partir do início do curso de Mestrado.
 
No Doutorado, o aluno deverá completar os créditos em disciplinas no prazo de 24 meses e dedicar os dois anos restantes do curso à preparação para o Exame de Qualificação e ao desenvolvimento da tese. O prazo regular para defesa de tese é de 48 meses a partir do início do curso de Doutorado.
 

Matriz de disciplinas

 
O aluno de Mestrado deve cursar um conjunto de seis disciplinas obrigatórias, de três créditos cada, somando 18 créditos em disciplinas obrigatórias. Além dos créditos obrigatórios, o aluno deverá completar pelo menos mais 14 créditos em disciplinas optativas como requisito parcial para a defesa de sua dissertação. A escolha das disciplinas optativas é guiada pela linha de pesquisa na qual o aluno pretende desenvolver a sua dissertação.
 
O aluno de Doutorado deve cursar um conjunto de oito disciplinas obrigatórias, de três créditos cada, somando 24 créditos em disciplinas obrigatórias. Além das disciplinas obrigatórias, o aluno deverá completar pelo menos mais 24 créditos em disciplinas optativas como requisito parcial para a defesa de sua tese. A escolha das disciplinas optativas é guiada pela linha de pesquisa na qual o aluno pretende desenvolver a sua tese. Para completar sua formação o aluno também deverá cursar disciplinas na outra linha.
 
O elenco de todas as disciplinas, incluindo as obrigatórias e optativas, pode ser acessado aqui. As ementas de todas as disciplinas da pós-graduação podem ser encontradas nos links abaixo, que apresentam as disciplinas obrigatórias de acordo com a proposta de período letivo para o qual estão previstas e as ementas de disciplinas optativas estão ao final da Página.

1o. Período Letivo

  1. Estatística Social I
  2. Estudos Populacionais
  3. Organização e Gestão do Território (Turmas a partir de 2014) ou Sociedade e Território (turmas de 2006 a 2013)

2o. Período Letivo

  1. Estatística Social II
  2. Metodologia da Pesquisa Científica (Turma 2014 em diante) Metodologia da Pesquisa Social (turmas de 2006-2013)
  3. Teoria Social Contemporânea (obrigatória para o doutorado) 

Selecionar pelo menos mais uma disciplina optativa para o mestrado (veja ementas abaixo).

3o. Período Letivo

  1. Sistemas de Informação Estatística e Geográfica
  2. Métodos para Pesquisas e Levantamentos (obrigatória para o doutorado)
  3. Seminário de Tese (obrigatória para o segundo ano do doutorado)

Selecionar pelo menos duas disciplinas optativas para mestrado e uma para doutorado (veja ementas abaixo).

 4o. Período Letivo

Selecionar pelo menos uma disciplina optativa para o mestrado e doutorado (veja ementas abaixo).

Demais períodos

Optativas (para o mestrado e doutorado)

O elenco de disciplinas optativas, com suas respectivas ementas que poderão ser oferecidas, está relacionado a seguir:

 
Tópicos Especiais
 
Os professores podem oferecer disciplinas em tópicos especiais, as quais deverão ser aprovadas pela Comissão de Ensino e Pesquisa, seguindo as linhas de pesquisa do programa.  A ementa de cada tópico especial será disponibilizada à medida de sua aprovação.
 
As ementas dos Tópicos Especiais ministrados nos últimos anos estão dispostas a seguir:
 
Estudo Orientado I (definido com o orientador)
Estudo Orientado II (definido com o orientador)
 
Durante os três primeiros trimestres são oferecidas disciplinas (sem créditos) para ensino de sistemas e programas de acesso e manipulação a microdados. As ementas destas disciplinas estão disponíveis abaixo. O conteúdo destas pode variar ao longo dos anos, mas sempre mantendo o objetivo de introduzir o aluno ao uso de Excel avançado, BME e outros sistemas do IBGE, R e SAS (Statístical Analysis System).
 
 
 
Fluxo Curricular regular para o curso de mestrado - (Arquivo em PDF)
 
 
Imagem fluxograma mestrado
 
Fluxo Curricular regular para o curso de doutorado - (Arquivo em PDF)
 
Imagem fluxograma doutorado

 Lista e ementas das disciplinas optativas oferecidas de 2006 a 2013.

- Amostragem
- Análise de dados amostrais
- Análise multivariada
Modelos estruturais para séries temporais
- Modelos lineares generalizados
Estatística espacial
- Mortalidade
- Fecundidade e comportamento reprodutivo
- Migrações
- Projeções populacionais
- Demografia da família
- Desenvolvimento sustentável
- População e políticas públicas
- Perspectivas de cor/raça em pesquisa social
- Perspectiva de gênero em pesquisa social
- Globalização e pobreza
-Trabalho e condições de reprodução social
- População e economia no Brasil
- Sociologia das estatísticas
- Organização e gestão do território
- Geoprocessamento
Tópico Especial II - Metodologia para Pesquisas e Levantamentos
Tópico Especial - Métodos e Análise Demográfica

* Outras disciplinas poderão ser oferecidas como Tópicos Especiais de acordo com a demanda dos alunos e o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa.

** Algumas disciplinas oferecidas utilizam SAS - Education Analytic Suite. Licença gratuita. 

 
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro