Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
Defesa de Dissertação
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a defesa da Dissertação de Mestrado intitulada: “Política de reserva de vagas nas universidades públicas: uma análise do perfil dos estudantes e escolha de carreira".
Aluna: Elisângela de Souza
Orientadora: Moema De Poli Teixeira
Coorientadora: Sonoe Sugahara Pinheiro
Data: 23 de julho de 2015 – quinta-feira
Horário: 10h00m
Local: ENCE - Rua André Cavalcanti, 106 – Sala 303 – Bairro de Fátima
Resumo da Dissertação: Os estudos sobre as relações raciais no Brasil evidenciaram as discriminações e as desigualdades de oportunidades para a população negra no país, em especial na educação. As ações afirmativas nas universidades públicas surgiram como tentativa de democratizar o acesso ao ensino superior, reservando vagas em algumas instituições para estudantes negros. Esta dissertação tem como objetivo investigar a política de reserva de vagas nas universidades públicas e a opção dos cursos de estudantes cotistas. Aliado a isto, o trabalho de pesquisa observou a relação existente entre carreira e raça, e se as ações afirmativas influenciariam no processo de escolha. Para efetuar as investigações, utilizou-se da metodologia quantitativa e qualitativa. O presente estudo realizou análises descritivas com os dados do Censo da Educação Superior do INEP de 2013, observando o perfil dos alunos cotistas e a concentração dos cursos dos mesmos. Também se recorreu à entrevista com estudantes negros de algumas universidades públicas do Rio de Janeiro para coletar informações sobre a trajetória dos universitários pesquisados e a motivação para a escolha da carreira, em especial dos cotistas. Os resultados apontam que existem diferenciações regionais e de sexo na escolha da carreira maiores do que entre cotistas e não-cotistas. A pesquisa indica que, apesar do negro ter maiores chances de ingressarem em uma universidade, em razão da expansão do ensino superior e das ações afirmativas, as oportunidades diferem por carreira, devido às questões sociais e econômicas que perduram até hoje.
Banca examinadora:
Dra. Moema De Poli Teixeira (Ence/IBGE) – Orientadora
Dr. Rogério dos Santos Seabra (Ence/IBGE)
Dr. Kaizô Iwakami Beltrão (EBAPE/FGV)
Coordenação de Pós Graduação
SUZANA CAVENAGHI