logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário Ence: Bayes + Brass: Estimativas da TFT para pequenas áreas a partir de dados escassos

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário ENCE

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

Bayes + Brass: Estimativas da TFT para pequenas áreas a partir de dados escassos
Carl P. Schmertmann
Florida State University

Dia: 10/08/2015 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima


Resumo
Estimativas da fecundidade em pequenas áreas (domínios) são valiosas para analisar mudanças demográficas e importantes para o planejamento local, assim como para obter melhores projeções populacionais. Nos países onde os registros de estatísticas vitais são incompletos, as estimativas para pequenas áreas somente são possíveis a partir de dados escassos dos surveys ou dos censos demográficos, que são potencialmente pouco confiáveis para estimativas de fecundidade. Nessas circunstâncias, a estimação requer novos métodos para velhos problemas: os procedimentos devem ser automatizados quando são necessárias milhares de estimativas; estes deveriam lidar com o problema de variabilidade amostral extrema em muitas áreas; e também deveriam incorporar correções para possíveis erros de declaração nos dados. Assim, é apresentado um procedimento em dois passos para estimar a taxa de fecundidade total sob estas circunstâncias adversas e o método é aplicado para os dados do censo demográfico de 2000, para mais de cinco mil municípios. Em primeiro lugar, o procedimento suaviza as taxas de fecundidade específicas por idade usando um método Bayesiano empírico e, em segundo lugar, aplica uma nova variante do método da razão P/F de Brass para corrigir a fecundidade acumulada (parturição), que é robusta em condições de rápido declínio populacional.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.


Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Em: 05/08/2015
Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro