logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário Ence: População e Desenvolvimento e a Revolução de Dados: vínculos entre as agendas internacional, regional e os ODS

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário Ence

A Ence tem o prazer de convidar para a palestra:

População e Desenvolvimento e a Revolução de Dados: vínculos entre as agendas internacional, regional e os ODS

 Palestrante

Suzana Cavenaghi

Ence

Dia: 20/07/2015 – segunda-feira

Horário: 16:00-18:00 horas

Local: Ence – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: Esta palestra se insere no marco de divulgação das atividades vinculadas a viagens internacionais. A palestrante proporcionará uma síntese das apresentações realizadas nas reuniões descritas na sequência nas atividades 1 e 2, assim como fará um relato sobre as temáticas tratadas na atividade 3. Para encerrar, fará uma discussão sobre o monitoramento das agendas sociais, a partir do ponto de vista da produção dos dados que são necessários para cumprir com os acordos internacionais, dos quais o Brasil é signatário. Atividade 1: 48a. Sessão da Comissão de População e Desenvolvimento, organizada pela Divisão de População das Nações Unidas com a participação de todos os países do Sistema ONU. Foi proferida uma palestra, como oradora principal, intituladaReproductive health, gender and sustainable development, onde a palestrante buscou apresentar uma visão crítica dos termos saúde reprodutiva, gênero e desenvolvimento sustentável, discutiu como a agenda de População e Desenvolvimento deve seguir adiante com o vínculo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e apresentou alguns dados sobre a situação mundial nos temas de saúde sexual e reprodutiva e direitos reprodutivos e relações de gênero. Atividade 2: Encontro anual da Associação Americana de População (PAA) sobre Demografia, Demógrafos e Revolução de Dados. O trabalho apresentado se intitula "Data Revolution: is Latin America prepared and ready to engage?". O objetivo do artigo apresentado foi duplo. Em primeiro lugar se discute se os indicadores propostos preliminarmente para acompanhar os ODS, no debate da Agenda pós-2015, são adequados para medir e monitorar as metas estabelecidas pela Agenda. Em segundo lugar, se analisa se os dados disponíveis em registros administrativos, pesquisas e censos produzidos em países latino-americanos são adequados para a produção destes indicadores. Atividade 3: Reunião da Mesa Diretiva da Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento (CRPD), realizada na CEPAL, representando a ABEP na delegação brasileira chefiada pela CNPD. A reunião teve como objetivo revisar a proposta do Guia Operacional para acompanhamento das ações acordadas no Consenso de Montevidéu que será discutido pelos países da região na segunda Conferência Regional de População e Desenvolvimento, que será realizada no México. Este guia contém quase 100 ações prioritárias, identificadas no consenso de Montevidéu, e cada uma delas apresenta uma série de indicadores de monitoramento.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:

Tel.: 2142-4696 - 2142-4691

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro