logotipo ence

Dissertações

Nesta seção estão listadas as dissertações defendidas e as informações sobre a banca, organizadas por ano de defesa. Selecione o ano no menu à direita.

O texto completo da dissertação está disponível quando o aluno autorizou a sua publicação. Estamos em processo de completar a lista, seguindo as normas estabelecidas em Portaria do MEC/CAPES (Portaria nº 013, de 15 de fevereiro de 2006) que institui: "

"Art. 1º Para fins do acompanhamento e avaliação destinados à renovação periódica do reconhecimento, os programas de mestrado e doutorado deverão instalar e manter, até 31 de dezembro de 2006, arquivos digitais, acessíveis ao público por meio da Internet, para divulgação das dissertações e teses de final de curso.
§1º Os programas de pós-graduação exigirão dos pós-graduandos, a entrega de teses e dissertações em formato eletrônico, simultânea à apresentação em papel, para atender ao disposto neste artigo.
§2º Os arquivos digitais disponibilizarão obrigatoriamente as teses e dissertações defendidas a partir de março de 2006."

Adicionalmente, estamos completando a lista de dissertações desde o início do Programa. Todos os mestres titulados pela ENCE que ainda não têm o texto completo de sua dissertação disponível nesta seção, por favor, contatar a secretaria da Pós-Graduação ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ). Algumas dissertações foram escaneadas e não apresentam a melhor qualidade. Os mestres que puderem enviar seus arquivos em formato digital, por favor, contactar a secretaria da Pós-graduação.

Veja aqui a lista completa das bancas defendidas e aprovadas desde 2000: versão de 19 de junho de 2019.

 

Dissertações:

horario
 
 
pg procseletivo


 
 
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro