logotipo ence

 

Dia do Estatístico 2025
Encontro GENERIS
ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário Ence - Violência escolar na Região Metropolitana de Porto Alegre: monitoramento CIPAVE e análise crítica.

A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário no dia 14 de outubro:

Violência escolar na Região Metropolitana de Porto Alegre: monitoramento CIPAVE e análise crítica.

Palestrante: Cibele Cheron

Professora Adjunta do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2002), Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2006) e Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2015).

 

Dia: 14/10/2024 – segunda-feira

Horário: 16 horas.

Por videoconferência através do link https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=ma6a344d0bb8392dcc2bf5d86700a810e 

Resumo: A pesquisa parte do Monitoramento feito pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar, implementadas por lei estadual no Rio Grande do Sul em 2012, para analisar criticamente a metodologia empregada, são utilizados conceitos e noções acerca das violências e das especificidades do ambiente escolar. São cotejados dados produzidos semestralmente pela Secretaria Estadual de Educação do RS a partir de 2016 nas escolas da Região metropolitana de Porto Alegre.

Informações:

Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A participação é aberta a todos os docentes, alunos, funcionários do IBGE e ao público em geral.

 

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

ENCE reabre vagas para cursos EAD sobre IBGE e Sidra

A ENCE/IBGE reabriu vagas para dois cursos: Extraindo Informações do IBGE e SIDRA. Eles são oferecidos gratuitamente na modalidade de ensino a distância (EAD) autoinstrucional, são abertos a todos os interessados e fornecem certificado de conclusão.

Leia mais...

Convocação para pesquisador da ENCE

Lista de convocados para prova didática de pesquisador do CPNU publicada em 07/03. Primeira convocação para provimento de vagas publicada em 08/05. Saiba mais aqui.

Projeto de extensão da ENCE testa dois novos jogos

Professor da ENCE participa de matéria sobre nordestinos no Rio de Janeiro

ENCE abre inscrições para PPAG (até 11/08)

Resultado do Processo Seletivo de Transferência e Reingresso

Boletim da pós-graduação no LinkedIn para divulgar ciência e aproximar a sociedade

 

 

Seminários e Defesas

Seminários e defesas anteriores

Seminário ENCE: O prêmio salarial masculino do casamento no Brasil

Com  a  palestrante Janaina Teodoro Guiginski, no dia 04 de agosto, às 16h, no Auditório - Sala 306. 

Leia mais...

Defesa de Dissertação de Mestrado de Ana Luísa Moreira Araújo

intitulada "Os limites municipais à luz do fato e do direito: o caso de Armação dos Búzios e Cabo Frio(RJ)", no dia 31 de julho de 2025, às 14h00m, na sala 207-B (sala de reunião) e também por videoconferência.

Leia mais...
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro