logotipo ence

Estágio de Docência

O Estágio de Docência na ENCE é caracterizado pela realização de atividades de docência em nível de graduação pelos discentes da pós graduação stricto sensu. É obrigatório a todos os discentes bolsistas de doutorado e facultativo aos demais discentes de mestrado e doutorado.

 

A cada semestre são disponibilizadas as disciplinas em que o Estágio poderá ser feito. A definição final das disciplinas é feita pelas coordenações de graduação e pós-graduação, considerando os interesses e currículos de alunos e as demandas da graduação.

Disciplinas para Estágio de Docência no 1º semestre de 2024

A inscrição para realização do Estágio de Docência no 1º semestre será feita a partir de indicação de disciplina seguindo o horário da graduação, disponível aqui, e por meio do envio da ficha de inscrição  e requerimento para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  e pelo Portal do Aluno até o dia 19/02/2024. As informações sobre as ementas de cada uma das disciplinas e sobre o curso da gradução como um todo estão disponíveis aqui.

  • As seguintes disciplinas não receberão inscrições para o Estágio de docência: Disciplinas do 1º período, Cálculo I, Tópicos de Matemática, Introdução à Estatística, Cálculo II, Álgebra Linear I, Introdução à programação, Probabilidade I e Probabilidade II.

Para a inscrição, é preciso ter a anuência do orientador corrente e se matricular na disciplina Estágio de Docência (na matrícula do 1º trimestre), entregando o Plano de Trabalho à Coordenação de Pós-graduação. Após a conclusão de cada período letivo do estágio, o discente deverá entregar o Relatório das Atividades, e o docente um Parecer, encaminhando-os à Comissão de Bolsas. Esta fará a apreciação dos documentos entregues para que os créditos relativos a disciplina Estágio de Docência possam ser integralizados ao histórico escolar do discente. Recomenda-se a indicação de ao menos duas disciplinas na ficha de inscrição.

Para acesso ao regulamento completo do Estágio de Docência clique aqui.

A regulamentação dada pela Capes ao Estágio de Docência pode ser acessada aqui.

Os formulários de inscrição, o modelo para o plano de trabalho e o modelo para relatório de atividades estão disponíveis a seguir.

Ficha de inscrição

Plano de Trabalho

Relatório de Atividades

horario
 
 
pg procseletivo


 
 
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro