logotipo ence

 

Recomendações.
Tardes Culturais.
v_SEMIC.
Seloge.
Processo Seletivo 2022.
Processo Seletivo 2022.
Livro 20 anos PPG
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
01/10 
start stop bwd fwd

 
 
 
atividades
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
ico rbe.fw
 
 

Seminário Ence: Des-territorialização: elaborando conceitos

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário Ence

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

Des-territorialização: elaborando conceitos

Rogério Haesbaert
 Universidade Federal Fluminense

Dia: 17/08/2015 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: A partir de análises empíricas como a migração sulista ("gaúcha") no interior do Brasil e nos vizinhos do Mercosul (especialmente o Paraguai) elaborou-se a concepção de território como processo, dentro de dinâmicas de des-re-territorialização focadas na relação espaço-poder. Poder aqui é visto em sua multidimensionalidade, não ficando restrito à visão tradicional do poder político-estatal mas incorporando as dimensões econômica e simbólica do poder. A intensa mobilidade do nosso tempo, analisada também através de pesquisas mais recentes sobre os novos muros fronteiriços e intraurbanos (como nas favelas do Rio de Janeiro) envolve a produção de territórios na própria mobilidade (pela repetição do movimento, como alegam Deleuze e Guattari) e, por outro lado, a constituição de "efeitos-barragem" à circulação, que propomos denominar de contenção territorial. Entre as diversas abordagens teóricas sobre a relação espaço-poder inspiramo-nos em Michel Foucault e suas modalidades de poder soberano, disciplinar e biopoder, aos quais associamos, respectivamente, a dominação territorial estatal, a reclusão territorial dos espaços disciplinares e a contenção territorial do que Foucault denomina "meio", o espaço em que se dá a circulação - e pelo qual se exerce o controle da população.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

 

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro