logotipo ence

 

RBE.
provadidatica
Balanço 2024.
/Inscreva-se.
/Processo Seletivo 2025.
enceemfoco3
/SIDRA.
/Ressarcimento.
Plano de Trabalho 2024.
Catalogo_Projetos_ENCE_capa2023_1
Conceito_5_CAPES
SAS
01/12 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário Ence -Cidades Pequenas na Bahia, Brasil: dimensão populacional, redes urbanas e relação campo-cidade. 

 A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário no dia 09 de dezembro:

Cidades Pequenas na Bahia, Brasil: dimensão populacional, redes urbanas e relação campo-cidade. 

Palestrante: Prof. Dr. Agripino Souza Coelho Neto

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1991), Bacharel em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (1999), Especialista em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2001), Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Doutor em Geografia na Universidade Federal Fluminense. Professor dos cursos de Urbanismo e Geografia da Universidade do Estado da Bahia. Professor do Mestrado Acadêmico em Estudios Territoriais (UNEB). Professor do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial (UEFS). Coordenador do Grupo de Pesquisa Território, Rede e Ação Política (TERRITÓRIOS/DCET/UNEB/CAMPUS I) e pesquisador do Grupo de Pesquisa GEOMOV (DCHF/UEFS).

 

Dia: 09/12/2024 – segunda-feira

Horário:16 horas.

Por videoconferência através do link:https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m14d85286a9597ac31cdb8604753b223a 

Resumo:Com base na estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2022, mais de 88% dos municípios brasileiros são considerados de pequeno porte. Entretanto, apesar da expressividade deste fenômeno socioespacial, as cidades pequenas ainda são pouco estudadas no Brasil, demandando esforço sistematico de teorização. A literatura aponta alguns parâmetros importantes para conceituar e caracterizar as cidades pequenas, a saber: (i) a dimensão populacional, (ii) a dependência da população em relação a administração pública municipal, (iii) a dependência de um sistema urbano regional, (iv) as ruralidades que atravessam a vida urbana, (v) a forte relação com a natureza, e (vi) as sociabilidades particulares vivenciadas nas pequenas cidades. Nosso campo de observação e inspiração é o estado da Bahia, tendo como empiria a experiencia de pesquisa realizada em 10 cidades pequenas localizadas em diferentes mesorregiões baianas. Considerando estes parâmetros, organizamos noosa exposição em três blocos bem marcados. Inicialmente, vamos apontar alguns delineamentos de método que consideramos importantes para a discussão sobre as pequenas cidades. Em seguida, estabeleceremos um diálogo com a literatura e com nossas pesquisas mais recentes, para apresentar elementos teóricos e metodológicos para a pesquisa com pequenas cidades. Por fim, apresentaremosos resultados demonstrando que as dimensões de análise delimitadas foram fundamentais para a compreensão da dinâmica urbano-regional das cidades pequenas da Bahia, revelando a importância da administração municipal na geração de emprego e renda nas pequeñas cidades, a intensidade das relações campo-cidade e a presença das ruralidades no espaço urbano, assim como, a dependência da população das cidades pequenas em relação a um sistema urbano regional polarizado por cidades médias.

Informações:

Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A participação é aberta a todos os docentes, alunos, funcionários do IBGE e ao público em geral.

 

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

 

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro