A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Qualificação de Tese de Doutorado intitulada:
“A transição escola-trabalho no ensino médio técnico: uma comparação entre as trajetórias dos estudantes das modalidades integrada e concomitante”.
Aluno: Eilson Castro Soares de Oliveira
Data: 18 de outubro de 2023, quarta-feira
Horário: 09h30m
Local: https://ibge.webex.com/ibge/j.phpMTID=m1444a4f7cd3a319bb9778d9c9c70c5db
Senha da reunião: pNDSefpv773
Resumo: Nas duas primeiras décadas deste século a educação profissional foi o foco de políticas públicas visando a expansão da oferta no Brasil, o que trouxe a necessidade de informações sobre o público atendido e os resultados alcançados. Este tipo de informação passou a ser cobrado pelos órgãos de controle e exigiu que as redes de ensino buscassem respostas aplicando pesquisas de egressos. A necessidade de conhecer as origens sociais dos estudantes e suas trajetórias futuras ao saírem das instituições de ensino foi reforçada pela recente aprovação da lei n° 14.645/2023, que prevê a instituição de um sistema nacional de avaliação de cursos. Neste contexto, o presente projeto busca contribuir com o entendimento do egresso do ensino médio técnico investigando a transição escola-trabalho em duas modalidades: integrado e concomitante. Desde 2016 o ensino médio passa por uma ampla reforma, com a disputa de vários atores sobre os rumos da política educacional, o que impacta em todas as redes e modalidades de ensino, inclusive nos cursos técnicos. Em meio a este processo de disputas, busca-se entender a trajetória de estudantes que frequentaram as modalidades integrado e concomitante, através dos dados do suplemento anual de educação da PNAC – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Foram levantadas informações dos estudantes de 14 a 18 anos que frequentavam o ensino médio em 2019, bem como dos responsáveis por estudantes na condição de filho. Em 2022 foram identificados os egressos de 17 a 21 anos, verificando sua inserção no mercado de trabalho e/ou possibilidade de continuidade dos estudos. Os resultados preliminares apontam para diferenças nos perfis dos estudantes nas duas modalidades de ensino. Uma segunda fonte de dados do estudo é a pesquisa de egressos do IFMT, que já foi disponibilizada e será futuramente analisada, buscando verificar os resultados do ensino médio integrado.
Palavras-chave: Egresso. Educação Profissional. Instituto Federal. Políticas Públicas. Estatísticas Oficiais.
Banca examinadora:
Dra. Barbara Cobo Soares (ENCE/IBGE) – Orientadora
Dr. Marcos Dantas Hecksher (ENCE/IBGE) – Coorientador
Dra. Denise Britz do Nascimento Silva (ENCE/IBGE)
Dra. Betina Fresneda (DPE/IBGE)
Dra. Daniele Carusi Machado (UFF)
Coordenação de Pós-Graduação
Angelita Alves de Carvalho