ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
Defesa de Dissertação de Mestrado
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada: “O complexo produtivo do petróleo e gás: limites e potencialidades para o desenvolvimento fluminense”
Aluno: Pedro Amaral Serra
Data: 29 de maio de 2023 – Segunda-Feira
Horário: 15h00m
Local: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=md8955a7df3d279591d9fd2c8ab879a12
Senha da Reunião: 9dsNxjBwF84
Resumo: É possível conceber um modelo de desenvolvimento mais justo e sustentável? De que forma o Estado do Rio de Janeiro pode construir seu futuro em direção a maior justiça social, sustentabilidade e crescimento econômico? São essas questões que a pesquisa responde através de uma agenda de desenvolvimento que realça capacidades estatais destacando o protagonismo do governo do estado no processo do desenvolvimento socioeconômico. Pensar o futuro da sociedade fluminense não é função do mercado e, portanto, o estado não pode ser um mero consertador de falhas de mercado e, sim, um planejador, articulador e “empreendedor” das condições que garantam bem-estar para a sociedade. O trabalho parte da premissa que o desenvolvimento do estado está integralmente vinculado à recuperação do seu setor industrial e busca a reflexão dos pontos fortes e fracos da estrutura produtiva fluminense acionando um conjunto de conceitos e temáticas do arcabouço teórico desenvolvimentista, escolhidos, por meio de revisão da literatura especializada, para repensar o papel do estado do Rio de Janeiro em direção a retomada da cultura do planejamento. A pesquisa é de natureza aplicada com abordagem qualitativa e atinge seus objetivos de forma exploratória através do método da pesquisa bibliográfica. O trabalho foi relevante ao evidenciar que a potencialidade econômica do complexo produtivo do petróleo e gás contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio de Janeiro caso haja um planejamento estratégico que consiga absorver as questões mais atuais presentes nas agendas de desenvolvimento globais, renovadas no período pós-covid 19. Os desafios são grandes, mas as oportunidades são enormes.
Palavras-chave: Complexo produtivo do petróleo e gás. Estado “empreendedor”. Políticas orientadas por missões. Fundo soberano do Estado do Rio de Janeiro. Financeirização. Doença Holandesa. Industrialização. Royalties. Planejamento.
Banca examinadora:
Dr. Miguel Antonio Pinho Bruno (ENCE/IBGE) - Orientador
Dra. Letícia de Carvalho Giannella (ENCE/IBGE)
Dr. Joilson de Assis Cabral (UFRRJ)
Dr. Leonardo Marco Muls (UFF)
Angelita Alves de Carvalho