logotipo ence

 

v_SEMIC.
Seloge.
Processo Seletivo 2022.
Processo Seletivo 2022.
Livro 20 anos PPG
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/8 
start stop bwd fwd

 
 
 
atividades
 
 
 
 
ico rbe.fw
 
 

Seminário de Iniciação Científica: Testes não-paramétricos para reparo imperfeito

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário de Iniciação Científica 

A ENCE tem o prazer de convidar para o seminário:

Testes não-paramétricos para reparo imperfeito

Maria Luiza Guerra de Toledo
ENCE/IBGE

Dado o histórico de falhas de sistemas reparáveis independentes e identicamente distribuídos, um procedimento não-paramétrico é apresentado para se testar a hipótese nula de reparo mínimo versus a alternativa de reparo não-danoso. A ideia principal é que, sob um reparo não-danoso ou benéfico, sistemas que falharam mais tarde são mais confiáveis do que aqueles que falharam mais cedo. Esse fato possibilita que se ranqueie, em qualquer momento no tempo, os sistemas, do mais para o menos confiável e, portanto, seja definido um vetor que conte quantas vezes o sistema no ranque r tenha falhado. Sob a hipótese nula de reparo mínimo, mostramos que o vetor de contagens segue uma distribuição multinomial. O teste é realizado calculando-se uma estatística de teste qui-quadrado similar à usada para se testar alternativas unilaterais na configuração multinomial. O procedimento é aplicado a dois conjuntos de dados reais relacionados a equipamentos utilizados na indústria mineradora.

 

Dia: 04/10/2021
Horário: 14:30h

Transmissão via Webex

Detalhes da reunião:

Link para o seminário: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=maa2e05a5d6e72300df61719591e62e0b

Número da reunião: 2340 638 9150

Senha de acesso: ence

OBS: A participação no seminário valerá horas de atividades complementares. Para que as horas sejam computadas, os alunos devem ingressar na sala de reunião com o nome completo e o número de matrícula.

A participação é aberta a todos os professores e alunos da graduação e da pós graduação, assim como a todos os funcionários do IBGE.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro