logotipo ence

Seminário ENCE - 2023

Organizadores 
Júlia Celia Mercedes Strauch, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (Pós-Graduação)
Daniel Takata Gomes, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  (Graduação)

 

13  de março de 2023

Desigualdade e Políticas Públicas

Jefferson Rodrigo do Nascimento, Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo - USP. Coordenador de Pesquisa e Incidência em Justiça Social e Econômica da OXFAM Brasil.

 

20  de março de 2023

Desigualdade invisível do Sistema Penitenciário Brasileiro: População escondida, perspectiva do Guard Labor e Desenvolvimentismo Penal

Vinicius Pinheiro Israel, Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos, IESP-UERJ e em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ e Professor do Departamento de Métodos Quantitativos da Escola de Matemática da UNIRIO

 

03  de abril de 2023

Serviços Ecossistêmicos e Segurança Alimentar

Ana Paula Dias Turetta, Doutora em Agronomia, área de concentração, Ciência do Solo, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, é Pesquisadora na Embrapa Solos e Professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão Territorial e Políticas Públicas da UFRRJ

 

 17 de abril de 2023

Morbimortalidade materna - vulnerabilidades acumuladas, oportunidades perdidas

Soraya Christina Silva de Oliveira, Mestra em Serviço Social, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, é Assistente Social estatutária em unidade de atenção básica da SMAS / PCRJ.

 

08 de maio de 2023

Evolução recente do desflorestamento na Amazônia Legal: supressão, trajetórias e seus padrões

Carla Bernadete Madureira Cruz, Doutora em Geografia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Professora Titular do Departamento de Geografia da UFRJ, coordenadora do Laboratório ESPAÇO de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais.

 

22 de maio de 2023

Organização do Território Brasileiro sob a ótica do IBGE

Cayo de Oliveira Franco, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Geógrafo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

 

19 de junho de 2023

As faces da mobilidade e a justiça socioespacial por meio de políticas públicas de paisagem na metrópole: mais que um olhar

Gabriel Teixeira Barros, Doutor em Geografia na área de Globalização, políticas públicas e reestruturação territorial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Geógrafo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

 

03 de julho de 2023

Revolta do Cachimbo - a luta pela terra no Quilombo da Caveira

Gessiane Ambrosio Nazario, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Professora da Rede Municipal em Armação dos Búzios - SEMED e Integrante da Coordenação do Coletivo de Educação da CONAQ.

 

17 de julho de 2023

Planificação e Desenvolvimento Nacional: o Caso da China e SASAC

Melissa Caroline Cambuhy, Mestra em Direito Político e Econômico - Mackenzie, Professora de curso de curta duração, graduação e pós-graduação e pesquisadora do Núcleo de Estudos Brasil-China - FGV-Rio.

 

31 de julho de 2023

Twitter como ferramenta de análise de desastres e monitoramento em tempo real de eventos locais associados a excessos pluviométricos

Lidiane dos Santos Lima, Doutora em Engenharia Oceânica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Hidróloga no Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, CEMADEN-RJ.

 

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro