logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário ENCE: "Twitter como ferramenta de análise de desastres e monitoramento em tempo real de eventos locais associados a excessos pluviométricos"

A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário ENCE no dia 31 de Julho: 

Twitter como ferramenta de análise de desastres e monitoramento em tempo real de eventos locais associados a excessos pluviométricos

Palestrante: Lidiane dos Santos Lima

Doutora em Engenharia Oceânica - UFRJ, Hidróloga no Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, CEMADEN-RJ

Dia: 31/07/2023 – segunda-feira

Horário: 16:00 horas.

Local: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m95d85be9f880e79c5dcfc620bacf319b 

Senha de acesso: 2HmMsG3kJ6u

Resumo

No projeto investigou-se o uso potencial de informações do Twitter para entender desastres anteriores e monitorar eventos locais relacionados a chuvas excessivas em tempo real. O estudo desenvolveu um sistema de mineração de texto para identificar eventos de chuva em tempo real e passados e analisou o uso potencial de informações do Twitter para gestão de emergências. A pesquisa mostrou a utilidade de fontes de dados não convencionais, como cidadãos compartilhando informações em redes sociais, para complementar sistemas tradicionais de monitoramento e alerta, oferecendo uma compreensão mais completa da situação em tempo real. Os resultados destacaram a eficácia do monitoramento hidrológico e o potencial do Twitter para gerenciamento integrado de riscos de desastres no Estado do Rio de Janeiro. O estudo também revelou limitações na metodologia, que requerem ajustes e validações adicionais para garantir sua eficácia.

Informações:

Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691 e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A participação é aberta a todos os docentes, alunos, funcionários do IBGE e ao público em geral.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro