logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário ENCE: "Desigualdade invisível do Sistema Penitenciário Brasileiro: População escondida, perspectiva do Guard Labor e Desenvolvimentismo Penal"

A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário ENCE no dia 20 de Março: 

Desigualdade invisível do Sistema Penitenciário Brasileiro: População escondida, perspectiva do Guard Labor e Desenvolvimentismo Penal

Palestrante: Vinicius Pinheiro Israel

Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos, IESP-UERJ e em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ e Professor do Departamento de Métodos Quantitativos da Escola de Matemática da UNIRIO

 

Dia: 20/03/2023 – segunda-feira

Horário: 16:00 horas.

Local: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m13cf6e6f454f8d3ee9076abf7c9920fc

Senha de acesso: SXeRU77pEE7

Resumo

A população presa no Brasil cresceu linearmente desde a década de 1990 até 2019, chegando à posição de terceiro país com maior número de presos no mundo, superando 700 mil pessoas encarceradas. As projeções mostram que, se não fosse a pandemia de Covid-19, a população presa ultrapassaria um milhão de pessoas em 2022. Nesta palestra vamos discutir os impactos do boom carcerário brasileiro nas estatísticas oficiais de emprego, renda e mobilidade. Vamos mostrar o viés gerado nas estatísticas oficiais para os grupos mais suscetíveis ao encarceramento: homens, não brancos, jovens e de baixa escolaridade. As análises estatísticas são feitas em diálogo com as ideias do Guard Labor e do Desenvolvimentismo Penal, que mostram como a estratégia do encarceramento em massa pode ser usada para regular o mercado de trabalho e gerar uma impressão falsa de melhoria nas condições de vida para determinados estratos da população.

 

Informações:

Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691 e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro