logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário ENCE: "SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E SEGURANÇA ALIMENTAR"

A ENCE tem o prazer de convidar para o Seminário ENCE no dia 03 de Abril: 

SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E SEGURANÇA ALIMENTAR

Palestrante: Ana Paula Dias Turetta

Doutora em Agronomia, área de concentração, Ciência do Solo, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, é Pesquisadora na Embrapa Solos e Professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão Territorial e Políticas Públicas da UFRRJ

Dia: 03/04/2023 – segunda-feira

Horário: 16:00 horas.

Local: https://ibge.webex.com/ibge/j.php?MTID=m2352be34eba929f3f96619ff7f5f6025 

Senha de acesso: hgEcfWjS268

Resumo

O impacto das mudanças climáticas afetará todas as quatro dimensões da segurança alimentar: disponibilidade, acessibilidade e utilização dos alimentos e a estabilidade dos sistemas alimentares. Nesse cenário, especialmente as pequenas propriedades familiares de produção agrícola ficam ainda mais expostas ao risco imediato de quebra de safra, novos padrões de pragas e doenças, falta de sementes e material de plantio apropriados entre outros. No entanto, a agricultura também contribui para as mudanças climáticas. Entre 21–37% das emissões totais de gases de efeito estufa (GEE) são atribuíveis ao sistema alimentar relacionadas ao uso agrícola, armazenamento, transporte, embalagem, processamento, varejo e consumo. Esse cenário de causa-efeito pode ser uma oportunidade para propor e estimular iniciativas que sejam capazes de promover a resiliência dos sistemas alimentares. E os serviços ecossistêmicos é um tema chave nesse debate, uma vez que a adoção de práticas de manejo sustentáveis do solo podem promover a multifuncionalidade da agricultura. Ou seja, os sistemas alimentares, além de sua função primária de produção de alimentos, fibra e energia, podem ser vistos como provedores de serviços essenciais para o bem estar da sociedade e do planeta.

 Informações:

Tel.: 2142-4696 ou 2142-4691 e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro