logotipo ence
 isi2017
 
 
 Vesamp

Atribuições CTA

À Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA) compete planejar, organizar, coordenar, executar e controlar as atividades de operacionalização do Programa Anual de Treinamento (PAT) e consequentemente, realizar o atendimento às áreas demandantes, a partir das orientações do CCT.

À CTA, compete ainda outras atribuições, voltadas à prestação de serviços de consultoria, tais como:
  • Desenvolver atividades de apoio e assessoramento didático-pedagógico.
  • Pesquisar, planejar e elaborar projetos e estratégias pedagógicas.
  • Desenvolver metodologias de educação a distância.
  • Estruturar e coordenar programas específicos.
  • Implementar e acompanhar o Projeto Parceria IBGE - ENAP no RJ, CE, BA, SC, MG e PR.

Equipe

A Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento é composta por uma equipe multidisciplinar de profissionais que atuam no sentido de cumprir as atribuições e implementar as decisões relacionadas a treinamento institucional. 

  • Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento: Bianca Walsh
    • Gerência de Projetos de Educação a Distância: Marcelo Rodrigues de Holanda Maia
    • Gerência de Treinamento Presencial: Paulo David de Jesus Tostes
    • Gerência do Curso de Desenvolvimento de Habilidades em Pesquisa - CDHP: Isabel Cristina dos Santos

Missão

Oferecer capacitação para o desenvolvimento das pessoas em suas áreas de atuação visando a melhoria de seu desempenho e a atualização de seus processos de trabalho.

Valores:

  • Foco no cliente: promoção da satisfação das diversas áreas que demandam por treinamento.
  • Compromisso / Responsabilidade / Qualidade: mudança do foco de uma cultura burocrática, formalista e normatizadora para uma cultura mais empreendedora, voltada para resultados, o que pressupõe agilidade, capacidade de inovação e flexibilidade.
  • Transparência: divulgação permanente de relatórios técnicos de avaliação e prestação de contas da aplicação dos recursos aplicados em treinamento.
  • Trabalho em equipe: busca de ambientes de trabalho que favoreçam a colaboração entre as pessoas e a adaptação às novas realidades.
  • Flexibilidade: Confiança na capacidade das pessoas apresentarem resultados e soluções, resolverem problemas e lidar permanentemente e construtivamente com a contínua ocorrência de mudanças.

Visão de Futuro:

Ser um centro de inovação metodológica em termos de educação, capaz de gerar ambientes de contínuo aprendizado, com intensa aplicação das tecnologias de informação e comunicação.

Organograma

Conheça a Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA)

organograma cta

Histórico

A Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA) foi criada em 1995, época em que aconteciam mudanças estruturais marcantes para o futuro do IBGE, todas relacionadas à modernização do instituto.

A CTA passou a integrar a estrutura da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE, ao lado da Coordenação de Ensino e Pesquisa, criada pela mesma resolução do Conselho Diretor.

Por este novo arranjo, a ENCE se tornou responsável pela execução da atividade de capacitação institucional, sendo atribuído à CTA a competência para implementar o Programa Anual de Treinamento (PAT).

Recomendação da missão canadense

O IBGE foi visitado em 1994 por uma missão técnica de alto nível do Statistics Canada. A partir de uma avaliação global das atividades do IBGE foram feitas sugestões em várias áreas. A estrutura existente hoje para garantir capacitação ao quadro de pessoal é resultado desse diagnóstico da missão canadense, que destacou a necessidade de implementação de uma política integrada de desenvolvimento e treinamento.

Por meio dela, o IBGE se prepara para a absorção de novas tecnologias e procedimentos de trabalho, promovendo maior envolvimento do pessoal com a instituição. Um dos principais aspectos da orientação canadense era constituir as atividades de formação e treinamento como responsabilidade de toda a Instituição, ao invés de deixá-las como atribuição restrita à área de pessoal.

Para isso, a estrutura foi modelada com uma instância de formulação, o Comitê de Coordenação de Treinamento(CCT), formado por representantes das diretorias do IBGE e responsável pelo planejamento anual das atividades, e outra de execução, a Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA).

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro