À Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA) compete planejar, organizar, coordenar, executar e controlar as atividades de operacionalização do Programa Anual de Treinamento (PAT) e consequentemente, realizar o atendimento às áreas demandantes, a partir das orientações do CCT.
A Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento é composta por uma equipe multidisciplinar de profissionais que atuam no sentido de cumprir as atribuições e implementar as decisões relacionadas a treinamento institucional.
Oferecer capacitação para o desenvolvimento das pessoas em suas áreas de atuação visando a melhoria de seu desempenho e a atualização de seus processos de trabalho.
Valores:
Visão de Futuro:
Ser um centro de inovação metodológica em termos de educação, capaz de gerar ambientes de contínuo aprendizado, com intensa aplicação das tecnologias de informação e comunicação.
Conheça a Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA)
A Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA) foi criada em 1995, época em que aconteciam mudanças estruturais marcantes para o futuro do IBGE, todas relacionadas à modernização do instituto.
A CTA passou a integrar a estrutura da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE, ao lado da Coordenação de Ensino e Pesquisa, criada pela mesma resolução do Conselho Diretor.
Por este novo arranjo, a ENCE se tornou responsável pela execução da atividade de capacitação institucional, sendo atribuído à CTA a competência para implementar o Programa Anual de Capacitação (PAC).
Recomendação da missão canadense
O IBGE foi visitado em 1994 por uma missão técnica de alto nível do Statistics Canada. A partir de uma avaliação global das atividades do IBGE foram feitas sugestões em várias áreas. A estrutura existente hoje para garantir capacitação ao quadro de pessoal é resultado desse diagnóstico da missão canadense, que destacou a necessidade de implementação de uma política integrada de desenvolvimento e treinamento.
Por meio dela, o IBGE se prepara para a absorção de novas tecnologias e procedimentos de trabalho, promovendo maior envolvimento do pessoal com a instituição. Um dos principais aspectos da orientação canadense era constituir as atividades de formação e treinamento como responsabilidade de toda a Instituição, ao invés de deixá-las como atribuição restrita à área de pessoal.
Para isso, a estrutura foi modelada com uma instância de formulação, o Comitê de Coordenação de Treinamento (CCT), formado por representantes das diretorias do IBGE e responsável pelo planejamento anual das atividades, e outra de execução, a CTA.