logotipo ence
 isi2017
 
 
 Vesamp

Congressos e Seminários

E-learning E-training - Aprendendo e Treinando para Atuar e Trabalhar na Sociedade do Conhecimento
Participantes: Luciene R. Galart, Maria Angélica V. Araújo e Rosana P. de Almeida.

[Anotações elaboradas pelas participantes do evento, promovido pelo IDETI, em São Paulo, entre os dias 02 e 03 de outubro de 2002]

Gestão
Artigo
Autor(es)
Arquivo zipado
O futuro da cultura digital - mudanças na qualidade de vida e no cotidiano Wilson Ruggiero
Texto - Formato pdf - zipado - zipado
Transparência - Formato ppt - zipado
Educar na sociedade da informação: a construção de uma comunidade virtual de educadores Lilian Starobinas
Texto - Formato pdf - zipado - zipado
Transparência - Formato ppt - zipado

Custo X Benefício: Retorno sobre investimentos em e-learning: o sucesso de seu projeto começa
aqui

Carlos Alberto Fanelli
Texto - Formato pdf - zipado
Transparência - Formato ppt - zipado
Custo X Benefício: Mensurando a eficácia da estratégia de e-learning Jean Carlo Klaumann
Texto - Formato pdf - zipado
Transparência - Formato ppt - zipado
Administração de Recursos e ferramentas de Gerenciamento: Projeto GEMA - Um modelo para a administração de recursos Mônica Parente Ramos
Texto - Formato pdf - zipado
Transparência - Formato ppt - zipado
Ferramentas de gerenciamento e administração de recursos Luciana Martinez Zaina
Texto - Formato pdf - zipado
Transparência - Formato ppt - zipado
A experiência do LATEC/UFRJ na implementação de programa de educação na área de SMS (segurança, meio ambiente e saúde), da BR distribuidora Cristina Haguenauer
Texto - Formato pdf - zipado
Transparência - Formato ppt - zipado
 
Conteúdo
Artigo
Autor(es)
Arquivo zipado
Elaboração de Conteúdo: Produzindo cursos a distância Gley Fabiano Cardoso Xavier
Texto - Formato pdf - zipado
Transparência - Formato ppt - zipado
E-Business Games: inovando o conteúdo de e-learning através de jogos de treinamento Marcelo Augusto da Eira
Texto - Formato pdf - zipado
 
Ferramentas de Autoria
Artigo
Autor(es)
Arquivo zipado
Projeto Instrucional de cursos on-line: ferramenta de autoria ou equipe de instructional designers? René Birochi
Texto - Formato pdf - zipado
Transparência - Formato ppt - zipado

 

 

 

Tecnologias
Artigo
Autor(es)
Arquivo zipado
Tecnologias para o ambiente de e-learning

Regina Melo Silveira

 
Transparência - Formato pdf - zipado
Aplicação: Integração da Teleconferência à cultura empresarial Luiz Affonso Amado Sette
 
Transparência - Formato ppt - zipado
Aplicação: A importância da Webconferência e Videoconferência no e-Learning Marcos Rosenthal
 
Transparência - Formato ppt - zipado
Padrões: O uso de padrões de metadados em e-Learning Gley Fabiano Cardoso Xavier
Transparência - Formato ppt - zipado

 

 

Cases
Artigo
Autor(es)
Arquivo zipado
Fatores críticos de sucesso para a implantação da UNIPREV Clara Huguenin de Araújo Transparência - Formato ppt - zipado
E-training interativo: o case LOREAL Aldo Wandersman Transparência - Formato ppt - zipado
Criando comunidades virtuais de aprendizagem e de prática: sites TôLigado e Conexão Escola Brasilina Passareli ---
Arquitetura de e-Learning - integrando LMS, live e-Learning e avaliação on-line Nivaldo Tadeu Marcusso ---
Nossa Língua Digital Ana Teresa Ralston Transparência - Formato ppt - zipado
A utilização de elementos multimídia em ambientes de ensino a distância Itana Stiubiener Transparência - Formato ppt - zipado
Utilização de mídias integradas na formação de professores em exercício Fernando Moraes Fonseca Jr.
Texto - Formato pdf - zipado
 
Cursos a distância em informática SENAC - SP: trabalhando com pedagogia por projetos Rejane T. C. Dutra, Ana Cristina M. Caldeira e Karim Gizelle Gonzalez
Texto - Formato pdf - zipado
Transparência - Formato ppt - zipado
Os desafios reais no monitoramento de um programa de e-learning José Ricardo B. Noronha
Texto - Formato pdf - zipado
Transparência - Formato ppt - zipado
Plataforma de gerenciamento de Centros de Treinamento Paulo Cesar Bueno Transparência - Formato ppt - zipado
O case da Harvard Business Online: a aprendizagem just-in-time alavancando o sucesso do e-learning corporativo
 
Maurício Lopes Transparência - Formato ppt - zipado
Interatividade Instantânea no Ensino à Distância
 
Prof. Pedro Luiz Oliveira Costa Neto Transparência - Formato ppt - zipado
Implementando cursos de e-learning em empresas brasileiras: desafios e sucessos
 
Matthew White Transparência - Formato ppt - zipado

 

CCT

COMITÊ DE COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO (CCT)

O CCT é um fórum colegiado constituído por representantes de unidades setoriais (Presidência, Diretoria Executiva, Diretoria de Pesquisas, Diretoria de Geociências, Diretoria de Informática, Centro de Documentação e Disseminação de Informações, Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE e ENCE/Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento), nomeados pelo/a Presidente/a do IBGE.

Reúne-se periodicamente para decidir sobre as políticas de treinamento da Instituição, bem como avaliar os pleitos de afastamentos temporários de servidores para cursar programas de pós-graduação.

Cada representante das unidades setoriais responde pelo encaminhamento das necessidades de capacitação de sua área organizacional.

As principais atribuições do CCT, definidas na RCD. 0027 em 22/12/2003, são:

  • Identificar e propor políticas e diretrizes de treinamento e aperfeiçoamento;
  • Propor ações de treinamento;
  • Coordenar os levantamentos das necessidades de treinamento dos servidores de todas as unidades organizacionais;
  • Elaborar o Plano Anual de Treinamento em conjunto com a Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento- ENCE/CTA;
  • Analisar e decidir quanto aos pedidos de afastamento de servidores para a realização de programas de formação e aperfeiçoamento;
  • Acompanhar e avaliar, continuamente, os programas de treinamento e aperfeiçoamento do IBGE.

Resolução nº 27 de 22/12/2003 do Conselho Diretor, que redefine as atribuições do Comitê de Coordenação de Treinamento e dá outras providências.

Os atuais representantes do CCT são:

Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Titular : José Matias de Lima – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente : Gustavo da Silva Ferreira – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Gabinete da Presidência
Titular: Sônia Val Dias – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente: Leonardo Zechlinsky Maya – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Diretoria-Executiva
Titular: Camila Rodrigues de Souza – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente: Carla Francisca Bottino Antonaccio – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Diretoria de Pesquisas
Titular: Viviane Cirillo Carvalho Quintaes – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente: Cristiane dos Santos Moutinho – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Diretoria de Geocências
Titular: Maria Mônica Caetano O’Neill – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente: Cláudio João Barreto dos Santos – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Diretoria de Informática
Titular: Arnaldo Lyrio Barreto – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente: Marília Carla Maciel de Brito – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Centro de Documentação e Disseminação de Informações
Titular: Paulo César de Souza Quintslr – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente: Marise Maria Ferreira – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ENCE/ Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento
Titular: Denise Britz do Nascimento Silva – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente: Rita de Cassia Macedo Villas Boas – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Saiba mais sobre o CCT.

CDHP

Curso de Desenvolvimento de Habilidades em Pesquisa - CDHP
Dentre os cursos constantes no Plano Anual de Treinamento - PAT encontra-se o Curso de Desenvolvimento de Habilidades em Pesquisa – CDHP, que em suas edições oferece vagas para servidores públicos externos ao IBGE.
Baseado no Survey Skills Development Course do Statistics Canada, o CDHP se propõe a fornecer aos participantes uma visão abrangente de todo o processo de planejamento e execução de uma pesquisa domiciliar por amostragem. Partindo de uma demanda específica apresentada por um cliente, os alunos desenvolvem, em curto espaço de tempo, um projeto, executam a pesquisa e apresentam, sob forma de relatório, os resultados da pesquisa realizada em condições reais.
Objetivos
·         Propiciar aos participantes o envolvimento no planejamento e desenvolvimento de pesquisas domiciliares por amostragem probabilística;
·         Apresentar os principais conceitos, métodos e etapas relevantes para o planejamento e execução de uma pesquisa domiciliar por amostragem;
·         Promover a integração do corpo técnico e motivar os funcionários, a partir da experiência do trabalho em equipe;
·         Difusão de novas metodologias/tecnologias;
·         Formação de rede de contatos dentro da instituição facilitando desenvolvimento de projetos futuros;
·         Experiências de parcerias entre o IBGE e entidades que solicitam a pesquisa-tema de cada curso; e
·         Possibilitar a experiência de aprender fazendo quando o aluno participa de todas as etapas da realização de uma pesquisa: do planejamento à divulgação dos resultados.
Público-alvo
    • Servidores do IBGE;
    • Alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), particularmente das áreas de Ciências Sociais e Estatísticas, de instituições de ensino públicas brasileiras;
    • Servidores de órgãos públicos envolvidos no planejamento e execução de pesquisas no Brasil e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - PALOP;
    • Docentes e pesquisadores de institutos de pesquisas e de instituições de ensino públicas brasileiras, capazes de atuar como multiplicadores; e
    • Servidores de agências e organizações públicas de estatísticas
Conteúdo Programático
    • Aulas expositivas sobre noções de amostragem, elaboração de questionários, plano tabular, operação de campo e sistemas de apuração/expansão para pesquisas por amostragem;
    • Trabalho em equipe;
    • Encontros com o cliente para definição dos objetivos da pesquisa;
    • Desenvolvimento do plano tabular para apresentação dos resultados;
    • Elaboração do questionário e outros instrumentos de campo;
    • Desenvolvimento do plano amostral da pesquisa e seleção da amostra;
    • Especificação dos procedimentos de coleta e apuração;
    • Desenvolvimento dos programas necessários para entrada de dados, crítica e imputação e tabulação dos resultados;
    • Especificação e execução de procedimentos para ponderação da amostra, tratamento de não-resposta, estimação de parâmetros e medidas de precisão;
    • Implementação do trabalho de campo, incluindo operação de listagem de domicílios e entrevistas nos domicílios selecionados; e
    • Elaboração do relatório final descrevendo a metodologia utilizada e apresentando uma síntese dos resultados encontrados.
Pré-requisito
Formação em nível superior.
Quem oferece
IBGE – ENCE – Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento.
Carga horária
6 (seis) semanas em tempo integral, totalizando 240 (duzentos e quarenta) horas, incluindo a atividade de coleta de dados (7 a 10 dias de trabalho de campo, podendo nesse período requerer trabalho no final de semana e feriado(s)).
 
IMPORTANTE
 
1.       Os candidatos que tiverem suas inscrições confirmadas deverão estar presentes no primeiro dia do curso, às 08:30 horas. Candidatos selecionados que eventualmente não possam satisfazer esta condição ou cumprir a carga horária do curso, devem notificar imediatamente à Coordenação do CDHP pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , com cópia para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , para que sua vaga seja remanejada, uma vez que é imprescindível que toda a turma participe do curso desde seu início e em tempo integral;
2.       O custo de transporte de ida e volta e de hospedagem dos participantes externos deverá ser coberto pela instituição do participante ou pelo próprio participante. Também é de responsabilidade destes a cobertura de eventuais seguros de saúde e de acidentes pessoais, durante toda a duração do curso.
 
As aulas serão realizadas no Espaço ENCE/CDHP – Complexo Canabarro – Rua General Canabarro, 706 – Bloco B – sala 203 – Maracanã – Rio de Janeiro, (próximo à estação do metrô de São Cristóvão).

Material Didático

Não há material didático no momento.

Objetivo

 

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro