logotipo ence

Ações de Capacitação da ENCE/CTA

O planejamento da capacitação no IBGE se apoia no Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) sistêmico e integrado. Essa metodologia de prospecção mantêm as chefias envolvidas do momento da solicitação da necessidade até a implementação da capacitação de fato, na tentativa de integrar solicitações que estão distribuídas em diferentes unidades do Instituto, o que permite o aproveitamento de recursos de forma otimizada.

Existe a figura do Consultor de Capacitação, que é um servidor da CTA e que estabelece constante diálogo com os solicitantes de capacitação, a fim de detalhar a necessidade, colaborando para o sucesso do projeto.

Etapas do LNC:

I.Coleta preliminar de necessidades pelas coordenações;
II.Análise das necessidades preliminares pelo Consultor de Capacitação;
III.Processo de priorização das necessidades de capacitação pelas coordenações com auxílio do Consultor;
IV.Priorização geral das necessidades de capacitação pelo Comitê de Coordenação de Treinamento (CCT) com o apoio do Consultor de Capacitação;
V.Encaminhamento da lista final de necessidades já priorizada para implementação de propostas de capacitação;
VI.Pactuação da proposta de capacitação pelas coordenações e pela CTA.

 

  • Portfólio de Soluções de Capacitação da CTA

 

Nosso portfólio se distribui hoje no IBGE com eventos de capacitação organizados por 6 (seis) áreas temáticas básicas: Geociências, Gestão e Governança, Ensino, Estatística, Comunicação e Tecnologia.

O Decreto nº 5.707/06 amplia o formato da capacitação que tradicionalmente acontece por meio de cursos, ao estabelecer que além desse, há outros possíveis eventos de capacitação, como aprendizagem em serviço, grupos formais de estudos, intercâmbios, estágios, seminários e congressos.

Essa proposta harmoniza-se perfeitamente à noção de aprendizagem contínua e ampla e respalda iniciativas de gestão de conhecimento como forma de capacitação igualmente válida. Em consonância, a CTA vem oferecendo os seguintes tipos de eventos de capacitação: cursos presenciais, a distância e híbridos, fóruns de prática, seminários, workshops, oficinas e palestras.

 

Clique aqui para conhecer o Portfólio de Capacitação IBGE 2018.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro