A ENCE/IBGE oferece cursos gratuitos na modalidade de ensino a distância (EAD) autoinstrucional. Eles são abertos a todos os interessados e fornecem certificado de conclusão.
O curso SIDRA foi desenvolvido pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), instituição de ensino superior do IBGE. Os cursos Extraindo Informações do IBGE, Descomplicando o IBGE e Introdução a Indicadores Sociais foram desenvolvidos pela ENCE em parceria com o UNFPA.
Em caso de dúvidas, basta enviar uma mensagem com o nome do curso no assunto para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Extraindo Informações do IBGE
O curso Extraindo Informações do IBGE está com inscrições abertas até 15 de agosto e pode ser concluído até 31 de agosto 14 de setembro de 2025. Os participantes vão aprender conceitos que norteiam a cultura voltada à utilização de dados para a extração de informações e as diferentes possibilidades de extração disponibilizadas pelo IBGE. O link de inscrições é https://encecapacitacao.ibge.gov.br/ev/course/view.php?id=1092.
SIDRA
O curso SIDRA O curso Extraindo Informações do IBGE está com inscrições abertas até 15 de agosto e pode ser concluído até 31 de agosto 14 de setembro de 2025. Ele capacitará o aluno a executar as ações básicas no Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA, como realizar pesquisas, montar quadros, obter rankings, efetuar downloads e gerar gráficos e cartogramas. O link de inscrições é https://encecapacitacao.ibge.gov.br/ev/course/view.php?id=1090. Para um melhor aproveitamento, é sugerido realizar primeiro o curso Extraindo Informações do IBGE.
Descomplicando o IBGE
O curso Descomplicando o IBGE está com inscrições abertas até 22 de agosto, e pode ser concluído até 31 de agosto 14 de setembro de 2025. O participante irá explorar aspectos teóricos e práticos do trabalho do IBGE, conhecendo sua história, suas principais pesquisas, e como essas informações são coletadas e divulgadas para entender o Brasil. O link de inscrições é https://encecapacitacao.ibge.gov.br/ev/course/view.php?id=1131.
Introdução a Indicadores Sociais
O curso Introdução a Indicadores Sociais está com inscrições abertas até 22 de agosto, e pode ser concluído até 31 de agosto 14 de setembro de 2025. O aluno irá explorar aspectos teóricos e práticos do uso desses indicadores para analisar diferentes regiões do país, utilizando estatísticas oficiais como base. O link de inscrições é https://encecapacitacao.ibge.gov.br/ev/course/view.php?id=1130.
As Trilhas de Aprendizagem são uma nova estratégia formativa da ENCE que oferecem cursos e disciplinas de extensão. As trilhas APRIM e CEPLAM abriram inscrições para cursos autoinstrucionais em https://conecta.ciar.ufg.br.
IBGE abre inscrições para curso EAD para gestores e técnicos municipais e estaduais
Em uma iniciativa inovadora, o IBGE disponibiliza, a partir de 1º de julho, uma série de cursos EaD voltados para o público externo com o objetivo de multiplicar as informações estatísticas públicas que fomentam o debate sobre os problemas, demandas e prioridades da sociedade brasileira.
O primeiro curso, “O papel do IBGE e a importância do Censo Demográfico”, terá a duração de 20 horas e é parte do *Programa Censo Demográfico para a gestão pública*, produzido em parceria com o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR), da Universidade Federal de Goiás (UFG). As inscrições estarão abertas de 10 a 21 de junho, neste link: https://eadmin.ciar.ufg.br. Os participantes terão três semanas para concluir o curso e receberão um certificado após a conclusão, caso apresentem aproveitamento acima de 70%.
Serão 500 vagas, voltadas preferencialmente para gestores e técnicos da administração pública municipal e estadual (sendo 40 vagas reservadas somente para o Rio Grande do Sul); servidores da rede capilarizada do IBGE; universitários (professores, estudantes e pesquisadores); e integrantes de movimentos sociais. Caso haja mais interessados que não consigam fazer o curso em razão do preenchimento das vagas, será criada uma lista de espera para novas turmas. A relação com os nomes dos inscritos será divulgada dia 26 de junho, nesta página.
Lista de inscritos - Confira os nomes dos selecionados
O Programa ainda contará com três outros cursos, todos EaD, com a duração de 30 horas: Conceitos e aplicações do Censo Demográfico para o desenvolvimento econômico; Conceitos e aplicações do Censo Demográfico para políticas públicas; Conceitos e Aplicações do Censo Demográfico para o desenvolvimento sustentável.
Os participantes que fizerem os quatro cursos com bom aproveitamento (acima de 70%) poderão se inscrever para a seleção para a “Oficina prática de formação de multiplicadores: elaboração de políticas públicas com base em dados do IBGE”. A oficina será remota síncrona e terá a duração de 32 horas.
Além destes, outros cursos serão ofertados a partir do segundo semestre, com temáticas relacionadas às áreas de demografia, estatística e geografia.
As informações serão divulgadas nesta página.
O Sistema Nacional de Estatística e Geografia pode ser compreendido como o conjunto das instituições envolvidas na produção de informações estatísticas e geocientíficas oficiais de um país. No caso brasileiro, o IBGE tem um papel de destaque neste Sistema por atuar como um produtor relevante dessas informações e por ter a chancela legal para atuar como coordenador dessa produção nacional (Lei Nº 5.878, de 11 de maio de 1973).
A trilha SNEG se propõe a disponibilizar recursos educacionais (incluindo cursos e objetos de microaprendizagem), que abrangem conceitos básicos e competências instrumentais relacionados ao propósito, à estrutura e às dinâmicas do Sistema. Os perfis de público-alvo, os níveis de conhecimento e os recursos educacionais da trilha estão informados mais abaixo.
Atualmente a trilha SNEG oferece o curso síncrono A integração das Informações Estatística e Geoespacial e seus benefícios para a sociedade. Saiba mais a seguir:
O curso aborda os princípios e práticas fundamentais para a integração de informações estatísticas e geoespaciais, enfatizando os benefícios dessa integração para a tomada de decisões baseada em evidências. Os tópicos incluem:
A carga horária é de 26 horas (18 horas síncronas e 8 horas assíncronas), com encontros online às terças-feiras, das 14 às 16h. A duração é de 6 de maio a 1 de julho de 2025. Serão exigidos frequência de 75%, envio de ensaio e participação no trabalho final.
O instrutor é o geógrafo Claudio Stenner, servidor do IBGE desde 2002. Foi coordenador de Geografia do IBGE de 2013 a 2020 e Diretor de Geociências do IBGE de 2020 a 2024. Atualmente é co-presidente do Grupo de Especialistas das Nações Unidas em Integração de Informações Estatísticas e Geoespaciais (UN EG-ISGI).
Processo seletivo
São oferecidas 10 vagas para a comunidade de usuários, informantes e produtores de informações estatísticas e geoespaciais, distribuídas por Grande Região e por sexo (uma vaga para homem e uma para mulher em cada região). O critério de desempate é a ordem de pré-inscrição. É exigido ensino superior completo ou em curso.
Formulário de pré-inscrição (formulário disponível das 9h de 16/04 às 9h de 17/04/2025)
Lista de convocados (lista publicada em 24/04 para inscrições por e-mail em 28 e 29/04/2025)
Lista de matriculados (lista publicada em 05/05/2025)
A trilha SNEG está voltada para três perfis de público-alvo: produtores, informantes e usuários especializados das informações oficiais. Ela se organiza a partir de três níveis de conhecimento: básico, intermediário e avançado. O nível básico tem o propósito de apresentar os fundamentos, os produtos e os recursos do Sistema, bem como de conscientizar sobre a sua importância para o interesse nacional. O nível intermediário se presta a desenvolver habilidades instrumentais em diversos segmentos técnicos associados à estrutura e à dinâmica do Sistema. O nível avançado já serve ao desenvolvimento de competências que fomentam a criação, a inovação e a implementação de processos operacionais relativos à produção da informação.
A trilha foi desenvolvida a partir de uma abordagem incremental, o que significa que estará em constante atualização e aprimoramento, apresentando recursos educacionais produzidos pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), ou obtidos por curadoria de recursos educacionais já existentes, que tenham passado pelo crivo de qualidade da Escola.
Para escolher seu caminho de aprendizagem, recomendamos que use três critérios:
Não se identificou com as competências indicadas? Ajude-nos a melhorar a trilha: preencha o formulário e deixe sua sugestão.
Os recursos educacionais obtidos por curadoria dependem da oferta dos agentes externos responsáveis. Os links de acesso serão disponibilizados aqui para verificação. Já os recursos educacionais produzidos pela ENCE serão destacados quando sua oferta estiver disponível.
Para produtores, usuários especializados e informantes
Níveis de aprendizagem |
Competências Gerais |
Recursos de Desenvolvimento |
Básico |
Conhecer princípios e boas práticas do ciclo de vida de dados estatísticos e geográficos (incluindo sigilo e ética) |
Cursos: Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais (ENCE) Introdução ao Sistema de Estatística Nacional (ENCE) A integração das Informações Estatística e Geoespacial e seus benefícios para a sociedade (ENCE) Rumo à COP30, A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ENCE) Descomplicando o IBGE (ENCE) Introdução a Indicadores Sociais (ENCE) Microaprendizagem: Código de Boas Práticas das Estatísticas do IBGE Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais Declaração de Princípios Orientadores Compartilhados para a Gestão de Informações Geoespaciais United Nations Integrated Geospatial Information Framework (UN-IGIF) Handbook on Management and Organization of National Statistical Systems Version 2022/A |
Intermediário |
Manusear bases de dados estatísticos e geográficos |
Cursos: Extraindo Informações do IBGE (ENCE) Capacitação em Geoinformação Básica (Exército) Geoinformação na SPU – Conceitos, fundamentos e tecnologias (ENAP) Microaprendizagem |
Intermediário |
Divulgar/transmitir dados estatísticos e geográficos |
Cursos Media Training (ENCE) Apresentações eficazes (ENCE) Apresentações Corporativas Sem Firulas (ENAP) Microaprendizagem |
Para produtores e usuários especializados
Níveis de aprendizagem |
Competências Específicas |
Recursos de Desenvolvimento |
Avançado |
Usar princípios e padrões na produção de dados estatísticos e geográficos |
Microaprendizagem Repositório sobre Generic Statistical Business Process Model (GSBPM) Repositório sobre Generic Activity Model for Statistical Organizations (GAMSO) Repositório sobre Geospatial view of Generic Statistical Business Process Model (GeoGSBPM) |
Intermediário |
Localizar fontes de dados estatísticos e geográficos |
Cursos Descomplicando o IBGE (ENCE) |
Avançado |
Produzir indicadores a partir de dados estatísticos e geográficos |
Cursos Aprendendo a criar informação espacial (ENCE) Análise socioespacial - Geoprocessamento aplicado às políticas públicas (ENAP) |
Avançado |
Traduzir a análise de dados estatísticos e geográficos em produtos de disseminação |
Cursos Trilha Análise de Conjuntura e Comunicação Pública ANCOM (ENCE) |
Para produtores
Níveis de aprendizagem |
Competências Específicas |
Recursos de Aprendizagem |
Avançado |
Incorporar inovações e melhorias na produção de dados estatísticos e geográficos |
Cursos Trilha Ciência de Dados, Big Data e Inteligência Artificial CDBDIA (ENCE) Microaprendizagem |
As Trilhas de Aprendizagem constituem uma nova estratégia de oferta formativa da ENCE. Cursos e disciplinas de extensão são propostos segundo temáticas de conhecimento relacionadas às necessidades de formação dos servidores do IBGE e às capacidades técnicas e de formação do corpo de professores, técnicos educacionais e colaboradores da escola.
As trilhas estão sendo concebidas de forma gradual, com grupos de trabalho internos ao IBGE, com desenvolvimento de ementas e oferta de disciplinas segundo a disponibilidade de professores, técnicos e recursos orçamentários da escola. O número de vagas e turmas ainda é restrito, pois várias das disciplinas são novas e estão em processo de desenvolvimento e aprimoramento para os vários públicos a que se destinam.
As disciplinas podem ser autoinstrucionais ou síncronas. São ofertadas para públicos internos ao IBGE, visando sua qualificação para as atividades exercidas; para pesquisadores e professores das Instituições de Ensino Superior, potenciais multiplicadores dos materiais e referências abordadas nas disciplinas; para técnicos do setor público, de organizações e movimentos sociais, para apropriação de conhecimento relevante para atuação pública, e sociedade em geral, interessada nas temáticas abordadas.
Cada turma de disciplina ofertada procura contemplar esses variados públicos, segundo critérios de ordem de inscrição e cotas por região, natureza da instituição de vínculo/pertencimento do pleiteante e sexo. Cotas adicionais podem ser criadas a fim de atender demandas estratégicas específicas do IBGE e sua escola. Procura-se assim garantir alcance nacional da oferta e pluralidade de capacitandos pelo país, na expectativa que os participantes procurem disseminar o conhecimento, as referências e materiais trazidos em cada curso.
As Trilhas de Aprendizagem em desenvolvimento são:
1. Análise de Conjuntura e Comunicação Pública (ANCOM)
2. Aprimorando o Planejamento Municipal: Normativas e Indicadores (APRIM)
3. Ciência de Dados, Big Data e Inteligência Artificial (CDBDIA)
4. Censo Demográfico e Planejamento Municipal (CEPLAM)
5. Estatística, Território e Políticas Públicas (ETPOL)
6. Sistema Nacional de Estatística e Geografia (SNEG)
Nas páginas específicas de cada trilha estarão sendo atualizadas as disciplinas e ofertas de turmas.
Agradecemos o interesse nas ofertas!
A trilha de aprendizagem Ciência de Dados, Big Data e Inteligência Artificial (CDBDIA) é um projeto da ENCE/IBGE que realiza cursos dentro dessa temática. Foram oferecidos cinco cursos: Introdução à Ciência de Dados, Inteligência Artificial em Políticas Públicas, Big Data e Estatísticas Públicas, Preservação da Privacidade em Ciência de Dados e Inteligência Computacional. O próximo, de outubro a dezembro de 2025, é o de Aspectos Fundamentais de Redes Neurais e Inteligência Computacional. Outros cursos e trilhas estão sendo desenvolvidos e serão lançados em breve.
Aspectos Fundamentais de Redes Neurais e Inteligência Computacional
O curso é gratuito o tem o objetivo de apresentar e discutir sobre como redes neurais e outras técnicas modernas podem aprender, reconhecer padrões e resolver problemas do dia a dia. É exigido nível superior completo.
Com carga horária de 45 horas, o curso terá início em 14 de outubro e duração de nove semanas, até 11 de dezembro de 2025. Inclui atividades remotas síncronas (aulas, seminários e debates) às terças e quintas, das 10 às 12h, e atividades assíncronas (leitura e pesquisa).
Processo seletivo
São oferecidas 60 vagas, distribuidas por Grande Região, por sexo e por público interno (IBGE) e externo (ensino e outros). A alocação das vagas pode ser vista aqui. O critério de desempate é a ordem de pré-inscrição.
Formulário de pré-inscrição (formulário disponível das 9h de 28/08 às 9h de 01/09/2025)
Chamada para matrícula (lista publicada em 10/09 para matrícula por e-mail até as 9h de 17/09/2025)
Matriculados na turma
Inteligência Computacional
O curso exige nível superior e tem o objetivo de capacitar o aluno a compreender e aplicar técnicas de inteligência computacional baseadas em aprendizado de máquina para resolver problemas de classificação, segmentação de dados e reconhecimento de padrões. Com carga horária de 45 horas, inclui atividades remotas síncronas (aulas, seminários e debates) e atividades assíncronas (leitura e pesquisa).
Matriculados na turma (realizada de 29/04 a 26/06/2025)
Preservação da Privacidade em Ciência de Dados
O curso exige nível superior e tem o objetivo de apresentar e discutir a privacidade de dados pessoais e o potencial dos dados disponíveis. Com carga horária de 45 horas, inclui atividades remotas síncronas (aulas, seminários e debates) e atividades assíncronas (leitura e pesquisa).
Matriculados na turma (realizada de 21/01 a 20/03/2025)
Big Data e Estatísticas Públicas
O curso exige nível superior e tem o objetivo de apresentar e discutir o uso de dados e métodos alternativos para a produção de estatística a partir das melhores práticas atuais ao redor do mundo. Com carga horária de 45 horas, inclui atividades remotas síncronas (aulas e debates) e atividades assíncronas (leitura e pesquisa).
Matriculados na turma (realizada de 22/10 a 05/12/2024)
Inteligência Artificial em Políticas Públicas
O curso exige nível superior e tem o objetivo de apresentar e discutir o uso de Inteligência Artificial (IA) na produção de evidências para formulação e avaliação de políticas e programas públicos. Com carga horária de 30 horas, inclui atividades remotas síncronas (aulas e debates) e atividades assíncronas (leitura e pesquisa).
Matriculados na turma (realizada de 09/08 a 06/09/2024)
Introdução à Ciência de Dados
O curso exige nível superior e é voltado para quem busca entender os fundamentos e a aplicabilidade da ciência de dados no mundo real. Com carga horária de 45 horas, inclui atividades remotas síncronas (aulas e debates) e atividades assíncronas (leitura e pesquisa).
Selecionados para primeira turma (realizada de 21/05 a 05/07/2024)
O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil está realizando uma série de três webinários para apresentar experiências de utilização de fontes de dados alternativos na produção de indicadores confiáveis. O próximo seminário será em 19 de abril, às 13h, e abordará um experimento que tentou corrigir o viés presente na estimativa de casos de COVID-19 na população brasileira a partir do registro administrativo de testes publicados pelo Ministério da Saúde. O palestrante será João Gabriel Malaguti Sobrinho, doutorando da ENCE.
O evento será transmitido em português, inglês e espanhol. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para participar, basta se inscrever no link https://forms.gle/B4jMVBzxZFsSmXKX8.
Fontes alternativas para estatísticas públicas
O uso de fontes de dados alternativos para gerar estatísticas públicas precisas tem recebido uma atenção crescente da comunidade acadêmica e dos institutos de estatística. Experimentos vêm sendo realizados para viabilizar a produção de estatística, reduzindo distorções causadas por fatores como a autosseleção ou a subcobertura.
O primeiro webinário da série foi realizado em 15 de março e está disponível na página do Hub. O palestrante Thiago de Oliveira Meireles, doutorando da USP, falou sobre a ponderação de uma amostra não probabilística para estimar indicadores de qualidade de internet para escolas brasileiras. O terceiro e último seminário ocorrerá em 17 de maio. Luciene Maria Torquato Cerqueira Batista, doutoranda da UFPE, detalhará o experimento que utilizou algoritmos de raspagem de dados para realizar amostragem e inferência de preços do comércio virtual de telefones celulares.
ENCE coordena Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil
Fruto de uma parceria entre o IBGE e a Divisão de Estatísticas da ONU, o Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil (https://hub.ibge.gov.br) foi lançado em novembro de 2021 na XI Conferência Estatística das Américas, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal). O Hub está hospedado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), braço acadêmico do IBGE, que coordena os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional.
O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço no uso de big data para melhorar a produção de estatísticas oficiais, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras na América Latina e Caribe. Além do Brasil, outros quatro países também integram a iniciativa como sedes de hubs regionais ou global: Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Ruanda e China.
A Ence tem o prazer de convidar para a atividade inaugural de 2024 do
A Coordenação de Pós-Graduação convida para a divulgação do livro “A Loteria do Nascimento”, escrito por Michael França em parceria com o nosso pós-doutorando Fillipi Nascimento. O evento acontece no dia 22 de setembro, às 16h30, no auditório da ENCE.
Leia mais...A especialização lato sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território oferece 30 vagas para o período noturno e tem inscrições abertas até 12/09. Já o programa stricto sensu de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas tem inscrições abertas até 19/09 e oferece vagas 20 vagas para mestrado e 10 para doutorado.
Leia mais...A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra de Marcelo Rubens dos Santos do Amaral - ENCE/IBGE, no dia 08 de setembro de 2025, às 14h30, com transmissão via Microsoft Teams.
Leia mais...intitulada: “AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS E POLÍTICA PÚBLICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE PROGRAMAS NACIONAIS PARA APLS AGROPECUÁRIOS” no dia 02 de setembro de 2025, às 14h00, no Auditório sala 306.
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