Defesa de Monografia da Especialização de Isabela Fernandes Travassos
Pós-Graduação Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território
Defesa de Monografia
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Monografia: Implementação do Parque Estadual Águas do Paraíso: Atores Sociais e suas Territorialidades Imbricadas
|
Aluna: Isabela Fernandes Travassos
Data: 27 de Fevereiro de 2024 – Terça-Feira
Horário: 09h00m
Local: Sala 304
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o Parque Estadual Águas do Paraíso, localizado em Alto Paraíso de Goiás - GO. A Unidade de Conservação em questão foi implementada em 2020 em uma região com a presença de dois assentamentos rurais do INCRA, com sobreposição de áreas com um desses assentamentos. A área é reconhecida por sua importância ecológica e belezas cênicas e desponta interesses para criação de UC desde 2014. Entretanto, tal situação tem gerado insegurança e instabilidade para a comunidade local acerca dos possíveis desdobramentos na região, visto que diversas famílias vivem do turismo local que está sujeito a transformações por conta da mudança da gestão na área. Desse modo, este trabalho busca compreender como essas tensões de territorialidade estão ocorrendo a partir da criação da unidade de conservação em relação aos assentamentos presentes na região e quais efeitos esse fenômeno terá nas dinâmicas de vida dos assentados. Para isso, após a realização de uma pesquisa bibliográfica acerca da área e levantamento de dados sobre os assentamentos e a criação da UC, foi realizado uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários semiestruturados com os principais atores sociais do território, a fim de identificar os diferentes usos do mesmo e as tensões de territorialidades. Foi possível notar a imposição de diferentes lógicas atuantes sobre o território e a insegurança da comunidade local sobre o futuro do ordenamento do mesmo, diante da falta de diálogo e informação com os órgãos competentes que atuam na região. O território está sujeito a uma agressiva e desterritorializadora mudança socioespacial, que trará consequências que tendem a precarizar a vida da comunidade.
Palavras-chave: unidade de conservação, assentamento, territorialidade e atores sociais.
Banca examinadora:
Msc. Fernando Souza Damasco (ENCE/IBGE) - Orientador
Dr. Romay Conde Garcia (ENCE/IBGE)
Dra. Maria Naíse de Oliveira Peixoto (IGEO/UFRJ)
|
|
Processo Seletivo Discente 2026 por SISU/ENEM
A ENCE/IBGE realiza o ingresso no curso de graduação em Estatística por meio do SiSU, com base no ENEM. Aqui você encontra as informações principais sobre o Processo Seletivo Discente 2026, incluindo vagas, ações afirmativas, matrícula e procedimentos obrigatórios.
Leia mais...
Aplicações de Inteligência Artificial no IBGE em webinário do Hub Regional para Big Data
Experiências no uso de aprendizado profundo para a automação da codificação estatística e a análise de dados maregráficos, com impactos diretos na qualidade e na eficiência das estatísticas oficiais.
Leia mais...
Resultados finais da prova didática do CPNU – Cargo de Pesquisador da Ence/IBGE
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE) divulga os resultados finais das provas didáticas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas, realizadas em 27 de janeiro de 2026, no âmbito da segunda convocação.
Leia mais...
Resultados preliminares da prova didática do CPNU – Cargo de Pesquisador da Ence/IBGE
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE) divulga os resultados preliminares das provas didáticas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas, realizadas em 27 de janeiro de 2026, no âmbito da segunda convocação.
Leia mais...
Defesa de Tese de Doutorado de Fabio Lucas Pimentel de Oliveira
Intitulada: "Plataformização do planejamento e territorialidades tecnológicas na produção do espaço urbano e regional no Brasil", no dia 24 de fevereiro de 2026, às 09h00m,por videoconferência.
Leia mais...
Defesa de Dissertação de Mestrado de Beatriz Gomes de Souza
Intitulada: "SERÁ QUE É DENGUE?”: O PAPEL DO BEM-ESTAR URBANO NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA DENGUE NO RIO DE JANEIRO", no dia 23 de fevereiro de 2026, às 10h00m, no Auditório sala 306.
Leia mais...
Defesa de Monografia da Especialização de Ana Carolina Sanches da Matta Machado
intitulada BENEFÍCIOS SOCIOAMBIENTAIS DA SUBSTITUIÇÃO DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS POR ECO COPOS: ESTUDO DE CASO EM UMA CASA DE EVENTOS NA LAPA, RIO DE JANEIRO, BRASIL, em 23 de dezembro de 2025, às 10h30, por videoconferência.
Leia mais...
Defesa de Monografia da Especialização de Daniel Farias Gomes
intitulada A BAIXA RECICLABILIDADE DE ALGUMAS EMBALAGENS E O INCENTIVO ECONÔMICO ADEQUADO PARA OS CATADORES ATRAVÉS DO MÉTODO DE CUSTOS EVITADOS, em 22 de dezembro de 2025, às 16h, por videoconferência.
Leia mais...