logotipo ence

 

Dia do Estatístico 2025
Encontro GENERIS
ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Defesa de Tese de Doutorado de Eilson Castro Soares de Oliveira

 A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Tese de Doutorado intitulada:

"A transição escola-trabalho no ensino médio técnico: uma comparação entre as trajetorias dos estudantes das modalidades integrada e concomitante”

Aluno: Eilson Castro Soares de Oliveira

Data: 09 de Julho  de 2025– Quarta-Feira

Horário:13h30m

Local:https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_OTNlYjA2ZTAtZmRlNy00OGZhLWI5NDktYzhlNjg1OTA0Yzc2%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%22d7dda5bb-4810-469b-a681-7e1bc4b84ce9%22%2c%22Oid%22%3a%220390a6d6-495c-42fd-a158-1ab659d7eb16%22%7d

Resumo: A presente tese analisa a transição da escola para o mundo do trabalho no ensino médio técnico, comparando as modalidades concomitante e integrada. Essas resultam de formulações teóricas antagônicas, sendo priorizadas de modo alternado nas políticas públicas desde a década de 1990. Foi buscado responder qual é transição escola-trabalho no ensino médio técnico no Brasil? Como resultado foi observado dois caminhos diferentes de trajetórias. No concomitante, com a articulação de duas matrículas, o estudante é inserido no curso técnico majoritariamente no setor privado e busca a formação geral nas escolas públicas. O integrado possui apenas uma matrícula, com predominância das redes públicas. Também há diferenças nos atributos sociais e na relação entre estudo e trabalho nos grupos de estudantes e egressos. Na questão racial o concomitante é mais inclusivo, com maior participação de pretos, pardos e indígenas. Em relação ao gênero, o integrado insere mais mulheres entre seu público. No concomitante a inserção nos postos laborais é mais direta, desde a formação escolar, sendo que a maioria dos egressos entram na vida adulta através do trabalho. No integrado o estudante conta com maior tempo diário na escola e menor participação no mercado, tendo uma relação mais direta com os estudos, pois a maioria dos egressos acessam o ensino superior, seja com dedicação exclusiva a graduação ou conciliando com as atividades laborais, onde a formação universitária é uma etapa do percurso para a vida adulta. Portanto, existem diferenças na transição para o mundo do trabalho entre os egressos do ensino concomitante e integrado. Mesmo com as diferenças, contrariando parte da literatura, foi verificado que os estudantes do EMT provêm de um mesmo perfil de rendimento domiciliar, composto pelas camadas médias da sociedade em famílias com até dois salários-mínimos de rendimento domiciliar per capita.

Palavras-chave:Egresso.Educação Profissional. Políticas Públicas. Estatísticas Oficiais. Educação Média Técnica Profissional.

Banca examinadora:

Dra. Barbara Cobo Soares  (ENCE/IBGE)- Orientador

Dr. Marcos Dantas Hecksher (ENCE/IBGE) - Coorientador

Dra. Ana Carolina Soares Bertho  (ENCE/IBGE)

Dr.Miguel Antonio Pinho Bruno(ENCE/IBGE)

Dra.Bertina Fresneda (DPE/IBGE)

Dra.Danielle Carusi Machado (UFF) 

Dr Geison Jader Mello (IFMT)

Coordenação de Pós-Graduação

Angelita Alves de Carvalho

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro