A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Tese de Doutorado intitulada:
"A transição escola-trabalho no ensino médio técnico: uma comparação entre as trajetorias dos estudantes das modalidades integrada e concomitante”
Aluno: Eilson Castro Soares de Oliveira
Data: 09 de Julho de 2025– Quarta-Feira
Horário:13h30m
Resumo: A presente tese analisa a transição da escola para o mundo do trabalho no ensino médio técnico, comparando as modalidades concomitante e integrada. Essas resultam de formulações teóricas antagônicas, sendo priorizadas de modo alternado nas políticas públicas desde a década de 1990. Foi buscado responder qual é transição escola-trabalho no ensino médio técnico no Brasil? Como resultado foi observado dois caminhos diferentes de trajetórias. No concomitante, com a articulação de duas matrículas, o estudante é inserido no curso técnico majoritariamente no setor privado e busca a formação geral nas escolas públicas. O integrado possui apenas uma matrícula, com predominância das redes públicas. Também há diferenças nos atributos sociais e na relação entre estudo e trabalho nos grupos de estudantes e egressos. Na questão racial o concomitante é mais inclusivo, com maior participação de pretos, pardos e indígenas. Em relação ao gênero, o integrado insere mais mulheres entre seu público. No concomitante a inserção nos postos laborais é mais direta, desde a formação escolar, sendo que a maioria dos egressos entram na vida adulta através do trabalho. No integrado o estudante conta com maior tempo diário na escola e menor participação no mercado, tendo uma relação mais direta com os estudos, pois a maioria dos egressos acessam o ensino superior, seja com dedicação exclusiva a graduação ou conciliando com as atividades laborais, onde a formação universitária é uma etapa do percurso para a vida adulta. Portanto, existem diferenças na transição para o mundo do trabalho entre os egressos do ensino concomitante e integrado. Mesmo com as diferenças, contrariando parte da literatura, foi verificado que os estudantes do EMT provêm de um mesmo perfil de rendimento domiciliar, composto pelas camadas médias da sociedade em famílias com até dois salários-mínimos de rendimento domiciliar per capita.
Palavras-chave:Egresso.Educação Profissional. Políticas Públicas. Estatísticas Oficiais. Educação Média Técnica Profissional.
Banca examinadora:
Dra. Barbara Cobo Soares (ENCE/IBGE)- Orientador
Dr. Marcos Dantas Hecksher (ENCE/IBGE) - Coorientador
Dra. Ana Carolina Soares Bertho (ENCE/IBGE)
Dr.Miguel Antonio Pinho Bruno(ENCE/IBGE)
Dra.Bertina Fresneda (DPE/IBGE)
Dra.Danielle Carusi Machado (UFF)
Dr Geison Jader Mello (IFMT)
Coordenação de Pós-Graduação
Angelita Alves de Carvalho