Foi com grande satisfação que no dia 04 de Julho de 2017 realizamos o segundo exame de qualificação de doutorado do Programa de Pós-graduação em População, Território e Estatísticas Públicas, que teve início em 2015. A aluna Paula Alves de Almeida, orientada pelo Prof. José Eustáquio Diniz Alves e coorientada por Denise Britz do Nascimento Silva, apresentou o projeto intitulado “População, gênero e cor/raça na produção cinematográfica brasileira contemporânea: possibilidades de pesquisa entre a demografia e o cinema”. Participaram da banca Maria Salet Ferreira Novellino (Ence/IBGE), Paulo de Martino Jannuzzi, (Ence/IBGE), Ana Paula Pereira da Gama Alves Ribeiro (UERJ) e Debora Breder Barreto (UCP). O tema da tese atesta a grande interdisciplinariedade desenvolvida no Programa e traz a parceria de especialistas em antropologia do cinema para uma área inovadora em demografia do cinema.
Resumo do Projeto de Tese: O Cinema já vem sendo considerado há muito tempo como objeto de estudo pelas Ciências Sociais, pela História, Psicanálise, Filosofia e por outros campos do conhecimento. Alguns pesquisadores vêm propondo uma nova perspectiva de estudo com diálogos entre a Antropologia e o Cinema, utilizando a análise de filmes de ficção, além dos documentários, tomando o cinema não só como objeto, mas também como método de pesquisa. No entanto, sobre as possibilidades de relação entre o Cinema e a Demografia existem pouquíssimos trabalhos, cuja maior parte se dedica ao estudo do público de cinema, mas raríssimos se debruçam sobre as equipes – a população que filma –, as personagens e o mundo do filme – população filmada e diégèse –, e os processos e meios de produção audiovisual. O objetivo da tese cujo projeto é apresentado é traçar um panorama da produção cinematográfica brasileira das últimas décadas, das equipes e dos filmes, sob as perspectivas de gênero e de cor/raça, elaborando uma base de dados, associando aspectos qualitativos e quantitativos, fazendo uso de modelagem estatística, analisando aspectos socioeconômicos da produção de filmes, nas telas e nos sets de filmagem, refletindo sobre a distribuição geográfica da produção audiovisual e a distribuição de recursos públicos por sexo e cor de diretores e protagonistas. A tese buscará também apontar para a análise fílmica como método de pesquisa de temas estudados pela Demografia (movimentos migratórios, relações de gênero e intergeracionais, família, cor/raça, sexualidade e reprodução, infância e juventude, envelhecimento, população e meio ambiente, entre outros), delinear uma proposta metodológica, refletir e avançar sobre as possibilidades de trabalho nas amplas e complexas relações entre a Demografia e o Cinema.