logotipo ence

 

Plano de Trabalho 2024.
EPA24.
ENCEemFOCO_N2.
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
SAS
1/6 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Um mergulho no mundo da estatística

26/06/2024

Mergulhar no mundo da estatística através de exposições e práticas que ampliam as perspectivas de mundo e incentivam a aprendizagem coletiva. Esse foi o mote do evento ENCE de Portas Abertas, realizado pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE no dia 18 de junho.

EPA2024

Professores, estudantes de escolas públicas e privadas e demais participantes puderam conhecer de perto a carreira de estatística e suas diversas aplicações no cotidiano, de forma lúdica e interativa.

A programação contou com as falas da gerente de Assuntos Educacionais do IBGE, Renata Corrêa, responsável pelo portal educa.ibge.gov.br, além dos coordenadores da ENCE, Gustavo Ferreira (graduação), João Bosco de Azevedo (pós-graduação lato sensu) e Angelita Carvalho (pós-graduação stricto sensu).

Renata Corrêa ressaltou o papel do IBGE que é produzir e disseminar informações sobre população e território e apresentou o Educa - portal do IBGE voltado para a educação, com conteúdos atualizados e lúdicos sobre o Brasil.

Explicando que a estatística ajuda a responder questões importantes da sociedade, Gustavo apresentou ao público o curso de graduação da ENCE, desde quando foi criado até os dias atuais.

João usou a tragédia ambiental do Rio Grande do Sul como exemplo para falar da proposta do curso de pós-graduação “Análise do território e gestão ambiental”.

Já Angelita esclareceu o tipo de formação que a ENCE proporciona: mestres e doutores em População, Território e Políticas Públicas.

Após as apresentações, os participantes puderam conhecer e participar das nove estações com atividades montadas por alunos da graduação e pós-graduação da ENCE, sob supervisão dos professores, espalhadas pelas salas da escola.

Com brincadeiras, jogos e atividades interativas, foi possível aprender sobre conceitos estatísticos, matemáticos, de demografia e geociências, os quais podem ser aplicados no dia a dia das pessoas.

As nove estações:

A gente em cena – a pessoa vivencia, através de encenações teatrais, como é o trabalho do agente de pesquisa do IBGE.

Brincando com grafos – o participante pode explorar a utilidade dos grafos (par de ordenados de dois conjuntos finitos) na vida cotidiana.

Demografia no cotidiano – mostra para o participante como a demografia está presente no mundo concreto.

Descoberta através de mapas – o participante pode ver as diferentes formas de representar o espaço geográfico através de mapas.

Jogo da vida –como o conceito de probabilidade pode impactar na tomada de decisões do nosso dia a dia.

Medidas olímpicas – permite que o participante explore as medidas de posição como média, moda e mediana.

Origamizando – mostra para o participante os conceitos de geometria plana e algoritmo com origamis.

Raio-x do Brasil – através da leitura de informações sobre resultados do Censo 2022 para um determinado estado, o participante conta o que mais lhe chamou atenção.

Show dos gráficos - interpretação e análise crítica de um gráfico ajudando a pessoa a entender como processar melhor as informações que recebemos.

Esta é a terceira edição do evento cujo formato foi idealizado pelas professoras da ENCE, Bianca Walsh, Larissa Alves e Renata Bueno, sendo uma ótima oportunidade para descortinar o mundo da estatística - uma ciência voltada para o desenvolvimento do raciocínio baseado em evidências - para a prática da cidadania.

Para Bianca, realizar ENCE de Portas Abertas é uma excelente oportunidade de trazer a estatística para o mundo concreto, além de ser uma iniciativa de letramento estatístico na na medida em que se aposta em gerar o “apetite por dados, que será, dentre outras coisas, necessário para tomadas de decisão”.

Renata Bueno considera que o evento, além de servir para divulgar os cursos da ENCE e também o IBGE, vai muito mais além na medida que “proporciona o empoderamento dos alunos de graduação e pós-graduação na condução das estações e oficinas, pois assim eles interagem com diferentes pessoas e fortalecem os conhecimentos trabalhados em sala de aula.”

Julie da Silva Patricio, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Orlando Villas Boas, participou do evento e gostou, principalmente, das oficinas com mapas e porcentagens.

O evento ocorreu durante toda a manhã, sendo replicado no período da tarde para viabilizar a participação de um maior número de pessoas.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro