10/06/2024
O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil realizará em 18 de junho, às 11h, um webinário sobre o uso de dados de telefonia móvel para implementação de políticas públicas. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para participar, basta se inscrever no link https://cepal-org.zoom.us/webinar/register/WN_9sPiRgAAQhiGVnD1Y7xSJw.
Os palestrantes serão Esperanza Magpantay (estatista da divisão de dados e análises de TIC da União Internacional de Telecomunicações), Trevor Monroe (líder no Grupo de Dados de Desenvolvimento do Banco Mundial) e Sveta Milusheva (economista do Departamento de Impacto no Desenvolvimento do Banco Mundial). O seminário será transmitido em inglês e espanhol.
ENCE coordena Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil
Fruto de uma parceria entre o IBGE e a Divisão de Estatísticas da ONU, o Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil (https://hub.ibge.gov.br) foi lançado em novembro de 2021 na XI Conferência Estatística das Américas, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal). O Hub está sediado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), braço acadêmico do IBGE, que coordena os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional.
O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço no uso de big data para melhorar a produção de estatísticas oficiais, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras na América Latina e Caribe. Além do Brasil, outros quatro países também integram a iniciativa como sedes de hubs regionais ou global: Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Ruanda e China.