logotipo ence

 

Curso EaD.
Plano de Trabalho 2024.
EPA24.
ENCEemFOCO_N2.
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Inferência de preços em comércio virtual é tema de webinário do Hub Regional para Big Data

 07/05/2024

O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil está realizando uma série de três webinários para apresentar experiências de utilização de fontes de dados alternativos na produção de indicadores confiáveis. O último seminário será em 17 de maio, às 13h, e abordará um experimento que utilizou algoritmos de raspagem de dados para realizar amostragem e inferência de preços do comércio virtual de telefones celulares.

O evento será transmitido em português, inglês e espanhol. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para participar, basta se inscrever no link https://forms.gle/CDNeTSeMJWoTLwJe9.

A palestrante será Luciene Maria Torquato Cerqueira Batista, doutoranda em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que pesquisa big data como fonte de informação para Índices de Preços. Seu experimento utilizou uma metodologia que envolve o delineamento da população de lojas de comércio virtual e o desenvolvimento de uma combinação de técnicas de amostragem probabilística para extrapolar tendências de preços. Luciene é mestra em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz e graduada em Ciência Econômica pela mesma universidade, onde também trabalha com gerenciamento de dados.

Inferência de preços em comércio virtual é tema de webinário do Hub Regional para Big Data

Fontes alternativas para estatísticas públicas

O uso de fontes de dados alternativos para gerar estatísticas públicas precisas tem recebido uma atenção crescente da comunidade acadêmica e dos institutos de estatística. Experimentos vêm sendo realizados para viabilizar a produção de estatística, reduzindo distorções causadas por fatores como a autosseleção ou a subcobertura.

Os webinários anteriores da série estão disponíveis na página do Hub. O primeiro foi realizado em 15 de março com o palestrante Thiago de Oliveira Meireles, doutorando da USP. Ele falou sobre a ponderação de uma amostra não probabilística para estimar indicadores de qualidade de internet para escolas brasileiras. O segundo seminário aconteceu em 19 de abril com João Gabriel Malaguti Sobrinho, doutorando da ENCE. Ele abordou um experimento que tentou corrigir o viés presente na estimativa de casos de COVID-19 no Brasil.

ENCE coordena Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil

 

1

Fruto de uma parceria entre o IBGE e a Divisão de Estatísticas da ONU, o Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil (https://hub.ibge.gov.br) foi lançado em novembro de 2021 na XI Conferência Estatística das Américas, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal). O Hub está hospedado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), braço acadêmico do IBGE, que coordena os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional.

O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço no uso de big data para melhorar a produção de estatísticas oficiais, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras na América Latina e Caribe. Além do Brasil, outros quatro países também integram a iniciativa como sedes de hubs regionais ou global: Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Ruanda e China.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro