logotipo ence

 

Dia do Estatístico.
Recomendações.
Tardes Culturais.
Seloge.
Processo Seletivo 2022.
Processo Seletivo 2022.
Livro 20 anos PPG
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
01/10 
start stop bwd fwd

 
 
 
atividades
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
ico rbe.fw
 
 

Aula inaugural - Programa de Pós-graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

A Ence tem o prazer de convidar para a palestra inaugural de 2022 do curso de Mestrado e Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas

 

Não basta termos dados!

A importância da construção de indicadores educacionais sensíveis à desigualdade para a recuperação e aceleração do aprendizado após a pandemia

Palestrante

João Pedro Azevedo

Doutor em Economia, Economista Líder, EdTech Fellow e Coordenador de Estatística Educacional da Prática Global de Educação do Banco Mundial

 

Dia: 07/03/2022 – segunda-feira

Horário: 14:00-16:00 horas

Conferência híbrida

Acesso on-line via Webex: https://bit.ly/PTEP2022 

 

Resumo:

Os fechamentos de escolas relacionados ao COVID-19 estão afastando os países do alcance de seus objetivos de aprendizagem. Esta apresentação usa o conceito de “pobreza de aprendizado” e algumas de suas propriedades para discutir a importância da construção de indicadores educacionais sensíveis à desigualdade intra e entre grupos. Serão apresentadas razões numéricas, empíricas e práticas para a relevância e utilidade dessas agregações sensíveis à desigualdade para pensarmos os efeitos do COVID-19. 

          

Informações sobre o palestrante:

João Pedro Azevedo é Economista Líder, EdTech Fellow e Coordenador de Estatística Educacional da Prática Global de Educação do Banco Mundial, baseado em Washigton, DC. Atualmente trabalha em projetos relacionados à monitoramento e desenvolvimento de medidas capital humano, como pobreza de aprendizado, apoio ao desenho e implementação de sistemas de informação para gestão educacional, e desenho e implementação de programas e políticas para acelerar resultados educacionais no ensino fundamental. Antes de ingressar no Banco Mundial, João Pedro atuou como Superintendente de Monitoramento e Avaliação na Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, além de pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do Ministério do Planejamento (IPEA). Enquanto estava no IPEA, João Pedro liderou  o desenho e implementação do sistema de monitoramento e avaliação do programa "Brasil Alfabetizado" da Secretaria de Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação. Ainda no Brasil, João Pedro colaborou com fundações do setor privado, como a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Itaú-Unibanco, na concepção e avaliação de programas educacionais. É ex-presidente da Rede Latino-Americana e Caribenha de Desigualdade e Pobreza e Doutor em Economia.

 

A participação presencial será restrita para docentes e discentes da pós-graduação ingressantes em 2021 e 2022. Local:  ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima – Rio de Janeiro – RJ.

 

A participação on-line é aberta e a todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

 

Informações:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro