logotipo ence

 

Nota 5 Post para Facebook
Evento.
Processo Seletivo 2023.
Processo Seletivo 2022.
Dia do Estatístico.
Recomendações.
Seloge.
Livro 20 anos PPG
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 

Trabalhos de campo e Visitas Técnicas

As atividades desenvolvidas na pós-graduação da Ence, tanto na Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território quanto nos cursos de Mestrado e Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas, buscam conciliar aspectos teóricos com situações práticas quando aplicáveis.

Assim, em algumas disciplinas tanto do lato quanto do stricto sensu, os docentes realizam visitas técnicas e trabalhos de campo com os alunos e alunas, promovendo discussões e debates acerca dos conteúdos compartilhados em salas de aula. 

A seguir encontram-se dispostas algumas dessas atividades realizadas no ano de 2022.

 

Trabalho de Campo na Bacia do rio Bonfim, em Petrópolis (RJ)

No dia 12/08, foi realizado um trabalho de campo da disciplina “Fundamentos de Hidrologia”, junto aos alunos da turma 2022 do curso de especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). O campo, organizado pela Profa. Dra. Rosangela Botelho, objetivou a capacitação e experimentação do uso do Protocolo de Avaliação Rápida de Rios (PAR-R), aplicado na bacia do rio Bonfim, em Petrópolis (RJ).

Para acessar o relatório completo da visita, clique aqui

 

Visita Técnica ao Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Na última sexta-feira, dia 05/08, a gerente de mapeamento e sensoriamento remoto da DGC e professora colaboradora no curso de especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), Dra. Luciana Temponi, promoveu a visita técnica ao Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na qual 13 discentes do curso tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Jardim Botânico e adentrar o herbário, local que guarda a riqueza da flora brasileira em forma de exsicatas. Estas são amostras de plantas, prensadas e secas em estufa, com montagem em cartolina de tamanho padrão (A3), com etiqueta ou rótulo contendo informações sobre o vegetal, coletor, identificador do material, data de coleta e local, para fins de estudos nas áreas de botânica.

Para acessar o relatório completo da visita, clique aqui

Visita à Secretaria de Urbanismo de Maricá e ao Centro de Exposição da Área de Preservação Ambiental da Serra de Maricá, RMRJ

No dia 05 de agosto de 2022, os alunos inscritos na disciplina “Dinâmica dos Espaços Urbanos e Regionais”, sob orientação do professor Romay Conde Garcia, visitaram a Secretaria de Urbanismo de Maricá e ao Centro de Exposição da Área de Preservação Ambiental da Serra de Maricá.
A atividade incluiu viagem de ida e volta por van entre o Rio de Janeiro e a cidade de Maricá, cujo trajeto foi utilizado para percepção da paisagem metropolitana do leste da Baía de Guanabara, seu processo de expansão através dos eixos rodoviários e impactos nas relações
complexas entre cidade e campo, espaços urbano e rural, produção de espaço e preservação  da natureza.
Tal atividade ilustra os módulos “Da Cidade ao Espaço Urbano” e “Ordem Próxima e Ordem Distante”, temas das aulas dos dias 24/06 e 15/07, quando se falou do processo de formação/produção do espaço urbano no Brasil, crescimento das cidades, planejamento e gestão do espaço urbano nas escalas local, regional e global, base jurídica e direito da cidade.

Para acessar o relatório completo da vista, clique aqui.

Palestra de Vicente de Paula Loureiro, em Nova Iguaçu, RMRJ

No dia 29 de julho de 2022, os alunos inscritos na disciplina “Dinâmica dos Espaços Urbanos e Regionais”, sob orientação do professor Romay Conde Garcia, assistiram a palestra do arquiteto e urbanista, Vicente de Paula Loureiro, Conselheiro da AGETRANS - Agência Reguladora de Serviços Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários do RJ., realizada na Associação Comercial de Nova Iguaçu.
A atividade incluiu viagem de ida e volta por trem entre a Central do Brasil e a estação de Nova Iguaçu, como experiência do deslocamento diário dos trabalhadores na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Além disso, durante a viagem, foi possível uma percepção do processo de expansão da metrópole, através de subúrbios e periferias.
Tal atividade se insere no módulo “Metrópole e Metropolização”, tema da aula do dia 22/07, quando foram tratados temas como produção do espaço urbano, expansão urbana, centralidades e periferias, além de preparar para discussões previstas para aulas destinadas aos temas segregação, fluxos e sistemas de mobilidade urbana, previstas para os dias 12 e 19/09.

Para acessar o relatório completo da vista, clique aqui.

Trabalho de campo na zona portuária do Rio de Janeiro

No dia 26 de maio de 2022, como parte das atividades da disciplina “Organização e Gestão do Território”, oferecida pela professora Letícia Giannella (ENCE/IBGE) para as turmas de Mestrado e Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da ENCE, foi realizado um trabalho de campo na zona portuária do Rio de Janeiro, de 09h às 18h. 
O objetivo da atividade foi possibilitar que os estudantes observassem e vivenciassem as transformações urbanas na cidade do Rio de Janeiro ao longo dos séculos, enfatizando suas contradições e desdobramentos para a população carioca e tendo como marcos os seguintes momentos históricos: a constituição do mercado de pessoas escravizadas na região do Valongo no final do século XVIII, fundamental para a compreensão da formação socioespacial brasileira; as reformas urbanísticas no início do século XX; e as intervenções recentes associadas ao projeto Porto Maravilha.
Assim, foi possível articular as teorias, conceitos e processos trabalhados em sala de aula no decorrer da disciplina com o processo histórico de produção do espaço urbano, construindo reflexões sobre o passado, o presente e as possibilidades de futuro para esse território tão emblemático da cidade do Rio de Janeiro.

Para acessar o relatório completo do trabalho, clique aqui.

Introdução aos métodos ágeis

Neste minicurso você vai aprender o conceito da metodologia além de entender o porquê tantas empresas estão utilizando a agilidade para alavancar seus negócios e como os rituais e artefatos ágeis podem ser utilizados no cotidiano.

Instrutora: Fernanda Alves

Estatística, Master Black Belt e Agile Coach com sólida experiência em liderança de equipes, construção e gestão de programas corporativos, treinamentos e palestras.

Data: 01/07/2022
Horário: 16:00 - 18:00

Introdução ao Power BI e seu impacto no mercado de trabalho

Uma breve introdução a ferramenta de Business Intelligence da Microsoft que vem sendo amplamente utilizada nos mais variados ramos do mercado e como criar um dashboard para analisar acidentes em rodovias federais brasileiras a partir de dados públicos.

Instrutora: Luan Henrique Ferreira (Bitka)

Luan Henrique Ferreira, Analista de Negócio na BITKA Analytics. Desenvolve projetos relacionados à mineração, atualmente com foco em projetos no tema de otimização das operações de pátio de produtos de minério de ferro. Desenvolve atividades ligadas à iniciativas de Business Intellingence que necessitam de dashboards em Power BI.

Data: 01/07/2022
Horário: 13:30 - 15:30

3º Seminário de Cooperação ENCE/DGC

A Coordenação do Curso de Especialização da Escola Nacional de Ciências Estatísticas e a Coordenação de Geografia e Meio Ambiente da Diretoria de Geociências tem o prazer de convidar para o 3º Seminário de Cooperação ENCE/DGC.

Leia mais...

Apresentação

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) atende alunos do curso de Graduação, colocando-os em contato com pesquisadores da ENCE e suas linhas de pesquisa. O Programa visa despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais por meio da participação em projetos de pesquisa.

Os alunos envolvidos no PIBIC, tendo disponibilidade orçamentária, recebem uma bolsa subvencionada pelo CNPq ou pelo IBGE.

Para a conclusão do ciclo do PIBIC, os alunos precisam apresentar seus trabalhos na Jornada de Iniciação Científica que ocorre durante a Semana de Iniciação Científica da ENCE (SEMIC). Após a conclusão do projeto, os alunos ganham horas em atividades complementares para a integralização das horas no curso de graduação.

Mauricio Franca Lila

Denise

Doutora em Estatística - University of Southampton (1996), mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e bacharel em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1985).

É presidente da International Association for Survey Statisticians (IASS) e membro do Advisory Board on Ethics do International Statistical Institute. É professora e pesquisadora da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Mais...

Áreas de Pesquisa: Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de dados amostrais, estatísticas públicas, métodos de pesquisas, estimação em pequenas áreas e análise de séries temporais de pesquisas amostrais. 

 Publicações mais recentes:

TEIXEIRA JUNIOR, A. E. ; ROSSETI, E. ; ALVES, P. ; SILVA, D.B.N. . PESOS LONGITUDINAIS PARA A PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS CONTÍNUA (PNAD CONTÍNUA). MERCADO DE TRABALHO (RIO DE JANEIRO. 1996), v. 25, p. 79-90, 2019.

BAFFOUR, BERNARD ; SILVA, DENISE ; VEIGA, ALINNE ; SEXTON, CHRISTINE ; BROWN, JAMES J. . Small area estimation strategy for the 2011 Census in England and Wales. STATISTICAL JOURNAL OF THE IAOS, v. 35, p. 1-13, 2018.

MOURA, FERNANDO A. S. ; NEVES, ANDRÉ FELIPE ; SILVA, DENISE BRITZ DO N. . Small area models for skewed Brazilian business survey data. JOURNAL OF THE ROYAL STATISTICAL SOCIETY SERIES A-STATISTICS IN SOCIETY, v. 180, p. 00, 2017.

Monografias 2022

(DES)ORDEM URBANA E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA ZONA COSTEIRA BRASILEIRA: O CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BACANGA, SÃO LUÍS (MA)

Autor(a): Glenda Rafaela de Sousa Quirino

Orientador(a): Letícia Carvalho Giannella

icopdf Texto completo

CONTRIBUIÇÕES AOS ESTUDOS DE (GEO)TRILHAS: APLICAÇÃO NO GEOPARQUE COSTÕES E LAGUNAS (RJ)

Autor(a): Bruno Batista de Negreiros

Orientador(a): Rosangela Garrido Machado Botelho

icopdf Texto completo

MONITORAMENTO DE GARIMPO ILEGAL EM TERRA INDÍGENA: O CASO DA TI MUNDURUCU - PA

Autor(a): Rian de Queiroz Cunha

Orientador(a): Júlia Célia Mercedes Strauch

icopdf Texto completo

ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DOS FOCOS DE CALOR NO ESTADO DO PARÁ NO ANO DE 2017

Autor(a): Lucas Martins de Souza

Orientador(a):  Júlia Célia Mercedes Strauch

icopdf Texto completo

ÁREAS VERDES PÚBLICAS COMO CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE NITERÓI (RJ): UM ESTUDO DE CASO

Autor(a): Jônatas Cavalcanti C. Amaral

Orientador(a): Julia Celia Mercedes Strauch

icopdf Texto completo

Pós-graduações da Ence prorrogam inscrições para processos seletivos!

Os cursos de pós-graduação da Ence prorrogaram as inscrições para seus processos seletivos! Para o mestrado e o doutorado, as inscrições foram prorrogados até o dia 03 de outubro de 2022. Já para o curso de especialização, as inscrições foram prorrogadas até o dia 07 de outubro de 2022. Para informações sobre as inscrições para mestrado e doutorado, clique aqui. Para as inscrições para o curso de especialização, clique aqui.

3o Seminário de Cooperação ENCE/DGC (Parte 2)

A Gerência de Especialização da Escola Nacional de Ciências Estatísticas e a Diretoria de Geociências tem o prazer de convidar para a segunda parte do 3o Seminário de Cooperação ENCE/DGC, A Geografia no Censo 2022: inovações e potencialidades para a análise ambiental e a gestão do território. Clique aqui para acessar a programação.

 

Seminários e Defesas

Seminários e defesas anteriores

Seminário ENCE: "A invisibilidade das pessoas LGBTQI+ nas bases de dados: antecedentes, desafios e novas possibilidades a partir da Pesquisa Nacional de Saúde 2019"

Palestrante: Rafael Chaves Vasconcelos Barreto (Pós-Doutorado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ENCE, Brasil), em 29 de agosto de 2022, às 16:00, sala 306, ENCE.

Leia mais...

Seminário de Iniciação Científica: Experiências na participação no 24º Simpósio Brasileiro de Probabilidade e Estatística (SINAPE)

A ENCE tem o prazer de convidar para o seminário: Experiências na participação no 24º Simpósio Brasileiro de Probabilidade e Estatística (SINAPE), com Camilla Carvalho Alves e Lucas Uchôa Moreira Gomes, ENCE/IBGE, em 19/09/2022, às 14:30h, transmissão online via Webex.

Leia mais...
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro