logotipo ence
 
 sinape2018
 
 ser

Seminário de Iniciação Científica

Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário de Iniciação Científica

A ENCE tem o prazer de convidar para o seminário:

Apresentação dos projetos submetidos ao PIBIC 2018-2019

Cada pesquisador que submeteu um projeto fará uma breve apresentação do mesmo, para que os alunos da Escola tenham a oportunidade de conhecê-lo e consequentemente manifestem seu interesse.
 
Dia: 25/06/2018
Horário: 14:30 hs
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Santa Teresa

A participação é aberta a todos. 

Eventos

Eventos

Teses

Nesta seção estão listadas as teses defendidas e as informações sobre a banca, organizadas por ano de defesa. Selecione o ano no menu à direita.

O texto completo da tese está disponível quando o aluno autorizou a sua publicação. A disponibilização das teses segue as normas estabelecidas em Portaria do MEC/CAPES (Portaria nº 013, de 15 de fevereiro de 2006) que institui: 

"Art. 1º Para fins do acompanhamento e avaliação destinados à renovação periódica do reconhecimento, os programas de mestrado e doutorado deverão instalar e manter, até 31 de dezembro de 2006, arquivos digitais, acessíveis ao público por meio da Internet, para divulgação das dissertações e teses de final de curso.
§1º Os programas de pós-graduação exigirão dos pós-graduandos, a entrega de teses e dissertações em formato eletrônico, simultânea à apresentação em papel, para atender ao disposto neste artigo.
§2º Os arquivos digitais disponibilizarão obrigatoriamente as teses e dissertações defendidas a partir de março de 2006."

Teses 2017

Potencialidades e desafios na utilização de registros administrativos e de imagens noturnas de satélite para a realização de estimativas populacionais municipais intercensitárias no Brasil

Autor(a): Luiz Felipe Walter Barros
Data da defesa: 13 de dezembro de 2017
icolates Orientador(a): Suzana Marta Cavenaghi
icolates Coorientador(a): Silvana Amaral Kampel
icopdf Resumo    icopdf Texto completo

Atendimento aos alunos

  • Atuar como ouvidoria nas demandas do corpo discente e docente por melhorias no processo de ensino, propondo e buscando soluções junto às áreas competentes; 
  • Prestar acompanhamento pedagógico aos discentes da graduação, observando o rendimento escolar individualizado e os índices de aprovação/reprovação, visando a minimizar a taxa de jubilação/evasão escolar;
  • Fazer atendimento individual aos alunos com dificuldades, como: afastamento por motivo de doença, necessidades especiais, carência financeira, dificuldade com professor, incompatibilidade de horário e outros;
  • Orientar e acompanhar a acessibilidade do aluno com necessidades especiais na Escola.
    • O aluno com necessidade especial deve no preenchimento da ficha de matricula se atentar ao campo “ACESSIBILIDADE NA ENCE” e posteriormente entrar em contato com a GEOPP.

Em todos os casos o aluno poderá encaminhar um e-mail para a GEOPP solicitando um horário de atendimento.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro