logotipo ence
 isi2017
 
 
 Vesamp

Processo Seletivo Discente 2018 - SISU/ENEM

O ingresso no Curso de Graduação da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE estará aberto aos candidatos que tenham concluído o curso de Ensino Médio ou curso equivalente e aos que estejam cursando, no ano letivo de 2017, a última série de curso de Ensino Médio ou de curso equivalente, sendo obrigatória a realização do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2017.

O Processo Seletivo Discente 2018 será realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, MEC, que fará uso, exclusivo, dos resultados obtidos pelos candidatos no ENEM 2017.

A inscrição para o ingresso no Curso de Graduação da ENCE será viabilizada por meio de divulgação das vagas ofertadas, pelo portal da Secretaria de Educação Superior do MEC/SESu. Para o ano letivo de 2018, serão oferecidas 120 vagas, sendo 60 vagas para o Turno Noturno (1º Semestre Letivo) e 60 vagas para o Turno Matutino (2º Semestre Letivo).

Maiores informações podem ser obtidas nos telefones 2142-4690 ou 2142-4684.

 

Portaria Normativa MEC n° 21, de 05/11/2012

Termo de Adesão Sisu - 1ª edição de 2018

Edital Sisu n° 103, de 25/10/2017

Edital ENCE - Processo Seletivo Discente 2018

Edital Sisu n° 107, de 05/12/2017

Semana de Iniciação Científica

A semana de Iniciação Científica da ENCE tem como objetivo reunir estudantes e docentes que atuam e produzem conhecimento no âmbito da graduação e da pós-graduação, visando a troca de experiências e saberes.

1ª Semana de Iniciação Científica - Clique aqui para ver a Programação

Clique nos cartazes para ampliar.

 bannersemic1    minicursos    bannerjornada 1  

programacao    cartazsespost

Iniciação Científica

A atividade de Iniciação Científica permite um aprendizado bem diferente daquele obtido nas disciplinas da graduação,  e pode ter aspectos experimentais, teóricos ou computacionais. Nela, o aluno poderá estudar um tópico novo, desenvolvendo sua criatividade e independência acadêmica, sua capacidade de resolução de problemas e sua capacidade expositiva. Participar do Programa de Iniciação Científica é uma experiência muito rica para todos os alunos, tanto para os que pretendem seguir uma carreira acadêmica, como para os que pretendem uma carreira empresarial.

6° Seminário de Metodologia do IBGE - SMI2017

Estão abertas, desde 2 de outubro, as inscrições para participação no SMI2017 e para os 5 Minicursos oferecidos nesta edição. As inscrições podem ser feitas na página do evento na internet, no endereço https://eventos.ibge.gov.br/smi2017.

O tema central do seminário será CENSOS, que será discutido em seus diversos aspectos, na forma de Conferências, Sessões Temáticas, Minicursos, Apresentações Orais e Pôsteres. As submissões de trabalhos para as Apresentações Orais e Pôsteres também podem ser feitas na página do evento.

Lembramos que as inscrições antecipadas são obrigatórias, inclusive para os servidores do IBGE e alunos da ENCE, e não poderão ser feitas durante o Seminário.

No quadro abaixo, são apresentados os Minicursos oferecidos nesta edição.

 

Programa Institucional de projeto de pesquisa para alunos da graduação

Programa Institucional de Projetos de Pesquisa

Processo Setetivo:

Os projetos são submetidos por pesquisadores da Escola, e avaliados pelo Comitê Institucional do PIBIC. Os projetos aprovados são apresentados em um seminário aberto para todos os alunos da graduação. Os alunos interessados em desenvolver esses projetos procuram os autores dos mesmos e se candidatam às vagas.

As inscrições dos projetos de Pesquisa são divulgadas através de editais publicados pelo Comitê Institucional do PIBIC no site da Escola.

O período de inscrição vai de 05/09/2017 até às 16 horas do dia 18/09/2017.
O Edital para o programa se encontra no link EDITAL.
Para acessar a ficha de inscrição para o PPAG 2017/2018, clique aqui.
 
O projeto e a ficha de inscrição devem ser enviados para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro