logotipo ence

Como ser Instrutor

INSTRUTORIA DO PROGRAMA ANUAL DE TREINAMENTO - PAT

ORIENTAÇÕES PARA CANDIDATOS

1 - Para se cadastrar como instrutor do Programa Anual de Treinamento – PAT, é necessário preencher a "Ficha de Candidato à Instrutoria".

2 - A ficha e a documentação solicitadas deverão ser encaminhadas à ENCE/CTA, através de processo aberto na Unidade de lotação do servidor.

3 - A aprovação do candidato dependerá da avaliação da documentação supracitada, por um técnico e/ou professor da área referente ao(s) curso(s) escolhido(s) pelo servidor/candidato.

4 - A CTA só aprova instrutoria para cursos que constem do PAT.

5 - Para que o instrutor tenha uma idéia mais abrangente sobre a atividade que irá exercer, o Departamento de Treinamento criou o Manual do Instrutor.

6 - Material didático:

6.1 - Na primeira vez em que o curso é oferecido, o instrutor fica responsável pela preparação da apostila, devendo encaminhá-la à CTA, em arquivo, através do Lotus Notes, trinta dias úteis antes do início do curso, para que possa ser feita a avaliação e reprodução da mesma;

6.2 - O conteúdo programático da apostila está previsto nas ementas do PAT.

7 - Para utilizar slides, seguir orientações contidas no documento "Apresentações eficazes no IBGE", de 30.04.2001.

8 - A CTA informa aos candidatos que, por determinação da Auditoria, a abertura de processo é condição sine qua non, para o pagamento do pró-labore.

9 - Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Gerência de Treinamento, através do telefone (21) 2142-4674, ou 2142-0123 ramal 3932.

Apresentações Eficazes

A partir de agora, as apresentações feitas por técnicos do IBGE, para públicos externo ou interno, contam com um instrumento para uniformizar a utilização da imagem institucional. Trata-se dos modelos de slides em Power Point, parte integrante do projeto de identidade visual do IBGE, que são apresentados ao final desta nota.

A proposta de padronizar os slides surgiu com a elaboração, na CTA, do curso Apresentações eficazes. Este curso reúne sugestões básicas para que os profissionais que se apresentam em público, representado a Instituição, o façam com mais eficácia e qualidade, inclusive no tocante à comunicação visual.

O IBGE e o Instituto Interamericano de Estatística (IASI) realizam, este ano, no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional sobre Metodologias para Pesquisas Domiciliares por Amostragem, uma excelente oportunidade para a utilização dos padrões adotados. A realização desse seminário, aliás, foi o principal motivo para a inclusão do curso de Apresentações eficazes no PAT.

Os modelos de slides agora disponíveis foram produzidos pelo CDDI, por solicitação da área de treinamento, e são diferenciados conforme o público a que se destina (interna ou externa). Dentro do IBGE deve-se usar os slides padronizados por diretoria e superintendência, exceto quando as apresentações incluírem convidados externos. As informações necessárias para utilização dos modelos e instalação das fontes encontram-se no arquivo Orientações, anexado abaixo.

Modelos para apresentações externas

Utilizada em locais exteriores ao IBGE. Deve reforçar a identidade institucional "tornando-se familiar aos usuários, através de uma aplicação uniforme e constante". O slide da ENCE inclui no modelo a logomarca da Escola por ser uma instituição de ensino com reconhecimento no mercado.

icopowerpoint Apresentação externa IBGE
icopowerpoint Apresentação externa ENCE

Modelos para apresentações internas

Utilizada internamente em exposições realizadas entre as áreas. Identifica a unidade responsável pelo trabalho.

icopowerpoint Apresentação interna DE
icopowerpoint Apresentação interna DGC
icopowerpoint Apresentação interna DI
icopowerpoint Apresentação interna DPE
icopowerpoint Apresentação interna CDDI
icopowerpoint Apresentação interna ENCE

Orientações para utilização dos templates

Contém orientações para utilização dos modelos apresentados.

icopdf Orientações Apresentação Eficaz

Fontes

Apresente a família tipográfica adotada como padrão na Instituição, conforme projeto Identidade Visual. Instale os arquivos abaixo antes de abrir os templates em c:\Windows\Fonts.

icofonte Univer
icofonte Univerb
icofonte Univerb6
icofonte Univeri
icofonte Univers3
icofonte Univers
icofonte Universa
icofonte Universd

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro