logotipo ence

Isenção de disciplinas

Alunos que já cursaram disciplinas da matriz curricular da graduação da ENCE em outra instituição de ensino superior podem fazer o pedido de isenção de disciplinas (obrigatórias ou eletivas).

Veja no regulamento do curso todas as regras para a isenção.

O pedido de isenção é analisado pela CEPGRAD (Comissão de Ensino e Pesquisa da Graduação) e deve ser solicitado obedecendo o prazo de acordo com o Calendário Acadêmico vigente.

OBS: Alunos calouros que ingressarem após o período de isenção descrito no calendário acadêmico poderão solicitar a isenção fora do prazo. O pedido deverá ser feito em no máximo 5 dias após ingressarem.

O pedido de isenção deve ser realizado através de requerimento no Portal do Aluno e deve conter os seguintes documentos:

• Formulário de equivalência de disciplinas que pode ser baixado aqui;

• Histórico escolar oficial do curso de graduação cursado em outra instituição;

• Ementa/programas das disciplinas que servem de fundamento ao pedido de isenção.
 

Informações importantes para o preenchimento do formulário: 

  •  Podem ser usadas duas ou mais disciplinas da instituição de origem, que em conjunto sejam consideradas equivalentes a uma disciplina da ENCE;
  •  A mesma disciplina não pode ser usada para isentar mais de uma disciplina da ENCE;
  •  A disciplina cursada pelo aluno deve apresentar carga horária total de atividades didáticas igual ou superior a 80% da fixada para a disciplina análoga na ENCE;
  •  A isenção pode ser concedida em no máximo 50% do total da carga horária das disciplinas obrigatórias, e de no máximo 50% do total da carga horária das disciplinas eletivas da matriz curricular da graduação da ENCE;
  •  O aproveitamento de disciplinas cursadas há mais de 8 anos ficará condicionado a uma avaliação de conhecimento a critério da CEPGRAD.
  •  Só é permitido o uso de disciplinas que constem no histórico do aluno na instituição de origem com aprovação, sendo vedado no pedido a utilização de disciplinas que constem como crédito concedido, aproveitamento de estudos, isenções ou similares.

 
Em caso de dúvidas, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro