logotipo ence

 

Recomendações.
Tardes Culturais.
v_SEMIC.
Seloge.
Processo Seletivo 2022.
Processo Seletivo 2022.
Livro 20 anos PPG
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
01/10 
start stop bwd fwd

 
 
 
atividades
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
ico rbe.fw
 
 

Seminário Ence: Agentes, processos e transformações na comercialização de produtos agrícolas no Estado do Rio de Janeiro

 Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário ENCE

A Ence tem o prazer de convidar para a palestra:

Agentes, processos e transformações na comercialização de produtos agrícolas no Estado do Rio de Janeiro

Rogério Seabra
Pesquisador em informações geográficas e estatísticas - Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Dia: 11/05/2015 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: Ence – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: A comercialização agrícola da produção familiar fluminense passa por significativas transformações, especificamente pela inserção de novos agentes na intermediação do processo de distribuição. Nesse sentido, este trabalho aborda algumas mudanças na configuração da rede de comercialização agrícola presentes no Estado do Rio de Janeiro, precisamente entre os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana, e a área metropolitana, que modificam o formato clássico das relações cidades-campos. A alteração nas ações de alguns agentes e a estruturação de novos parâmetros de competição para a produção familiar, mediados por transformações representativas nas técnicas logísticas, configuram uma troca intensa de fluxos, materiais e imateriais, entre as duas regiões, apresentando uma dinâmica de maior fluidez nas interações espaciais. Dois atores, em virtude da sua atuação central, ganham destaque nesta análise: os supermercados e as empresas de distribuição de gêneros agrícolas (principalmente verduras e legumes). Tais empresas, dotadas de técnica logística de grande eficiência e capacidade de atuação transescalar, designam ordens para os produtores em busca da fluidez necessária para as suas práticas. As transformações em curso (re)formam mecanismos de distribuição de produtos agrícolas de forma transescalar e, portanto, (re)produzem dinâmicas exógenas em horizontalidades historicamente construídas. As forças em jogo alimentam um contínuo processo de imposição/resistência/consentimento que traduzem intencionalidades na configuração da rede de abastecimento.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro