logotipo ence

 

Recomendações.
Tardes Culturais.
v_SEMIC.
Seloge.
Processo Seletivo 2022.
Processo Seletivo 2022.
Livro 20 anos PPG
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
01/10 
start stop bwd fwd

 
 
 
atividades
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
ico rbe.fw
 
 

Seminário ENCE: Metodologias de Análise Quantitativa da Sustentabilidade

 

 

Escola Nacional de Ciências Estatística

Seminário ENCE

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

Metodologias de Análise Quantitativa da Sustentabilidade

Palestrante
Gabriela Fernandez Sanchez - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Dia: 21/07/2014 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima


Resumo:
Atualmente no Brasil, observa-se crescente demanda por encontrar uma definição operativa do conceito ‘desenvolvimento sustentável’, que possibilite sua análise quantitativa mediante indicadores e índices para guiar a elaboração e gestão de políticas públicas. Entretanto, constata-se certo desconhecimento acerca dos ‘marcos metodológicos’ (ou ‘ordenadores’), ferramentas que permitem guiar todo o processo de análise da sustentabilidade, desde as etapas de seleção e desenho de indicadores, até a ponderação e agregação dos mesmos em índices.
Neste sentido, este seminário tem como objetivo apresentar a aplicação empírica do Marco SAFE - Sustainability Assessment of Farming and the Environment Framework (Sauvenier et al., 2006), realizada por Sanchez et al. (2012) para a análise quantitativa da sustentabilidade da agricultura fluminense. O trabalho parte da adaptação do Marco SAFE para a análise de sistemas agrários, proposta por Sánchez-Fernández (2009), e inova ao incorporar a quarta dimensão da sustentabilidade (institucional), ademais das três dimensões clássicas neste tipo de análise (econômica, social e ambiental), conforme sugestão do IBGE (2010), com base nas recomendações do ‘Livro Azul’ da ONU (1996). Esse procedimento contou com a colaboração e validação de um painel composto por 16 especialistas em agricultura fluminense o que permitiu selecionar 20 indicadores de sustentabilidade, derivados de 17 critérios, 8 princípios e 4 dimensões. Os resultados alcançados e seus desdobramentos constituem ferramenta potencialmente útil para guiar as políticas públicas que incidem sobre o setor.

A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro