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Defesa de Tese de Natália Raquel de Souza Pires

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

Defesa de Tese de Doutorado 

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Tese de Doutorado intitulada:"Abordagem para estimação de fatores condicionantes do aprendizado escolar a nível de município via modelos multiníveis bivariados".

 

Aluna: Natália Raquel de Souza Pires

Data: 30 de Junho de 2021 – Quarta-Feira

Horário: 08h00m

Resumo Tese: A pesquisa realizada no âmbito desta tese teve como investigação principal os fatores condicionantes do aprendizado escolar de estudantes de escolas públicas do Brasil. Para tanto, foi realizada análise de indicadores de agendas de desenvolvimento e ajuste de modelo multinível bivariado aos dados públicos da ANRESC - avaliação realizada no âmbito do SAEB. A análise de indicadores mostrou que o aprendizado escolar é, atualmente, o principal problema de política pública educacional no Brasil e foi proposto indicador para acompanhamento específico dos resultados de proficiência dos estudantes nas diferentes etapas do ensino básico, com vistas a acompanhar o desenvolvimento da qualidade da educação no país. Com relação a estimação dos fatores condicionantes do aprendizado, considerando a liberdade política dos 5.570 municípios brasileiros em propor Planos Municipais de Educação, o ajuste de modelo multinível bivariado foi exemplificado para o município de Recife, localizado no estado de Pernambuco. Os resultados do ajuste mostraram que tanto variáveis relacionadas a características das escolas quanto a características de estudantes são fatores condicionantes do aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. Pode-se concluir a partir dos resultados encontrados que o nível socioeconômico das escolas, a escolaridade da mulher responsável e os hábitos de estudo e lazer dos estudantes têm efeito positivo nos resultados de aprendizado, enquanto o acesso tardio à escola, a situação de trabalho precoce e a indicação de reprovação dos estudantes têm efeito negativo. A abordagem utilizada para o município de Recife pode ser facilmente replicada para outros municípios do país a partir dos códigos de programação disponibilizados, sendo útil para elaboração e avaliação de políticas públicas de educação.

Palavras-chave: Modelos multiníveis bivariados; aprendizado; educação; SAEB; políticas públicas.

Banca examinadora:

Dr. Pedro Luis do Nascimento Silva (ENCE/IBGE) - Orientador

Dra. Alinne de Carvalho Veiga (ENCE/IBGE)

Dr. Paulo de Martino Jannuzzi (ENCE/IBGE)

Dr. Tufi Machado Soares (UFJF)

Dra. Alvana Maria Bof (INEP/MEC)

Coordenação de Pós-Graduação

Angelita Alves de Carvalho

 

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro