A Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE é uma Instituição Federal de Ensino Superior que faz parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foi fundada em 06 de março de 1953. A Escola promove atividades de pesquisa e, além de responsável pelas atividades de capacitação e treinamento de servidores do IBGE, atua em três níveis de ensino, oferecendo também cursos avulsos de atualização e extensão.
Entre seus programas de trabalho destacam-se:
As atividades de pesquisa e ensino da ENCE estão a cargo de Mestres e Doutores que compõem o seu corpo docente. Além da orientação normalmente recebida, os alunos também podem receber orientação especial dos docentes através das modalidades de monitoria oferecidas na Escola. A ENCE conta ainda com a singular vinculação ao IBGE, que lhe propicia acesso aos dados e informações levantados pelo Instituto, e o intercâmbio freqüente com os profissionais envolvidos no levantamento desses dados e informações, que nela atuam como docentes e instrutores, colaborando para uma formação teórica sólida mas ancorada na boa prática profissional.
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE torna público, para conhecimento dos interessados, o resultado do Processo Seletivo Interno de Bolsistas para estudos e pesquisa sobre a produção de estatísticas agropecuárias. Para mais informações Clique aqui.
Laira Zopellaro Machado Miranda Ferreira e Mateus de Morais Gomes, estudantes do bacharelado em Estatística da ENCE, pubicam artigo no blog UNSDG Learn que explora uma abordagem inovadora para o ensino dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Leia mais...intitulada:“ANÁLISE DAS POLÍTICAS PUBLICAS DE SEGURANÇA HÍDRICA NO ESTADO DO CEARÁ ATRAVÉS DE INDICADORES”no dia 17 de dezembro de 2024, às 20h, por videoconferência.
Leia mais...intitulada:"GEOGRAFIA COMUNITÁRIA NO MAPEAMENTO DO CALOR URBANO: A IMPORTÂNCIA DE UM MONITORAMENTO PARTICIPATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANEJAMENTO URBANO INSURGENTE" no dia 12 de dezembro de 2024, às 09h, na Sala 306 (Auditório) e também por videoconferência.
Leia mais...